Fandom

Protopia Wiki

Sobre os Autores

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Share

Espere Resistência
CrimethInc

O Que é Crimidéia?

Para chegar no Crimidéia saindo da estação de metrô, você precisa dar um ousado salto mortal duplo. Ele fica a apenas um mergulho insano do caixa do supermercado e a um mero arremesso de tijolo do banco das testemunhas no tribunal, mas é muito mais difícil de acessá-lo dos cercadinhos que são nossos lares, escolas, locais de trabalho e discotecas ― você praticamente tem que ser a Joana D'Arc com o cabelo em chamas.

Crimidéia é o éter com o qual os burgueses são postos para dormir, com sorte eles sonham. Pessoas amargas, sonhos doces. Crimidéia não pode ser capturado pelas câmeras fotográficas dos jornalistas. Crimidéia é o slogan daqueles que morrem de pé ao invés de viver de joelhos, mas é mais provável de ser encontrado no meio do caminho ― como talvez, com você. Crimidéia lhe diz: Eu coloquei um feitiço em você, porque você é meu.**

Crimidéia é o arbusto em chamas no deserto da sociedade industrial, que ainda pode ser encontrado entre as coxas dos mais impiedosamente livres e belos. Crimidéia é a vingança por aquela maldita bandeira que eles colocaram na lua.*

Crimidéia é a pátria dos sem-teto, do Übermensch e dos inferiores. Crimidéia não é um modo de dizer, mas de agir; ele só assume a forma de discurso quando falar é agir. Crimidéia explica tudo no mundo, caso a caso, parando logo antes do abismo da abstração ― um processo que ainda não está bem finalizado, é claro. Crimidéia lhe diz: "Eu pus um feitiço em você, porque você é meu.**"

Militantes e amantes, é bom que vocês invistam em crimidéia! *** Pois o mercado gerencia os gerentes, a hierarquia manda nos chefes, o capitalismo é o dono dos proprietários, mas aqueles que têm suas próprias crimidéias são realmente livres e selvagens.

  • - Muito esperto da parte de vocês, burocratas ― finalmente uma bandeira que nós não podemos queimar.
    • - N. do T. ― do original "I put a spell on you, because you're mine" da canção do grupo estadunidense Creedence Cleerwater Revival.
      • - Invista em Crimidéia! Crimidéia é a única poupança que ainda pagará juros depois da queda do capitalismo global. As ações da crimidéia vão às alturas junto com os batimentos cardíacos e tijolos arremessados ― mesmo e especialmente quando a bolsa de ações quebra. Crimidéias vão te dar o tipo de fortuna que favorece os corajosos ― nós lhe desafiamos a encontrar uma proposta melhor. A riqueza criada pelas crimidéias aumenta de acordo com as leis da divisão celular. A crimidéia funciona no modelo da abundância ― quanto mais você lucra com seu investimento, mais ele aumenta em valor! Quando o crepúsculo dos antigos deuses chegar, você ficará feliz por ter trocado de moeda antes que fosse tarde demais.

O que é CrimidéiaS.A.?

É preciso ser muito ousado para usar suas próprias crimidéias contra si mesmo. Crimidéia não é a CrimidéiaS.A.; ela é sim o espírito lúdico de destruição que ― esperamos ― salve a CrimidéiaS.A. de si mesma.

A CrimidéiaS.A. levanta contradições da mesma forma que os outros levantam cercas: para se proteger da ideologia, do atrofiamento. CrimidéiaS.A. é um segredo ― e ainda assim faz um chamado por revolta que será ouvido em todos os cantos dos Territórios Ocupados assim que você terminar de ler esta frase.*

Escute o silêncio com atenção, e você ouvirá trovoadas lá dentro.

CrimidéiaS.A. é a intuição da moda de uma nova rebelião juvenil que vai muito além da juventude e da rebelião. CrimidéiaS.A. é uma organização sem profetas que não visa lucros. CrimidéiaS.A. é linda: é feia, quando a beleza está dividida em desfiles e tudo que é bonito foi patenteado, é uma investida no desconhecido para buscar novos veios de alegria antes que todos sufoquemos como fermento em nosso próprio excremento.

CrimidéiaS.A. é a cura para os cânceres com os quais eles se propõem a curar o câncer. CrimidéiaS.A. faz uma varredura pelas ruas com fogo e faixas e entra furtivamente na sala de aula na forma de xerox e sussurros. CrimidéiaS.A. pilota o navio sem leme que é o movimento do movimento, codificado nos caminhos daqueles que trocam servidão por vagabundagem; CrimidéiaS.A. esmaga o turismo e todas as outras fórmulas desprezíveis para se correr sem sair do lugar.

CrimidéiaS.A. é o Ùltimo Afrouxamento: é a aqui sob as ordens dos desordenados, para que nada fique em ordem, ou sirva ordens, de novo. Oh, você, rebelde sem causa, CrimidéiaS.A. é o seu bilhete para sair daqui pelo qual você tanto esperou - se você estiver a fim de usá-lo, pois CrimidéiaS.A. é o que você mesmo faz, nada além disso.

CrimidéiaS.A. está sempre atuando sempre que trabalhadores sonham acordados, sempre que um banco estiver sendo roubado, em aviões que passam sobre o litoral brasileiro ao nascer do sol. Ela mantém horários de trabalho em prédios sitiados pela tropa de choque ocupados por rapazes e moças que escaparam dos seus condomínios para se apaixonarem. Pegue o último trem da noite de La Plata para Buenos Aires, e se as portas estiverem abertas, para que você possa sentar-se nos degraus do vagão escutando os jovens passageiros batucarem um samba nos assentos e cantando e juntos atrás de você enquanto a noite argentina passa pela janela, você se dá conta de que têm uma carta ou um livro que você precisa escrever ― e naquele momento, você terá chegado em um posto avançado.

CrimidéiaS.A. está presente em sempre que algo ou alguém esteja em chamas. O campo de operações da CrimidéiaS.A. se extende onde quer que existam crimidéias, e mais:

ele acelera através das águas do Ártico no despertar de cometas caídos e engolidos pelo frio,

em cidades russas cercadas por vastos rios no final do inverno ― os estalos do gelo se derretendo ecoando na noite,

chegando no pólos magnéticos** onde as bússolas giram, e seguindo em frente

no fundo do oceano onde jazem os cadáveres macios das baleias.

  • - Você não acredita na gente? Você ouviu, não ouviu?

    • - É importante ressaltar que os pólos magnéticos não são fixos ― eles se movem sobre a superfície da terra. Ou seja, na verdade, é exatamente o tipo de viagem apoiada e empreendida pelos agentes da CrimidéiaS.A.: invisível, detectáveis somente pelos efeitos registrados a milhares de quilômetros de distância, mas de importância global...

Conluindo

Obviamente, senhores, se vocês temem pela moralidade de suas esposas, pela educação de suas crianças, pela tranqüilidade de seus investidores, pela submissão de suas amantes e animais de estimação, pela solidez de suas poltronas, prisões privatizadas e granjas industriais, pela modo através do qual os seus bordéis são licenciados e pela segurança do Estado... então vocês estão certos. Mas o que vocês podem fazer?

Vocês estão podres, e o fogo foi aceso.

Mas e vocês que querem ser revolucionários, radicais casados com uma licença sem limites, moças e rapazes que amam sem dar folga, nós lhe pedimos:

Mais rigor na sua imprudência! Mais ambição no seu hedonismo!*

Quando você é jovem e parece que você é invencível, é porque você o é. De agora em diante, ninguém jamais morrerá.

  • - ...e vice-versa.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória