Fandom

Protopia Wiki

Protopia:Anonimato e Segurança

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão2 Compartilhar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Protopia

Pode não parecer, mas há um mundo de governos e capitalistas lá fora que adorariam ver um ou outro libertário em maus lençóis para servir de "exemplo" para as crianças. "Isso é o que acontecerá com vocês caso não nos obedeçam como devem!" Para além destes bodes espiatórios da atualidade as piores ameaças certamente podem estar não na atualidade, mas no amanhã, se pensarmos que o que fazemos hoje na internet mas também fora dela deixa uma série de registros pemanentes pelos quais poderemos ser julgados amanhã ou daqui dez anos, sabe-se lá com base em que tipo de (in)justiça. Por isso é importante ficar de olho no Olho do Futuro.

De olho no Olho do FuturoEditar

Phidippus audax Jumping Spider.jpg

Existem muitos motivos para nos preocuparmos em não sermos rastreáveis hoje, na internet, por exemplo. Com a atual capacidade tecnológica é possível que empresas e governos tenham em seu poder backups de TODO o conteúdo que existe na grande rede mundial de computadores - números de IP refazem rotas de usuários, páginas e blogs os vinculam com suas idéias, trocas de mensagens podem incriminá-los - tudo isso em gigantescos Hard-disks esperando para serem abertos, (como um presente de natal) pelo próximo governo totalitário, nossa eterna distopia repugnante (botas marchando sobre o rosto da humanidade diria Orwell). Quando acontecer é muito provável que esses totalitários do futuro busquem informações para perseguir e incriminar seus inimigos no passado e nos inúmeros registros na internet. Eles poderão saber, por exemplo, daqui a vinte anos que você neste dia você acessou esta página e leu este texto subversivo no protopia e talvez naquele tempo futuro isso seja considerado motivo suficiente para ser perseguido. Se não nos tornarmos invisíveis agora, você e eu, e aquele debilóide que se diz anarquista no Orkut (Google Corp), é quase certo que teremos grandes problemas.


A soluçãoEditar

Nossa única solução é a criptografia. Criptografia (em grego kryptós, "escondido", mais gráphein, "escrita") é uma técnica muito comum e antiga empregada em conspirações e guerras. Trata-se da pesquisa de princípios e técnicas (mais recentemente de tecnologias) através das quais unidades de informação podem ser convertidas em dados ilegíveis que só podem ser acessados novamente como informação legível por pessoas que possuam domínio da técnica ou chave para a desencriptação.


O Cripto-anarquismoEditar

Criptoanarchist.png

Existem mesmo grupos de ativistas anarquistas que lutam pelo desenvolvimento dessas tecnologias e fazem frente a tentativas de controle por governos e empresas na época atual. Estes são chamados, cripto-anarquistas. Info-guerreiros que garantem, por exemplo, que os iranianos furem a barreira imposta por seu governo autoritário e denunciem as mortes de dissidentes e manifestações através de blogs na rede. São essas pessoas que hoje disponibilizam muito de seu tempo, imaginação e conhecimento para criar ferramentas que garantam que até uma vovozinha de 80 anos seja capaz de, com alguns cliques, ser irrastreável em suas ações e passeios.

Como?!

Através de programas como o Torpark, o Foxyproxy e outros que conectam usuários a redes de proxy seguras, redes de máscaras sobre máscaras que permitem a qualquer um passar incólume por diversos mecanismos de vigilância e controle.

A bola da vez: Pacote TorEditar

V for Vendetta.jpg

Pois bem, dito tudo isso, resta saber qual é o conjunto de programas atualmente mais indicado por nossos heróis libertários do anonimato, para a nossa segurança. Em poucas palavras, esse programa é o Tor. Tor é bem conhecido e respeitado como sendo o melhor e mais eficiente serviço de anonimato via proxy existente. O Onion Routing garante ao usuário tornar-se quase que completamente irrastreável.

Fato é que nossos rapazes desconhecidos pegaram o tor que foi originalmente desenvolvido pela Marinha Estadunidense, e criaram uma série de outros programas colocando-os em um pacote capaz de arrebentar a boca do balão do controle estatal/capital esteja onde estiver. Fácil de utilizar e acessível, agora até um chimpanzee não tem mais desculpa para se proteger na internet. É este pacote que está disponibilizado no link abaixo.


Como burlar a censuraEditar

Se você não consegue acessar alguns conteúdos, se por exemplo está vetada para você a possibilidade de baixar arquivos em torrent é porque você está sendo vítima de censura. Geralmente a censura se dá através de filtros e firewalls que impedem o acesso das pessoas a determinados conteúdos pré-selecionados. Paises como a China e o Irã possuem filtros de conteúdo para todos os seus habitantes. Mas não há controle do qual não haja forma de escape. Através de um pequeno programa milhares de pessoas na China burlam as barreiras informacionais imposta por seu governo comuno-capitalista e conseguem acessar a internet livremente. Esse programa se chama Freegate, e seu link encontra-se abaixo



Ver tambémEditar

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória