Fandom

Protopia Wiki

Severino Di Giovanni

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Severino Di Giovanni é uma lenda nos países platinos. Um rebelde herói que na época em que o mundo estava sendo tomado por uniformes fascistas se ergueu contra estados nacionais e declarou guerra contra governos militarizados. Autodidata, ainda na Itália foi professor sem titulação e tipógrafo, lá também teve contato com os ideais libertários nos escritos de Bakunin, Malatesta, Proudhon, Kropotkin entre outros. Viveu na cidade de São Paulo, mas se estabeleceu de vez na Argentina onde o movimento anarquista se mostrava ainda mais vigoroso. Chegou a Buenos Aires na última grande onda de imigrantes italianos, em sua maioria gente muito pobre e analfabeta. A eles dirigiria Severino a maior parte de sua propaganda política e escritos, principalmente através de seu jornal mais célebre Culmine, que escrevia durante as noites, uma vez que no período diurno trabalhava como tipógrafo e operário. Vale a pena conhecer sua vida e seus escritos, pois o tempo em que viveu Di Giovanni ecoa ainda nos dias em que vivemos.

EscritosEditar

Textos sobre o autorEditar

Ligações externasEditar

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória