FANDOM

Encontros Protópicos

(dezembro de 2009)

Neste mês um acampamento autonomista se formou em uma área verde fora de um grande centro urbano brasileiro. Em meio ao mato, e num clima de mutirão festivo, foram testadas técnicas de construção como o Earthship e a Permacultura. A meta inicial desta ação foi começar a construção de um alojamento e espaço de vivência, e um banheiro seco para serem utilizados pelos construtores das outras edificações a serem erguidas posteriormente na área.

A iniciativa foi levada a diante por um grupo de mais ou menos vinte pessoas, uma parte dela permaneceu por dois dias trabalhando no local, a outra passou por lá apenas no segundo dia. Com eles levaram pneus, garrafas de vidro e plástico, lonas, madeiras, ferramentas comidas e mudas de plantas. A área em questão vem sendo já utilizada como espaço de encontro, laboratório de construção e convivialidade por um grupo cada vez maior de interessados em participar de uma experiência de comunalismo autonomista, geralmente com base na crítica à sociedade capitalista e o desastre socioambiental que ela vem gestando.

Oficina protopica02
Iniciamos a construção de uma parede de pneus e erguemos algumas colunas que servirão de sustentação para o teto logo após serem demarcados os espaços dos prédios a serem construídos. A confusão de pessoas e ferramentas, esbarrões e tropicadas serviu para divertir os presentes e lembrar a máxima da física de que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo.

No local também foi realizado um almoço coletivo no qual foram discutidos os planos para a efetivação do projeto e sua finalidade: mostrar na prática como um modo de vida anárquico é algo não só possível, mas também subversivo na medida em que é pensado nos termos de propaganda pela ação.

Este não foi o primeiro, nem será o último encontro protópico, outros ocorreram antes deles, e novos encontros virão. Este é o primeiro encontro deste tipo sobre o qual algo foi escrito, esperamos que mais pessoas que colaboram para o Wiki se animem também a tomar parte nesta iniciativa.

Também no FANDOM

Wiki aleatória