Fandom

Protopia Wiki

Mapas Reais do Mundo Imaginário. Mapas Imaginários do Mundo Real

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Os mapas que existem por aí descrevem um mundo em que nenhum ser humano jamais pisou: um mundo de distâncias cuidadosamente medidas e símbolos padronizados, congelado no tempo, vazio de ambiências emocionais - um mundo objetivo, quando hoje não conhecemos nenhum mundo além do subjetivo. Estes mapas possuem tão pouca informação de real importância à vida humana que não é de se surpreender que acabemos nos perdendo quando os utilizamos: ficamos às voltas em círculos, chegando "no horário" em nossos supostos destinos, sem ter idéia para onde estamos indo ou por quê, muito menos o que há para ser encontrado neste mundo além de autoestradas interestaduais e Campinas, em São Paulo.

Se fizéssemos nossos próprios mapas, traçando nossas experiências individuais ao invés de puros dados fornecidos por nossos instrumentos, ele revelariam claramente o que é ser humano neste mundo. Talvez então poderíamos sair por aí criando um mundo para seres humanos, não para instrumentos, viverem. Um livro como Pé Na Estrada é um exemplo de um destes mapas: ele registra os caminhos de alguns indivíduos através do espaço e do tempo, fazendo uma crônica do tráfego de seus corações e do movimento de seus corpos. Realmente, ele não seria muito útil para encontrar o caminho para um posto de gasolina em Curitiba, mas com o tempo ele nos ajudaria a irmos bem mais longe do que um mapa do Paraná jamais conseguirá.

É verdade que todos vivenciamos o mundo de formas diferentes, e que se fôssemos fazer mapas sinceramente (ou seja, subjetivamente) seriam todos diferentes uns dos outros; mas isso deveria ser motivo para celebrarmos a diversidade do mundo, não para reclamarmos! E assim como um livro sobre pessoas que você nunca conheceu pode ser útil como um mapa para sua própria vida, estes mesmos registros individuais podem muitas vezes ser úteis a muitas outras pessoas de várias formas. Você vai perceber que se você se expressar honestamente, você está provavelmente falando por outros também: isso é parte de ser humano (e nossa desculpa para usarmos a palavra "nós" tantas vezes nestas páginas). A seguir estão alguns mapas subjetivos que pessoas de nosso coletivo fizeram, como exemplos; este próprio livro é um mapa também, é claro, se você usá-lo da forma certa.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória