Fandom

Protopia Wiki

O Bolchevismo e o proletariado internacional

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Share

Teses sobre o Bolchevismo
Helmut Wagner

O bolchevismo – nos princípios, na tática e na organização – é um movimento e um método para a revolução burguesa num país predominantemente camponês. Levou o proletariado (orientado num sentido comunista) e o campesinato (orientado num sentido capitalista) a um levante revolucionário, sob o comando ditatorial da intelectualidade jacobina, contra o estado absolutista, o feudalismo e a burguesia. Seu propósito era destruir o absolutismo capitalista-feudal. Conhecendo as leis do desenvolvimento social e mediante uma estratégia de manipulação, acoplou os interesses de classe opostos de proletários e camponeses.

O bolchevismo é, pois, não só inútil como critério para a política revolucionária do proletariado internacional, mas um dos seus maiores e mais perigosos obstáculos. A luta contra a ideologia bolchevique, contra as práticas bolcheviques e, portanto, contra todos os grupos políticos que buscam implantá-las no proletariado, é uma das primeiras tarefas na luta pela reorientação revolucionária da classe operária. A política proletária somente poderá ser desenvolvida agindo no terreno da classe proletária, com os métodos e as formas de organização adequados para isso.

Teses sobre o Bolchevismo
O Bolchevismo estatizado e a III Internacional O Bolchevismo e o proletariado internacional

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória