Fandom

Protopia Wiki

O Futuro

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Espere Resistência
CrimethInc

O Armagedom está em vigência ― consiga uma autorização para ficar até mais tarde.

O mundo está chegando ao fim. Não se engane, os dias estão contados. De onde você está, você não pode nem imaginar como será quando o chão nos atingir.

Ou, colocando de uma forma diferente, o mundo está sempre acabando. O que vem a seguir depende de nós. Todas manhãs acordamos, suamos, sangramos para criar uma duplicata exata do mundo como ele era ontem. Nós não precisamos fazer isso, mas fazemos, por medo, ou por desespero, ou iludidos por uma ambição psicótica, ou por pura teimosia e falta de imaginação. A qualquer momento podemos parar de pagar o aluguel e de ir ao trabalho ― nada pode nos impedir se pararmos todos juntos ― e reconstruir a sociedade do zero sem senhorios e parcelas do empréstimo a pagar. Todos tivemos este sonho pelo menos uma vez. Não é a polícia ou os políticos que mantém as engrenagens girando e os corpos queimando, é o nosso consentimento e complacência, para não mencionar, a falta de fé nos outros.

Mas mesmos que queiramos insistir em o manter funcionando, o Desastre não é sustentável. O capitalismo como o conhecemos não vai durar mais cinco gerações ― qualquer cientista ambiental pode lhe dizer isto. Da mesma forma, ninguém precisa lutar pela destruição da classe média ― ela já está destruída: é uma classe de pessoas descartadas pelo seu próprio materialismo e duplicidade, sofrendo conseqüências emocionais e psicológicas verificáveis por qualquer psiquiatra. Não é mais uma questão de se o sistema em que crescemos criou o melhor dos mundos possíveis ― a esta altura todos sabem a resposta para esta pergunta ― mas de como vamos lidar com a bagunça da próxima vez que os terroristas passarem pela polícia, que as reservas de combustíveis secarem, que os computadores e usinas de geração de energia elétrica pararem. Considerar outras opções, testá-las, isso não é ser radical ― é senso comum quando as coisas não estão dando certo.

Mas nós realmente estar vivos para ver algo diferente? Vamos esperar por um outro mundo?

Apesar da seriedade da nossa situação, não estamos condenados a aceitar o futuro. Existem diversos futuros à nossa frente, assim como hoje existem pessoas que moram lado a lado mas vivem em mundos diferentes; qual você viverá para testemunhar vai depender principalmente do que você fará até ele chegar. Este pesadelo existe exatamente até onde deixarmos ele existir ― todo dia trabalhamos para ele, compramos dele, a investimos nossas vidas nele, estamos pagando os nossos opressores para nos protegerem deles mesmos. Da mesma forma, o mundo dos nossos sonhos irá existir o tanto quanto agirmos como se já estivéssemos nele ― não existe outra maneira dele vir a existir. O momento decisivo para cada indivíduo é o momento decisivo da sociedade, em miniatura. Não fique perguntando quando o momento decisivo chegará, mas como você pode atingir o seu; se você pode chegar lá sozinho, todo mundo pode.

Quando você se decidir agir, quando as suas ações abrirem precedentes para outro modo de vida, outro sairão de seus esconderijos e se juntarão a você. O que, você achava que era o único que estava ficando maluco? É preciso toda uma nação subjugada para manter as coisas funcionando, e existem muitos outros no meio que sabem que estão ganhando muito pouco em troca. Existem milhões de pessoas que não são consultadas para as pesquisas de opinião, que podem lhe dar uma carona mas nunca aparecem na televisão. Dezenas de milhares de células adormecidas esperam a massa crítica chegar, prontas para entrarem em ação com suas próprias vontades de respirar livremente e contas a acertar, desesperadas para lutarem em uma guerra que realmente importe, uma paixão para atrair sua atenção ― matando tempo e a si mesmos enquanto esperam com anorexia, alcoolismo, casamentos mortos e empregos sem futuro. A cada dia que adiamos os riscos que sabemos que precisamos correr, esperando pelo momento certo chegar ou por outra pessoa dar o primeiro passo ou apenas nos sentindo muito derrotados para tentar, temos nas nossas mãos o sangue de todo suicida que não conseguiu agüentar mais um instante, de todo amor arruinado que não resistiu no vácuo, de todo artista sensível soterrado sob o cadáver de um miserável empregado da indústria de serviços.

Da próxima vez que o fim do mundo chegar, não estaremos paralizados o assistindo na televisão. Estaremos lá na rua decidindo o que virá a seguir, derrubando as antenas com motosserras se isso for necessário para fazer os outros se juntarem a nós.

Não é tarde demais para se viver como se não houvesse amanhã ― toda esperança para o futuro depende disso. Diga agora as suas últimas palavras e comece neste instante com quem mais se juntar a você. O sonhos se rebelam e se tornam realidade.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória