Fandom

Protopia Wiki

P.M./Bolo'Bolo/Ibu

< P.M. | Bolo'Bolo

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Share

Ibu

Ibu - Símbolo.png
De fato, só existe mesmo o ibu, e mais nada. Mas o ibu é irresponsável, paradoxal, perverso. Só existe um único ibu e ele se comporta como se fossem quatro bilhões ou mais. O ibu também sabe que inventou sozinho o mundo e a realidade, mas acredita firmemente que essas alucinações são reais. Poderia Ter sonhado uma realidade agradável, sem problemas, mas insistiu em imaginar um mundo miserável, embrutecido e contraditório.[1]

Sonhou uma realidade na qual é constantemente atormentado por conflitos, catástrofes, crises. Fica dividido entre o êxtase e o tédio, o entusiasmo e a decepção, a serenidade e a euforia. Tem um corpo que requer 2.000 calorias por dia, que fica cansado, resfriado, doente; e expele esse corpo a cada setenta anos, mais ou menos – um monte de complicações desnecessárias.

O mundo externo do ibu também é um pesadelo contínuo. Perigos enervantes o mantêm entre o heroísmo e o medo. No entanto, ele poderia encerrar esse drama horroroso suicidando-se e desaparecendo para sempre. Já que só existem um único ibu e o universo que ele criou para si mesmo, não tem que se preocupar com dependentes que sobrevivem, amigos chorosos, contas a pagar, etc. Sua morte seria completamente sem conseqüências. Natureza, humanidade, história, espaço, lógica, tudo desaparece com ele. A barra pesada do ibu é completamente voluntária, e no entanto ele diz que não passa de uma peça do jogo. Para que mentir tanto assim?

Aparentemente, o ibu está apaixonado por seu tortuoso pesadelo masoquista. Ele até protegeu cientificamente esse pesadelo contra o nada: define o sonho como irreal, assim o pesadelo se torna o sonho da irrealidade de sonhar.

O ibu se trancou na armadilha da realidade.

Leis naturais, lógica, matemática, fatos científicos e responsabilidades sociais formam as paredes dessa armadilha. Enquanto o ibu insiste em sonhar sua própria impotência, o poder vem de instâncias superiores às quais ele deve obedecer: Deus, Vida, Estado, Moral, Progresso, Bem-Estar, Futuro, Produtividade. Com base nessas pretensões ele inventa o sentido da vida, que, é claro, nunca pode alcançar. Sente-se constantemente culpado, e se mantém numa tensão infeliz na qual esquece de si mesmo e de seu poder sobre o mundo.

Ibu.png
Para se impedir de reconhecer a si mesmo e descobrir o caráter onírico da sua realidade, o ibu inventou "outros". Imagina que esses seres artificiais são iguais a ele. Como num teatro do absurdo, mantém relações com eles, amando ou odiando, até pedindo conselhos ou explanações filosóficas. Assim escapam de sua própria consciência, delegando-a aos outros para se ver livre dela. Ele concretiza os outros ibus organizando-os em instituições: casais, famílias, clubes, tribos, nações, humanidade. Inventa a sociedade para si mesmo, e a sujeita às suas regras. O pesadelo é perfeito.

O ibu só vê a si mesmo se houver brechas acidentais em seu mundo de sonho. Mas em vez de terminar essa perversa existência ele tem pena de si, morre permanecendo vivo. Esse suicídio reprimido é deslocado para fora, para a realidade, e volta para o ibu na forma de apocalipse coletivo (holocausto nuclear, catástrofe ecológica). Fraco demais para se matar, o ibu quer que a realidade faça isso por ele.

O ibu gosta de ser torturado, então imagina utopias maravilhosas, paraísos, mundos harmônicos que, evidentemente, nunca podem ser alcançados. Só servem para fixar o pesadelo, dando ao ibu esperanças natimortas e instigando-o a todos os tipos de iniciativas políticas e econômicas, agitações, revoluções e sacrifícios. O ibu sempre morde a isca dos desejos e ilusões. Não compreende a razão. Esquece que todos os mundos, todas as realidades, todos os sonhos e sua própria existência são infinitamente chatos e cansativos, e que a única solução consiste em retirar-se imediatamente para o confortável nada.

Referências

  1. O caráter onírico do meu universo (quem conhece outro?) não é somente uma piada filosófica, mas uma das conclusões da moderna física quântica. Não há nenhum mundo aí fora para nos dar uma orientação "real": a realidade é apenas um padrão retórico. Michael Talbot (Mysticism and the New Physics, Routledge & Kegan Paul, 1981, p. 135) coloca a coisa assim: "No paradigma da nova física nós sonhamos o mundo. Sonhamos como ele sendo duradouro, misterioso, visível, onipresente no espaço e estável no tempo, mas permitimos tênues e eternos intervalos completamente sem lógica em sua arquitetura para sabermos que ele é falso." Depois de Heisenberg, Schrodinger, Bell, etc., ninguém pode clamar a realidade para si em nome da ciência. Físicos como Fritjof Capra (O Tao da Física, Berkeley, 1975) abandonaram o otimismo de Bacon e Descartes e se voltaram para o misticismo oriental. "Realidade" é uma fórmula de bruxaria, assim como "Santíssima Trindade". Os realistas são os últimos adeptos de uma velha religião, charmosa mais ingênua.

Bolo'Bolo (livro)
Cronograma provisório Ibu bolo

Textos

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória