Fandom

Protopia Wiki

Táticas e auto-defesa para o ativista moderno

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.


"Forçarei meu corpo a ser minha arma e também minha direção." - The Stranglers


Introdução

Protest.jpeg
A tecnologia mudou a forma do prostesto de rua. Em séculos passados,uma massa de pessoas desejando expressarem-se só podiam serem silenciadas através de fuzilamento. Mas com o advento das tropas de choque, gás lacrimôgenio e projetéis "menos" letais têm permitido à ordem dominante calar a voz de ativistas com grande facilidade.

O objetivo deste manual é ajudar a preservar nossa liberdade de expressão e movimento. O objetivo não é encorajar piquetes ou batalhas de rua. Ninguém quer se expor à polícia ou ao exército. Estamos nas ruas para sermos vistos e ouvidos,mas cada vez mais isso é dificultado devidos às prisões e abusos das forças policiais, prontas para calar nossas vozes de um modo geral.

Um benefício de nossa sociedade moderna e consumista é que isso nos permite nos proteger de tais forças. Temos o material e os meios para defender nossos protestos e manter a polícia à distância. Nosso método é a auto-defesa. Marchamos com uma missão e aqueles no poder ordenam a outros que nos detenham. Temos o direito de defender nossos corpos tanto quanto nossa mensagem.

Roman.jpeg

Um relevo romano que descreve uma formação de defesa.

Este livreto foi escrito para ajudar a preservar a liberdade de ir e vir e de se reunir. Muito desse livreto foi fortemente inspirado no movimento dos Macacões Brancos na Europa.

Nós temos uma longa história de mudanças efetivas através de poderosas demonstrações. Devemos nossos agradecimentos à eles e esperamos que nas Américas possamos achar também tal força em nossas vozes.

Parte 1 Variedades de escudos e construções

O tipo de escudo que você irá usar depende de fatores cruciais, como: rapidez na construção,capacidade de dissimulação, a ação que vocẽ vai estar envolvido, e os materiais que você tem à mão.

Selecionando um tipo de escudo

Como pessoas que executam a auto-defesa presumivelmente sem o uso de uma arma, há uma larga disposição de opções em táticas de defesa. para nossos propósitos, estamos interessados em formar uma barreira de escudos provendo liberdade de movimento e defesa. Isso significa que você pode escolher entre usar um escudo com o método tradicional de uma mão livre, ou utilizar as duas. Enquanto o método de mão única significa mais vulnerabilidade, o método com as duas dá mais força em defender-se e livrar-se do agressor. Como um ativista num protesto geralmente está desarmado, o método de defesa das duas mãos, deve ser considerado uma forte escolha e decisivo para o núcleo de qualquer barreira de escudos. O método de ambos será descrito abaixo.

O outro assunto é o modelo do escudo. Enquanto muito disso é baseado nos custos e materiais disponíveis, existem outros fatores para se manter em mente.

Transporte:

Se a sua ação requer cruzar uma fronteira policial, traga pelo menos o dobro de materiais. Uma grande caixa de papelão (preenchida com livros, talvez) no banco de trás, ou poucos remos para o seu rafting serão fáceis de passar pelas autoridades.

Dissimulação:

Levar os escudos de onde você está para o centro da ação pode ser um problema. Escudos maiores são difíceis de esconder. A vantagem de escudos infláveis são que eles podem ser montados bem rápido enquanto se está no centro da ação.

Movimento:

Se você está esperando ter que correr e teme que não será o suficiente o número de membros presentes numa barreira para prover proteção durante a caminhada, os escudos maiores podem ter o incoveniente de serem difíceis de manusear numa situação dessas. Enquanto estiver em posição seus joelhos podem atingir o fundo do escudo e de qualquer maneira é melhor que este seja espesso.

Tipo de ação:

Esperançosamente você terá uma intuição sobre que tipo de ação direta esteja sendo planejada e também os meios que a policía usará para ir contra isso. Escudos maiores são melhores para proteger contra armas que utilizam projéteis, enquanto os menores são mais eficazes para proteger contra cacetetes. Nunca subestime o que a policía fará, mas se vocẽ sabe que o esquadrão deles não é equipado com balas de borracha, vocẽ pode presumir que haverá um combate corpo-a-corpo. Ainda,se o tipo de ação requer defender um perímetro,escudos maiores são mais eficazes por sua aparência de imponência e solidez.

Formas de escudos e vantagens

Um lembrete: O mais simples,o método faça-você-mesmo pressupõe que os escudos serão feitos mais flexíveis, enquanto, tradicionalmente, todos os escudos são arredondados para melhor defender impactos e cobrir o corpo. Escudos arredondados são considerados mais difíceis de construir com a maioria dos materiais. Também, para nossos propósitos aqui, escudos com cantos resistentes e não arredondados são geralmente mais adaptáveis, então considere afinar a forma de tais escudos.

Escudos circulares:

Round.jpeg

Um escudo circular da era viking.

O mais básico (e o mais simples de construir, com qualquer tipo de bugiganga encontrada no lixo) são os pequenos escudos circulares geralmente medindo de 30 a 50 cm de diâmetro. Este é um escudo comum para a polícia em muitos países europeus. É compacto e fácil de usar provendo proteção para a cabeça e o dorso.

Escudo de torres:

Roman1.jpeg

Escudos romanos.

O escudo curvado horizontal fino é o antigo modelo da formação romana de defesa. É também o modelo de formação que a maior parte dos esquadrões de polícia utiliza. As variações verticais das formações policiais variam de 1,50m a 1,70m de altura, considerando que a antiga formação romana poderia chegar a 1,40m (no minímo, e tenha e mente o quão baixos eles eram à época). No lado maior do escudo o construa de modo que cubra seus pés e seus olhos um pouco, mas que seja fácil levantar a cabeça e visualizar a ação. A vantagem deste é a total proteção do corpo sem precisar mover o escudo em outras direções. Visualmente, é o mais imponente,e provê amplo espaço para uma mensagem ser escrita. O ideal é que nenhuma formação fique sem alguns destes, entretanto, é um escudo que é incômodo e difícil para transportar e quase impossível para usar ofensivamente.

Escudos seguros pelos punhos.

Onehand.jpeg

Detalhe do ajuste para o punho.

Antes de tudo, devemos nos certificar que as presilhas para o braço estejam bem fixos. Ajustes simples no centro do escudo sempre irão funcionar mesmo com uma pancada brusca. Mas estes não permitem o controle que pode ser necessário numa situação de confronto. Eles são fáceis de manusear, mas não permitem muita flexibilidade. Então, se você não se importa com a precisão estes são uma boa pedida em diversas situações. Ao construir as presilhas para os punhos, leve em consideração o tipo de material que irá usar. Talvez você precise perfurar, ou talvez grampear seja o suficiente. Isso irá depender se você usar uma corda ou pedaço de couro ou uma presilha de metal, que você pode conseguir em algumas lojas de ferramentas.

Escudos que podem ser segurados com uma mão

Estes são os tradicionais escudos funcionais com uma tira ou presilha que você passa pelo seu punho até o cotovelo, e uma outra presilha deve estar bem onde sua mão vai estar, para dar maior estabilidade e segurança. o ângulo desta presilha é de 45 graus, mas se você está construindo um escudo circular isso não importa muito. Disponha a presilha relativamente próximo ao canto superior. Para melhor determinar a posição, segure o escudo com seu braço protegendo seu peito em uma posição que te seja confortável. O topo do escudo deve estar um pouco mais alto. A posição horizontal é dependente da largura do escudo, mas lembre-se que o canto onde estiver disposta a presilha se tornará uma extensão de seu braço, então não o deixe no limite.

Escudos para se segurar com duas mãos

Escudos para as duas mãos requerem uma maneira diferente de se utilizar os punhos e fabricar as presilhas. Como os escudos de uma mão são utilizados para defesa contra ataques tanto do lado esquerdo quanto do direito, e para cima e para baixo com o cotovelo, os escudos de duas mãos são mais comumente usados para movê-los para trás e para a frente. Por esse motivo,posicione os dois punhos/presilhas verticalmente perpendiculares ao topo do escudo. A distância entre as duas presilhas verticais deve ser a mesma de seus braços: calcule,experimente,até achar uma maneira confortável de o carregar e manejar. A idéia é permitir a você um movimento perfeito de pulsão, para poder empurrar o agressor.

Com qualquer estilo de presilhas que você utilizar, lembre-se que você irá tanto querer usar luvas, ou ter certeza que suas articulações terão espaço para se mover. Uma vez que o escudo leva a pancada/cacetada suas articulações estarão recebendo o impulso que o golpe causar. Por isso não as mantenha presas, mas também não as mantenha desprotegidas. Folgue as presilhas, mas não as deixe muito soltas!

Parte 2

Utilização dos escudos

Método de uso de mão única (tradicional)

O modo tradicional de utilizar um escudo é usar o braço que você menos tem costume de utilizar. com o ante-braço extendido através do escudo, segurando a presilha com a mão. Entretanto, se o escudo é a única coisa que você estará carregando, você desejará usar o braço dominante (o que você tem mais costume de utilizar). Para propósitos de explicação sobre posição e movimento, presumiremos que você estará utilizando o braço esquerdo. Senão simplesmente reverta as direções.


[Quem quiser ajudar na tradução também, o manual pode ser baixado em: http://zinelibrary.info/files/Bodyhammer.pdf]

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória