Fandom

Protopia Wiki

Quais são as vertentes anarquistas

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Apesar de todas as vertentes do anarquismo fazerem oposição à formas autoritárias, existem variações sobre questões significativas, não só em torno da ideia de autoridade e suas manifestações, mas também com relação às estratégias, prioridades e estéticas, em resumo, ao caminho a ser seguido.

Apesar de estarem de acordo sobre a periculosidade do autoritarismo quando o formato assumido por ele é o estado, diferentes grupos discordam sobre o caráter da propriedade e da organização em torno dos meios de produção de bens e serviços, bem como sobre o entendimento em relação às ideias de organização, ciência, razão, coletivo, indivíduo e propriedade.

Ainda que grupos plataformistas e especifistas busquem constituir organizações com base na unidade. Esta falta de unidade não é considerada propriamente um problema da perspectiva de muitos destes grupos, pois reflete a diversidade de um movimento que não nunca se pretendeu homogêneo. Há anarquistas que consideram que esta homogeneidade só poderia se efetivar através da autoridade ou da desconsideração das diferenças em torno de questões importantes que muitas vezes estão baseadas não em fatos, mas em pré-concepções.

Vejamos então algumas das vertentes anarquistas e suas principais diferenças:

O Anarquismo filosófico é a mais antiga corrente anarquista da modernidade, seu fundador William Goodwin formulou as primeiras teorias em torno da política e da economia no anarquismo. O anarquismo filosófico foi, em grande medida, mais um precedente do anarco-individualismo do que do anarco-comunismo, uma vez que defendeu a soberania do indivíduo frente a existência de um estado mínimo temporário considerado um "mal necessário". Estes indivíduos, portanto, não teriam uma obrigação moral de obedecer o estado quando seus ditames entrassem em conflito ou colocasse em risco sua autonomia individual.

Na política e na economia o anarquismo filosófico sugeriu a necessidade dos indivíduos atuarem de acordo com seus próprios julgamentos e permitir a todos os outros indivíduos a mesma liberdade.

Por outro lado Goodwin se opôs ao levante enquanto meio de libertação dos indivíduos, se afastando das diversas correntes insurreicionistas e revolucionárias que surgiram depois ao apostar no "estado mínimo" como um "mal necessário" para esta transformação.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória