Fandom

Protopia Wiki

Relato de AltDelCtrl sobre pneus e paredes

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Encontros Protópicos

(dezembro de 2009)

Neste mês um acampamento autonomista se formou em uma área verde fora de um grande centro urbano brasileiro. Em meio ao mato, e num clima de mutirão festivo, foram testadas técnicas de construção como o Earthship e a Permacultura. A meta inicial desta ação foi começar a construção de um alojamento e espaço de vivência, e um banheiro seco para serem utilizados pelos construtores das outras edificações a serem erguidas posteriormente na área.

A iniciativa foi levada a diante por um grupo de mais ou menos vinte pessoas, uma parte dela permaneceu por dois dias trabalhando no local, a outra passou por lá apenas no segundo dia. Com eles levaram pneus, garrafas de vidro e plástico, lonas, madeiras, ferramentas comidas e mudas de plantas. A área em questão vem sendo já utilizada como espaço de encontro, laboratório de construção e convivialidade por um grupo cada vez maior de interessados em participar de uma experiência de comunalismo autonomista, geralmente com base na crítica à sociedade capitalista e o desastre socioambiental que ela vem gestando.

Oficina protopica02.jpg
Iniciamos a construção de uma parede de pneus e erguemos algumas colunas que servirão de sustentação para o teto logo após serem demarcados os espaços dos prédios a serem construídos. A confusão de pessoas e ferramentas, esbarrões e tropicadas serviu para divertir os presentes e lembrar a máxima da física de que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo.

No local também foi realizado um almoço coletivo no qual foram discutidos os planos para a efetivação do projeto e sua finalidade: mostrar na prática como um modo de vida anárquico é algo não só possível, mas também subversivo na medida em que é pensado nos termos de propaganda pela ação.

Este não foi o primeiro, nem será o último encontro protópico, outros ocorreram antes deles, e novos encontros virão. Este é o primeiro encontro deste tipo sobre o qual algo foi escrito, esperamos que mais pessoas que colaboram para o Wiki se animem também a tomar parte nesta iniciativa.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória