Fandom

Protopia Wiki

Sou o que sou

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Share

((carece de revisão))

A Insurreição a Caminho
Comitê Invisível

(Versão em Inglês)

O Primeiro Círculo

"EU SOU O QUE SOU." Este é o marketing final ofertado ao mundo, o estágio final da evolução da propaganda, além, muito além, de todas as exortações para ser diferente, seja você mesmo, e beba Pepsi. Levou décadas de conceitos para chegar lá, à essa pura tautologia, para "Eu = eu." Ele está correndo em uma esteira na frente do espelho em seu ginásio ... Ela está voltando do trabalho, voando abaixo da estrada no seu carro Smart. Será que vão encontrar?

"EU SOU O QUE SOU." Meu corpo pertence a mim. Eu sou eu, você é você, e isso não está caminhando muito bem. Personalização em massa. individualização de todas as condições - da vida, do trabalho, da miséria. Difusão esquizofrénica. Depressão fora de controle. Atomização em finas partículas paranóicas. Histéricos em contato. Quanto mais eu quero ser eu, mais eu sinto um vazio. Quanto mais eu me expresso, mais eu seco. Quanto mais eu corro atrás disso, mais cansado fico. Eu penduro-o, você pendura; nós nos apegamos ao nosso "eu" como uma tediosa e burocrática janela de trabalho. Nós nos tornamos os nossos próprios representantes em um estranho comércio, fiadores de uma personalização que no final se parece muito com uma amputação. Nós nos asseguramos todo o caminho para a falência, com uma falta de jeito mais ou menos disfarçada.

Enquanto eu espero, eu mudo. A busca de uma personalidade; meu blog, meu apartamento, a última idiotice da moda, histórias de casais, ficando burro... todos os tipos de próteses para colocar um "Eu" com "!" E se a "sociedade" não havia se tornado uma definitiva abstração, então ela seria apenas todas essas muletas existenciais oferecidas a mim para me deixar arrastar-me um pouco mais, o conjunto de dependências que eu tenha contratado, pelo preço da minha identidade. A pessoa com deficiência é o modelo do cidadão de amanhã. Não é sem a previsão de que as associações que explorá-los hoje, a procura de um "rendimento de subsistência" para eles.

A determinação para "ser alguém" em todos os lugares mantém o estado patológico que faz esta sociedade ser necessária. A prescrição de que ser forte é produzir a própria fraqueza se mantém a tal ponto que tudo parece ter um aspecto terapêutico, mesmo o trabalho ou o amor. Todas as vezes que perguntamos "como vai?" durante o dia todo - como uma sociedade cheia de doentes, tornando um ao outro terapaeutas. A sociabilidade é agora composta por milhares de pequenos nichos, por mil pequenos refúgios onde você pode entrar para se aquecer. E é sempre melhor lá fora do que no frio. Onde tudo é falso, já que tudo é apenas um pretexto para ficar aquecido. Onde nada pode acontecer, já que estamos todos surdos e muito ocupados tremendo juntos. Esta sociedade em breve só será realizada em conjunto pela simples tensão de todos os átomos sociais esforçando-se em direção à uma cura ilusória. É uma estação de energia que move suas turbinas em um gigantesco reservatório de lágrimas represadas que estão sempre prestes a transbordar.

"EU SOU O QUE SOU." Nunca uma dominação foi encontrada além de um slogan suspeito. A manutenção de um "Eu" que está em um estado permanente de semi-abandono, em um estado crônico de semi-fracasso, é segredo mais bem guardado da ordem atual das coisas. A fraco, deprimido, auto-crítico, o "Eu" virtual, é essencialmente o indefinidamente e adaptável assunto que exige uma produção baseada em inovação, a obsolescência acelerada de novas tecnologias, a agitação constante de normas sociais, e flexibilidade generalizada. Ao mesmo tempo, o consumidor mais exigente, e, paradoxalmente, o "Eu" mais produtivo, vai atirar-se com mais energia e avidez no projeto menor, só para voltar mais tarde para o estado embrionário em que começou.

"O QUE SOU", então? Lavado desde a infância nas ondas: leite, cheiros, histórias, sons, emoções, rimas, substâncias, gestos, idéias, impressões, olhares, músicas e comida. O que sou? Eu estou totalmente ligado aos lugares, aos sofrimentos, aos antepassados, amigos, amores, eventos, linguagens, memórias, todos os tipos de coisas que obviamente não são eu. Tudo que me liga ao mundo, todos os elos que compõem a mim, todas as forças que povoam-me - elas não tecem uma identidade, embora eu seja encorajado a exercer uma, mas uma existência que seja: singular, comum, de vida e do que emerge - em locais, em determinados momentos - ou seja, que dizem "Eu". Nosso sentimento de incoerência é apenas o efeito dessa crença tola na permanência do "Eu", e a preocupação muito ligeira que damos ao que nos faz.

É estonteante ver um Reebok “I AM WHAT I AM” entronizado no topo de um arranha-céu de Xangai. O Ocidente está avançando à todos os lugares, com o seu cavalo de Tróia favorito: o antimônio assassino entre o "Eu" e do mundo, o indivíduo e o grupo, entre o pertence e a liberdade. A liberdade não é o gesto da libertação dos pertences, mas a capacidade prática para operar sobre eles, para mover-se neles, para estabelecer ou cortá-los. A família só existe como uma família, isto é, como o inferno, para aqueles que tenham renunciado ao projeto de alterar seus mecanismos debilitantes, ou não sabem como. A liberdade para rasgar-se fora sempre foi um mero fantasma da liberdade. Nós não iríamos se livrar do que está nos segurando, não perdendo ao mesmo tempo que nossa força poderia continuar a ser exercida.

"EU SOU O QUE SOU", então, não é apenas uma mentira simples, uma simples campanha de publicidade, mas uma campanha militar, um grito de guerra contra tudo o que há entre as pessoas, contra tudo o que circula indistintamente, tudo o que de maneira invisível os amarra juntos, tudo o que coloca um obstáculo no caminho da perfeita desolação, contra tudo o que o torna tão "nós existimos e o mundo não pode parecer como uma grande rodovia em todos os lugares, um parque de diversões ou uma das novas cidades": tédio puro; desapaixonados, mas bem-ordenados; vazios, congelados onde nada se move além dos organismos devidamente registrados, as moléculas automóveis e as mercadorias ideais.

A França não poderia ser a pátria de pilúlas para ansiedade, o paraíso dos anti-depressivos e a Meca da neurose que é, se não fosse simultaneamente a campeã Européia de produtividade horária. Doença, fadiga, depressão, podem ser vistos como os sintomas individuais de uma grande doença que precisa ser curada. Eles contribuem para a manutenção da ordem existente, para minha adaptação dócil às convenções e normas idiotas, meu ajuste às minhas muletas modernizadas. Eles são o fino véu sobre a minha seleção oportuna, conforme inclinações produtivas, e sobre as propensões que estarão em breve de um luto amigável. "Você tem que ser capaz de mudar, você sabe." Mas tomar como fatos meus fracassos também pode me levar ao desmantelamento da hipótese do "Eu." Eles passam então, a fazer parte de atos de resistência na guerra que está acontecendo. Eles tornam-se uma rebelião e um núcleo energético estendido contra tudo que conspira para normalizar-nos, amputar-nos. Não é nosso "Eu" que está em um estado de crise, mas a forma em que buscamos nos impressionar com o mundo. Querem que façamos parte de várias manifestações de um "bem delimitado", um bem separado, (classable) "Eu", capaz de ter suas diferentes qualidades verificadas; - controláveis - quando na verdade somos apenas criaturas entre criaturas, singularidades entre os pares semelhantes, carne viva tecendo a carne do mundo. Contrariamente ao que temos repetido a nós desde a infância, a inteligência não significa saber como se adaptar ... ou se isso é um tipo de inteligência, é a inteligência dos escravos. A nossa não-adaptação, a nossa fadiga, são apenas problemas do ponto de vista do que está tentando subjugar-nos. Eles indicam, pelo contrário, um ponto de partida, um ponto de junção de cumplicidades incomuns. Eles permitem-nos ver uma outra forma mais degradada, mas infinitamente mais comuns paisagens do que todas as paisagens alucinantes que esta sociedade mantém para si mesma.

Não estamos deprimidos, estamos em greve. Para aqueles que se recusam a gerir-se, "depressão" não é um estado, mas uma passagem, um adeus, um passo para o lado em direção a um desfile político. E desde então não há reconciliação possível, além de medicamentos e da polícia. Na verdade, é por isso que esta sociedade não tem medo de impor ritalina tanto à suas crianças muito agitadas quanto à (fixing people) na vida de dependência de longo prazo sobre os produtos farmacêuticos, e afirmam ser capazez de detectar "problemas comportamentais" aos três anos de idade: porque a hipótese do "Eu" está rachando por toda parte.

A Insurreição a Caminho
Diversão é uma necessidade vital Sou o que sou Epílogo (A Insurreição a Caminho)

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória