Fandom

Protopia Wiki

O Concerto em Baku

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Share

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Dias de Guerra, Noites de Amor
CrimethInc


7 de novembro de 1922


Neste dia o compositor experimental russo, Arseny Mikhailovich Avraamov subiu no telhado de um alto prédio e dirigiu um concerto de sirenes de fábrica, apitos a vapor, artilharia e tudo mais na cidade de Baku capaz de fazer barulhos altos; para o clímax da peça, um frota inteira do Mar Cáspio se juntou com suas buzinas.


Apesar de logo o governo Bolchevique ter limitado a atuação de artistas de todo o tipo, por um curto tempo o irrompimento da revolução russa tornou novas aplicações das artes, como esta, possíveis*. Antes da revolução, Avraamov tinha vivido na obscuridade e pobreza absolutas, incapaz mesmo de ter um piano para testar suas composições; ele andava pelas ruas de Baku, revirando lixo por comida, olhando com inveja para os homens ricos à sua volta e os "artistas" de estimação que os seguiam como poodles adestrados. Era um sonho impossível para ele pensar que um dia ele não apenas seria abrigado e alimentado em troca por oferecer sua criatividade à sociedade (ao invés de seu trabalho alienado), mas também ser dado a oportunidade de utilizar todos seus recursos para fazê-lo. Mas o governo revolucionário que assumiu o poder em Baku levou os comunistas ao pé da letra quando disseram que todos deveriam receber poderes iguais para contribuir à sociedade de sua própria forma, que os meios de produção deveriam pertencer às pessoas como um todo e tornar a vida mais prazerosa para todos; sabendo que Avraamov era um artista em dificuldades com pretensões de vanguarda, o comissionou para compor uma sinfonia para celebrar a libertação da cidade, que poderia ser tocada no próprio maquinário da cidade.


Dando voltas no novo sistema de transporte público, se reunindo com líderes operários sobre o tom e tempo dos apitos, o jovem artista sentiu um gostinho do que poderia acontecer se as artes fossem levadas a sério como forma de melhorar a vida, ao invés de apenas imitá-la. Mais tarde, Avraamov sofreria as mesmas restrições no seu trabalho que a instituição centralizada Soviética impôs a todos; mas neste dia, todos em Baku foram tratados com participação em uma demonstração comovente do que é possível quando arte e cooperação são consideradas parte da vida social, ao invés de ficarem de quarentena em nossas "vidas privadas" e tempo de "lazer".


  • - Outro exemplo celebrado deste breve período de liberdade e inovação foi a invenção, em 1919, do Theremin, primeiro instrumento musical eletrônico, pelo amigo de Lenin, Leon Theremin.



década de 30


Revolução Anarquista na Espanha


Você pode ler sobre isto facilmente em outros lugares. É um bom exemplo para ser citado, quando as pessoas lhe dizem que uma sociedade democrática/igualitária é um sonho impossível, e que mesmo se tal sociedade existisse ela seria incapaz de se defender de agressores externos.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória