Fandom

Protopia Wiki

Prefácio: O que é 'CrimethInc'?

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Share

Dias de Guerra, Noites de Amor
CrimethInc
(Original em Inglês)

Atualmente, tudo que não possa ser comprado, vendido ou falsificado é CrimethInc.

Um fantasma ronda o mundo: o fantasma do CrimethInc, e o fronte subterrâneo que o ostenta. Em todos banheiros de empresas, em cada esquina, sob cada telhado, dos guetos aos bairros nobres, você pode ouvir cochichos: "O que é CrimethInc? Quem são eles? O que eles querem?"

Se não se pode dar as respostas, pode-se ao menos dar uma idéia aproximada. CrimethInc é importante pelo que não é: não é uma organização com sócios. Não é uma vanguarda elitista que se propõe a liderar as massas das trevas à salvação ― a experiência mostrou milhares de vezes que esse tipo de organização são as forças sociais que criam as massas. Também não é um Movimento: pois esse tipo de coisa só existe como parte da história, e por isso está sujeito às suas leis ― gestação, ascensão, declínio. Enquanto crimidéia é uma força que existe sob as correntes da história, fora da cadeia de eventos, CrimethInc são os primeiros sinais de uma revolta que tirará a todos nós para fora desta história.

CrimethInc é invencível pois não possui um centro, é como uma ameba, é invisível. Quem é CrimethInc? Pode ser qualquer um ― a mulher no ônibus sentada ao seu lado pode ser um de nós. Talvez um núcleo autônomo do CrimithInc está agindo na sua própria cidade enquanto você lê isto; talvez você forme um quando terminar de ler. Porque CrimethInc é a expressão das vontades que estão em todos corações, pode ser apenas os três mochileiros num albergue italiano hoje à noite e duzentas mil células independentes em plena insurreição no mês que vem.

E quanto ao que queremos ― você teria que perguntar a cada um de nós, um a um, e tomara que você não acredite em tudo que lhe disserem quando responderem a essa questão.

Dizia-se que um dos nossos antecedentes, um grupo de ex-artistas e teóricos do anos sessenta, era único pois representava uma opinião ao invés de uma ideologia ("não uma posição, mas uma proposta"). Seria tentador dizer que CrimethInc melhora o método deles por ter como base um desejo compartilhado, ao invés de uma crítica em comum; mas também não é bem assim. CrimethInc é uma rede de desejos, todos únicos para as pessoas que os possuem; o que separa CrimethInc do resto é que ele é um meio de unir estes desejos, de criar relações mutuamente benéficas entre pessoas com necessidades diferentes. É por isto que temos burocratas e empreendedores, cuja própria existência depende do nosso isolamento e da nossa frustração. E é assim que nós nos tornamos aqueles que dão os primeiros tiros na Terceira e Última Guerra Mundial, a guerra que há de ser travada pela libertação total.

O que é CrimethInc?

Crimidéia é o mercado negro no qual planos brilhantes e grande desapego são cambiados por vida.

Tenha suas próprias crimidéias!

Como Ler e Utilizar Este Livro.

É necessário dizer que este livro não foi projetado para ser lido como um livro "normal". Ao invés de o ler de capa a capa, emitindo gestos de desaprovação ou aprovação de vez em quando (ou até mesmo decidindo "comprar" nossas idéias, como um consumidor passivo de modismos), para depois colocá-lo na prateleira como mais um pertence inerte, esperamos que você use este livro como uma ferramenta para a liberdade ― não apenas para pensar sobre o mundo, mas também para mudá-lo.

Este livro é composto de idéias e imagens que roubamos, distorcemos e adequamos ao nossos próprios propósitos sem o menor remorso, e esperamos que você faça exatamente a mesma coisa com ele e todos os seus conteúdos. Não há nem mesmo a necessidade de lê-lo como um todo se isso não lhe agrada; mesmo porque pode ser muito repetitivo para a paciência de muitos. Mas por favor, use estas imagens para cartazes, aproprie-se de suas frases para seus próprios escritos, reinterprete idéias e alegue que você que as inventou, entregue os artigos como trabalhos para a sua aula de sociologia ― se você precisa mesmo entregar outro trabalho!

Quanto ao conteúdo propriamente dito: nós nos permitimos na maior parte do tempo a tecer críticas em relação à ordem estabelecida, porque confiamos em você para fazer o que é preciso ser feito. Você saberá o que destruir, o que construir e o que manter nesta busca criminosa pela liberdade. Lembre-se você é o principal responsável pela sua própria prisão ou libertação!

No nosso próximo livro, daremos umas sugestões mais detalhadas, como receitas de bolos e bombas, compartilharemos algumas de nossas experiências sondando as alternativas às estruturas e forças que nos contrapomos neste. Não se mixe e lembre-se: O impulso destrutivo é também criativo... e feliz quebra-quebra!

-Nadia C.

Dias de Guerra, Noites de Amor
Prefácio: O que é 'CrimethInc'? Palavras iniciais

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória