Fandom

Protopia Wiki

Pegando Carona

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Receitas Para o Desastre
CrimethInc


Perguntar a um caroneiro experiente como pegar carona é como perguntar a uma senhora de 110 anos de idade como viver tanto. Ela dirá algo do tipo, "Eu bebia um quinto de garrafa de gim todo dia desde que eu tinha dez anos!" Outras pessoas com 110 anos de idade irão jurar de pés juntos que foi graças à companhia dos gatos. E isso é o mais próximo que você irá chegar do segredo da longevidade e de pegar carona com estranhos: têm muita mágica e sorte envolvidas, e portanto, muita superstição. O que funciona para mim pode deixar você, com o dedão em pé, congelar até a morte no acostamento. Mesmo assim, aqui estão algumas dicas; a parte da magia, da sorte e da superstição cabem a você.


IngredientesEditar

  • Estrada
  • Polegar
  • Um dos 6 milhões de carros que estão rodando por aí com bancos vazios neste exato momento
  • Um mapa
  • Pincel atômico e papelão para desenhar placas
  • Ferramentas para auto-defesa ― faca, spray de pimenta, cigarro aceso, etc.


InstruçõesEditar

Encontre Um Bom LocalEditar

É importante estar visível, tanto para evitar ser atropelado quanto para ser visto. Você quer dar a pessoa que está dirigindo o máximo de tempo possível para decidir se ela quer ou não levar você; uma centena de metros de visibilidade total só fornece alguns segundos aos olhos de um motorista em movimento. Você também quer estar em um local onde um motorista possa encostar o seu carro facilmente e com segurança.


Se você puder, fique em algum lugar onde os motoristas que pararam em um sinal vermelho possam lhe ver bem.


Se você está em uma cidade vá para o lado dela no qual fica o seu destino. Se você quer ir para leste, vá para a zona leste da cidade. Quanto mais para o lado do seu destino você está mais provável é que você irá encontrar pessoas que estão indo longe, não apenas para outra parte da cidade. Se você está preso em uma cidade às vezes você pode pegar um ônibus local para ir para perto da estrada. Deixe o motorista do ônibus saber o que você procura e você provavelmente conseguirá bons conselhos. Escolha um local com muito tráfego do tipo que você acha que pode parar para você.


Estenda Seu Braço e Aponte Seu Dedão Para o CéuEditar

Ao lado da estrada, você está face a face com todo preconceito social imaginável, e com toda exceção também. Como você quer jogar com isso é você que escolhe, mas lembre-se que a sua aparência, toda a sua apresentação, é a única coisa que os motoristas têm para basear suas decisões. Além disso, na maioria dos casos o motorista terá menos de cinco segundos entre ver você e a sua última oportunidade de pisar no freio. Provavelmente é uma boa idéia ser a versão mais certinha de si mesmo que você conseguir, para aumentar a quantidade de caronas em potencial.


Contato visual é uma parte importante da sua apresentação. O olhos dizem muito. Olhe para os motoristas mesmo quando você não consegue ver quem está dirigindo o carro; eles provavelmente podem lhe ver. A energia que você comunica na sua expressão, a sua postura e a sua atitude são cruciais, muito mais importantes que a sua aparência física. Você deve radiar uma auto-confiança amigável e não-ameaçadora; isso não apenas o identificará como um companheiro de viagem seguro e amigável, também diminuirá as chances de que motoristas predatórios, se houver algum, lhe identificarem como uma presa promissora.


Relaxe. A minha experiência pessoal é que você não consegue uma carona até que você tenha esperado tempo suficiente para se acomodar e deixar de ficar ansioso. Se eu já fiquei de pé tempo suficiente para chegar no estágio do eu-odeio-todo-mundo, então eu tenho que chegar no estágio do rindo-sozinho para conseguir uma carona.


Use uma placa. Isto o identifica como um caroneiro prático e experiente, além de explicitar as suas necessidades. Para viagens longas, leve uma caneta de ponta grossa para fazer novas placas. Os carros passam rápido, então faça uma placa grande, até mesmo comicamente grande. As pessoas também estarão fazendo uma análise amadora da sua caligrafia, então não use aquela letra bacana de hospício que você aprendeu no ensino médio: use letras gordas, escreva claramente, e soletre corretamente. A sua placa deve dizer o nome de uma cidade bem conhecida. Se você está indo para uma cidade pequena, escolha uma cidade próxima. Se você vai cruzar o país, escolha uma cidade grande a meio dia de viagem. Se necessário for, você pode explicar para o motorista mais tarde. Se o seu destino for simplesmente "longe", coloque algo interessante na sua placa: "aventura", "exterior", "2013 d.C.".


Sempre use o seu dedão ― é o sinal internacional para "preciso de uma carona". Mesmo que você tenha uma placa, mesmo que você tenha uma placa de oitro metros de altura com luzes piscantes, estenda o seu dedão. O dedão mostra iniciativa. Através da história, o gesto com o dedão para cima tem sido usado para expressar "sim", "a vida é boa" e "deixe o coitado viver", todos estes sentimentos que você quer compartilhar com o seu motorista.


Tome uma DecisãoEditar

Dezenas, centenas, talvez milhares de pessoas dirigindo seus carros passaram reto por você, sumariamente rejeitando você e a sua causa, então quando alguém finalmente encosta você estará inclinado a ser rápido e gracioso ao entrar no carro. Vá um pouco mais devagar ― este é um momento crucial na sua jornada. Pergunte a si mesmo: o motorista está bêbado? Por que esta pessoa está me oferecendo carona? Quantas pessoas estão no carro? Eu me sinto seguro? Pergunte ao motorista: "Aonde você vai?" É uma pergunta razoável. A resposta lhe dirá se a carona será útil. Também lhe dirá alguma coisa sobre o motorista e lhe dará um momento para tomar a sua decisão. Um motorista gentil não se incomodará com um pequeno atraso. Se você não se sentir seguro, ou se não for uma boa carona, não tenha medo de recusar. É desconfortável, mas, ao contrário de uma carona ruim, termina num segundo. Você pode sempre explicar ao motorista que ele não está indo longe o suficiente ou perto o suficiente do seu destino. Quando você entrar, mantenha sua bolsa ao seu alcance, definitivamente não a coloque no porta-malas.


A CaronaEditar

Você está viajando pela estrada, cheio daquele sentimento de confiança e de tarefa cumprida que acompanha triunfos como pegar caronas ou resgatas coisas do lixo. A gente nunca se cansa disso! E agora o que?


Você tem um trabalho a fazer. Você se juntou ao sindicato secreto dos trabalhadores atenciosos: barmans, psicólogos, garçons e outras pessoas cujo trabalho é ouvir.


Converse com os seus motoristas. O mais provável é que eles tenham lhe dado carona para isto, e você tem a obrigação de deixar uma boa impressão em nome de todos os caroneiros. Entretanto, não é uma questão só de dever. Pegar carona é uma das melhores maneiras de aprender as perspectivas de uma vasta gama de seres humanos; também é uma forma confiável de descobrir as pessoas mais interessantes e generosas da estrada ― não perca a chance de aprender com elas!


Faça perguntas! Esteja pronto para ouvir histórias, crises, dilemas. Há muitas pessoas solitárias no mundo; às vezes a melhor coisa que você pode fazer para tirar o sentimento de impotência das pessoas é ouvi-las. Ocasionalmente, você será encorajado a ser um contador de histórias particular para um motorista entediado ou com sono ― você pega caronas, então você deve ser um louco com histórias ridículas, certo? Ponha suas habilidades em prática: mistério, aventura, intriga. É claro, o motorista não precisa saber mais do que você está disposto a compartilhar.


ClimaEditar

Certifique-se de que você está preparado para as intempéries. Você não quer sofrer terríveis queimaduras se tiver que ficar na estrada a tarde toda, e segurar aquela placa num vento congelante pode ser terrível para os seus dedos. As suas bolsas devem ser à prova d'água, caso as nuvens explodam e você não consiga sair debaixo delas a tempo. Poucos motoristas irão querer dar carona para alguém que está literalmente encharcado, mas tempo ligeiramente ruim pode ajudar você a conseguir a simpatia de alguém e um pronto socorro. O folclore dos andarilhos dis que no Alasca, é ilegal não parar para dar carona durante o inverno.


MapasEditar

Não importa a distância que você vai percorrer, um bom mapa sempre vale o espaço que ele ocupa na bagagem. Se você não quer pagar por um, vá para locais de turistas: hotéis, aeroportos, rodoviárias, quiosques de atenção ao turista e locadoras de carros podem lhe dar mapas de graça. Ao escolher um mapa para pegar carona, escolha um que mostre todas as estradas pelas quais você irá passar; um mapa que inclua espaços para descansar e postos de gasolina é o ideal. Seu mapa será importante no seu relacionamento com os motoristas; você freqüentemente terá que lhes dizer onde você quer que o deixem, e é melhor escolher sabiamente e explicar com precisão. De tempos em tempos, você pode até ter que ajudar um motorista a navegar.


Caminhoneiros e a Faixa do CidadãoEditar

Quando caminhoneiros são prestativos, eles podem ajudar muito. Eles são muito familiares com o elenco de personagens que vive nas estradas. Paradouros de caminhões fervilham com motoristas, prostitutas, polidores de rodas e, é claro, caroneiros. Nos grandes postos de combustível para caminhoneiros, você irá encontrar muitos motoristas que estão esperando até que estejam sóbrios o suficiente para voltar a dirigir ou até algum armazém abrir no caso dos motoristas que estão realmente indo a algum lugar. Mesmo que um motorista não vá para o seu destino, ele pode estar disposto a usar o seu rádio faixa do cidadão para avisar do seu pedido, perguntando à volta se alguém vai na direção que você quer ir. Outra alternativa é levar o seu próprio rádio de faixa do cidadão e fazer o mesmo! Pode ser uma boa idéia chamar caminhões individuais quando estão saindo do posto, perguntando-lhes em que direção estão indo. Se você falar como caminhoneiro, ou pelo menos como alguém que sabe o que está acontecendo, é mais provável que consiga uma carona. Escute as pessoas falando no rádio e aprenda o que puder do dialeto.


BicicletasEditar

Pegar carona com uma bicicleta limita o número de motoristas que podem lhe dar carona; pode também facilitar caronas por pessoas que não costumam pegar caroneiros comuns, mas que abrem uma exceção para um ciclista em apuros. Uma bicicleta certamente é uma ferramenta valiosa quando você está a alguns quilômetros de um posto de combustível ou de uma cidade, ou preso no meio de uma cidade da qual você quer sair.


Viajando JuntosEditar

Viajar com um parceiro é sempre mais seguro, e pode não ser mais difícil. É claro, se vocês dois são homens grandes e barbudos e sangrando na cabeça, vocês terão que esperar muito tempo por uma carona; por outro lado, alguns homens podem descobrir que eles conseguem uma carona muito mais rápido quando estão acompanhados por uma mulher. Seja qual for a aparência da sua equipe, conversem sobre a sua abordagem antes de começar, seja compreensivo sobre as necessidades do outro viajante, e cuidem um do outro.


Falar sobre o processo com antecedência é especialmente importante se uma das pessoas tem mais experiência com caronas, ou se sinta mais seguro com estranhos que o outro, ou se beneficie de alguns privilégios sociais que o outro parceiro não tem, como no caso de um homem viajando com uma mulher ou com uma pessoa transexual. Antes de partir, estabeleçam juntos quais são as suas expectativas um com o outro, como vocês lidarão com problemas, e como vocês comunicarão suas necessidades na presença de outras pessoas. Durante a viagem, fique atento para o nível de conforto do seu parceiro, e sempre sigam de acordo com o julgamento da pessoa que está menos confortável. Isso pode significar a recusa de uma carona que você aceitaria se estivesse sozinho; pode significar que você que terá que falar ou fazer exigências se a conversa for por um caminho desagradável, mas também pode significar não se colocar em papel de protetor a menos que tenha sido convidado a tal. Esteja consciente de que podem existir vibrações que o seu parceiro de viagem sente e você não nota. Nunca faça alguém se sentir tolo ou covarde por não se sentir seguro.


Auto-DefesaEditar

Pegar carona é mais seguro do que aparenta ser através das horríveis lendas urbanas que nossos inimigos fazem circular para deixar-nos com medo uns dos outros; ao mesmo tempo, você pode se encontrar um dia numa carona que você não quer. Isso pode não estar claro imediatamente, então preste atenção. Conheça o seu trajeto, e fique ligado onde vocês estão indo. Se o motorista mudar de rumo, pergunte por que. Fique alerta para dicas durante a conversa. Uma dica forte são referências freqüentes a sexo. É melhor colocar um fim nisto imediatamente. Mude de assunto, ou mencione com casualidade alguma das suas exóticas doenças. Se o motorista for persistente, não tenha medo de insistir, com qualquer grau de educação que for necessário, que você gostaria de falar sobre outra coisa. Se você ficar desconfortável com a carona por alguma razão, peça para ser deixado na próxima oportunidade. É raro se ouvir falar de um encontro que chegue a este ponto, mas acontece. Se algum motorista não parar, considere fazer uma ameaça, de preferência uma que você possa cumprir. "Eu não me importo se nós dois morrermos, mas eu vou te esfaquear até a morte se tu não encostar agora!" uma vez tirou um amigo meu ileso de uma situação desconfortável.


Muitas pessoas pegam carona com cães por motivos de segurança; um cachorro pode fornecer a mesma proteção que uma arma, e desencoraja motoristas predatórios a lhe oferecerem carona em primeiro lugar. Se você sacar uma arma, é melhor estar pronto para usá-la, com tudo que se segue. Levar uma faca para defesa significa que você deve estar fisicamente, emocionalmente e espiritualmente preparado para cortar uma pessoa. Se você não está, sacar uma pode deixar as coisas ainda piores. Spray de pimenta é uma alternativa, mas existem problemas de aplicá-lo enquanto se voa estrada abaixo. Alguns sprays de pimenta podem não ser fortes o suficiente para parar um inimigo; peça pelas fórmulas mais fortes quando for comprar um.


Alternativas ao DedãoEditar

Se você não se sente confortável esperando na estrada, deixando os motoristas lhe escolherem, você pode escolhê-los. Faça alguma pesquisa de antemão, e leve uma lista de possíveis bons locais para escolher um motorista. Você pode ficar de bobeira num posto de gasolina, restaurante de beira de estrada, posto da receita federal ou outro local onde motoristas em trânsito costumem parar e abordar motoristas com quem você acredita que se sentiria seguro. Converse com os motoristas um pouco antes de decidir pedir uma carona; assim fica mais fácil para o motorista avaliar você também. Usando este método, você pode conseguir motoristas gentis que nunca parariam para lhe dar carona na estrada.


Murais também são um recurso para viajantes sem carro. Nas universidades geralmente se pode encontrar um mural com pedidos e ofertas de carona. Existem também alguns fóruns e sites de relacionamentos na internet para facilitar o encontro entre caroneiros e motoristas.


RelatoEditar

Algumas pessoas fazem a volta ao mundo só de carona, com o pé na estrada atrás das suas fortunas. Eu já não sou tão aventuroso; eu divido minha vida entre duas cidades pequenas, e eu uso caronas para ir de uma até a outra.


Já venho fazendo isso há um ano e meio, fazendo a viagem duas vezes por semana. Em média eu preciso de duas caronas para cada viagem; além dos pontos de partida vantajosos das cidades que eu chamo de lar, eu descobri uma rampa de acesso à rodovia em uma cidade no meio do caminho que serve como um ótimo ponto intermediário. Quando eu consigo carona com um motorista que não vai fazer todo o trajeto, eu peço para ele me largar lá; eu geralmente recuso caronas de motoristas que não vão tão longe, já que não tem outros pontos no caminho tão propícios para se pegar carona. Sol, chuva ou neve, eu nunca levo mais de três horas para percorrer os noventa quilômetros da minha viagem, e já fiz num terço deste tempo.


Até hoje, já peguei carona com muito mais de uma centena de motoristas diferentes, e eu fico feliz em dizer que eu nunca tive uma experiência ruim. Eu sou um homem branco de pequeno porte, com trinta anos de idade, e com certeza isso influencia os resultados; mesmo assim, eu acho que esses números indicam que o que me dizem em todo jantar ― "você não pode mais pegar caronas, é muito perigoso" ― é pura mitologia. As únicas pessoas com quem tive algumas experiências desagradáveis foram os policiais que me assediaram algumas vezes ("Que lei exatamente eu estou violando, policial?" "Ah, eu vou descobrir alguma!"). Eu aprendi que se eu ficar de olho aberto para eles e pegar minhas bolsas e começar a caminhar para longe sempre que um aparece, eles não vão me incomodar; aparentemente, é só a nossa cara-de-pau de tentar burlar a economia capitalista na sua presença que os ofende.


Comecei a pegar clientes repetidos, motoristas que me deram caronas antes e agora me pegam sempre que me vêem. Se eu me deslocasse todo dia no mesmo horário, tenho certeza que isso aconteceria com maior freqüência. Os motoristas ficam felizes de ter companhia, e muitos claramente apreciam a oportunidade de fazer uma boa ação; muitos deles expressaram uma gratidão pelo fato de eu ter escolhido andar de carona ao invés de comprar um carro e criar mais tráfego e poluição. Pegar carona me ajudou a conhecer mais sobre as pessoas e as culturas da minha região; depois que as pessoas descobrem que sou da área, muitos querem falar sobre assuntos e histórias locais. Aprendi muito dessas conversas, e ajuda o fato de que vivo aqui há muito tempo.


Você pode aumentar as suas chances de conseguir carona e ser bem tratado, para não dizer se safar de outras coisas, ao se vestir com calças escuras e uma camisa branca com uma gravata e talvez uma plaquinha com seu nome ― ou seja, como um jovem mórmon em uma missão! Pegue algumas bíblias mórmons de graça no tabernáculo mais próximo para parecer autêntico, e se alguém fizer perguntas sérias, que forma melhor de fazer terrorismo cultural do que espalhar alguma desinformação divertida?


Na minha experiência, os caroneiros têm mais probabilidade de conseguirem caronas de pessoas com características semelhantes às suas, então faz sentido procurar por caronas em horários e locais que possibilitem tais oportunidades. Ao mesmo tempo, eu consegui caronas com todo mundo desde um professor indiano de economia, que discursou por muito tempo sobre a importância da ajuda mútua, até uma mãe adolescente do Texas, que me contou sobre a sua luta para deixar seu marido violento. Um veterano mutilado do Vietnã me explicou que ele me deu carona porque Deus lhe disse para me levar onde quer que eu precisasse ir, e respondeu ao meu questionário sobre os alvos cheios de buracos de balas na sua caminhonete com um sermão que reconfortou meu coração ateu: "Deus está bravo com o governo federal! Deus não vai aturar mais isso!" Um homem negro da minha idade me contou da sentença que ele a sua mãe cumpriram como resultado dos seus esforços para sustentar a sua família, e me deus os detalhes precisos de quando e onde encontrá-lo caso eu precise de uma carona de novo. Um dançarino profissional de bambolê que me deu carona veio comigo ajudar a organizar um encontro.


Então é assim que a carona não apenas é uma forma confiável de me levar aonde eu preciso ir com certa regularidade, economizando centenas, senão milhares de dólares no processo, mas também deixa a jornada interessante, e me conecta a pessoas muito diferentes. Meus amigos e eu estávamos pensando em desafios uns para os outros recentemente, e aqui está um que eu vou passar para você: passe um ano indo de carona a todo lugar que você precisar ir, e forme uma organização revolucionária composta por todos que lhe derem carona. Você certamente terá mais facilidade em engajar as pessoas que você teria se passasse o ano dirigindo, separado por caixas de metal e furiosos uns com os outros por congestionar a auto-estrada!

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória