Wikia

Protopia Wiki

Lambe-lambe

Discussão0
1 759 pages em
Este wiki
Receitas Para o Desastre
CrimethInc

QUAL A ORIGEM DO LAMBE LAMBE, POE A HISTORIA DELE AI POVO

InstruçõesEditar

Lambe-lambe, assim como grafite, é uma técnica de ação direta para se comunicar com os seus vizinhos e redecorar o seu ambiente. Algumas pessoas levam posters mais a sério do que tinta spray, e como é possível produzí-los em massa, o lambe-lambe permite que você entregue uma mensagem complexa, cheia de nuances em um grande número de locais com mínimo esforço e risco. Tal repetição faz com que as pessoas se familiarizem com a sua mensagem e aumenta as chances de que elas pensarão sobre ela.

Fazendo o GrudeEditar

Para fazer o grude, misture duas parte de farinha de trigo branca ou integral com três partes d'água, dissolva qualquer bola de farinha, e leve à fervura. Quando engrossar, adicione mais água; continue cozinhando em fogo baixo por pelo menos meia hora, mexendo constantemente para que não queime. Algumas pessoas colocam um pouco de açúcar ou amido de milho para ficar mais grudento; não tenha medo de experimentar. O grude, depois de feito, irá durar por certo tempo se for mantido em uma embalagem fechada, depois de um tempo ele vai secar ou apodrecer — e já se soube de embalagens fechadas com grude que pegaram fogo, com conseqüências infelizes. Mantenha-o na geladeira, se possível.

Você também pode conseguir cola para papel de parede em qualquer ferrage; ela vem em baldes pré-misturados ou em pó em caixas. Cola para papel de parede é muito mais rápida e fácil de se misturar do que o grude, e não muito mais cara mesmo que você pague por ela. Não use as marcas que anunciam serem de "fácil remoção", por razões óbvias — consiga o adesivo mais forte disponível.

PostersEditar

Se você for fazer lambe-lambe para expressar informações ou idéias, um bom design é fundamental para se fazer entender. Lembre-se, a maioria das pessoas os verá a certa distância, então faça uma manchete enorme e legível e use imagens que sejam simples, tenham alto-contraste e também sejam grandes. Certifique-se de que a manchete comunica sozinha a idéia básica. Você também pode incluir um ou dois parágrafos em letras menores para quem se interessar, e é sempre uma boa idéia colocar o endereço de internet para aqueles que querem ir além.

Não se limite a colar fotocópias de tamanho padrão; muitas lojas de xerox oferecem opções bem maiores. Você pode fazer enormes posters para colar; se tal tecnologia não estiver disponível, você pode grudar grandes imagens compostas de cópias pequenas. Você também pode colar páginas de publicações subversivas, ou também aqueles alvos de prática de tiro da polícia com fotos de homens mascarados, ou folhetos de horários de ônibus com serigrafia artística neles, ou com formulários da Receita Federal com um estêncil com a apropriada mensagem sobre impostos, representação e exploração. Isso pode ir contra a sua intuição, mas quanto mais fino for o papel, melhor — papel fino absorve melhor o grude, e é mais provável que rasgue em pequenos pedaços ao invés de sair inteiro caso alguém que não goste de arte decida retirá-lo. Outra maneira de frustrar esses filisteus é passar uma gilete rapidamente de cima para baixo e de uma lado para o outro através do pôster várias vezes imediatamente depois de colá-lo; um poster colado fatiado desta maneira só sairá em pequenos pedaços.

TécnicaEditar

Se você for colar uma grande quantidade de pequenos posters, eles devem estar acessíveis sem que seja óbvio que você os possui. Uma pasta a tiracolo funciona bem — apenas certifique-se de que você pode alcançá-la e tirar um poster sem fazer muita bagunça. Se você tiver posters muito grandes, enrole-os, com a parte de cima para fora para que você possa desenrolá-los rapidamente sobre a parede, e prenda-os individualmente com elásticos (atílios).

Você precisará de um recipiente com o qual aplicar o grude. A cola de farinha costuma ficar espessa, então algo com uma boca larga, como uma garrafa grande de água mineral é bom para isto; cola para papel de parede costuma ser mais fina e mais consistente, então ela pode ser aplicada através de buracos menores, como das garrafas de detergente com uma tampinha. Ajuda se você tiver algo para alisar os posters na parede — um pequeno rodo de posto de gasolina será suficiente, ou você pode conseguir um alisador de papel de paredes nas mesmas lojas que vendem a cola. Grandes pincéis também podem acelerar a distribuição da cola (figura 21.1). Você pode fazer tudo isto com as suas mãos também.

Para cada poster, escolha um bom local, certifique-se de que está limpo; a maioria dos metais, vidros ou estuque aceitarão bem o grude, enquanto madeira ou concreto serão menos receptivos, e tijolos menos ainda. A seguir, aplique o grude. Se você estiver trabalhando com posters pequenos, você pode espalhar cola na parede, posicionar o poster sobre a área com a cola e tirar bolhas e vincos, e finalmente espalhar cola sobre o poster para segurar os cantos — quanto mais cola, mais tempo levará para secar, então use a mínima quantidade necessária para certificar-se de que todo o poster ficará grudado. Se você estiver trabalhando com cartazes maiores, você pode desenrolá-los no chão e então aplicar a cola no verso, antes de colocá-los na parede, alisá-los e aplicar outra camada de cola; começar no chão permite que a sua situação fique menos óbvia enquanto você se certifica de que a cola está bem espalhada.

Quando você for escolher onde colar, pondere o tempo que o cartaz provavelmente durará e a quantidade de tráfego do local, considerando a questão de que pessoas irão apreciar mais a sua arte; seguidamente é melhor colocar um cartaz que irá ficar num beco por seis meses do que colocar vinte na Rua Principal que já terão desaparecido pelo meio-dia.

Como o lambe-lambe é uma atividade menos que legal, é melhor agir de uma maneira não óbvia. Tarde da noite, quando as ruas estão tranqüilas mas ainda não estão vazias e vocês podem se passar por estudantes indo para uma festa ou trabalhadores voltando de um bar, pode ser um bom horário para isso. Comportem-se como se o que vocês estivessem fazendo fosse perfeitamente legal, e ao mesmo tempo sendo cuidadosos para não fazê-lo na frente das autoridades; você se surpreenderá com o que vocês podem se safar. Da última vez que eu estive numa cidade presa sob o controle de milhares de policiais da tropa de choque, muitos de nós ainda assim foram capazes de decorar bairros inteiros com cartazes.

Uma bicicleta pode ser um acessório útil para colar cartazes. Você pode carregar o seu material no cesto dela, e ela pode servir como uma escada para alcançar lugares onde sua arte ficará mais visível e mais difícil de ser removida — sem mencionar que ela pode lhe ajudar numa fuga rápida, caso necessário. Leve também algo com o que se limpar — mesmo que você use luvas de látex para evitar que suas mãos fiquem grudentas com a cola, ela pode se espalhar pelas suas roupas, o que vai dizer para quem quiser ver que você é o culpado.

AplicaçõesEditar

Um grupo bem coordenado pode cobrir uma cidade com cartazes em uma noite — dividam a área, tenham em mente locais alvo com antecedência, e saiam da cena da ação rapidamente para que você já tenha desaparecido quando a polícia notar um novo cartaz aparecendo por todo lugar. Lambe-lambe também pode ser utilizado para reconfigurar as imagens e mensagens de anúncios publicitários (veja Melhorando a Publicidade). Um grupo que participa de uma grande manifestação ou encontro similar pode fazer kits lambe-lambe que incluem cola preparada, cartazes e até mesmo mapas mostrando áreas vulneráveis da cidade, e distribuí-los a outros grupos com tempo e energia de sobra. Melhor ainda, você pode colar cartazes com receitas de cola e pedindo voluntários, encorajando os outros a participarem da decoração da sua cidade.

RelatoEditar

A maioria das operações lambe-lambe sai tão dentro do previsto que não há muito a contar, mas é sempre possível levar as coisas mais longe, e esta é a história de uma vez em qe fizemos exatamente isto.

Era a noite da véspera do aniversário de um ano do 11 de Setembro de 2001, e nós tinhamos libertado duas dúzias de posters de 1,5m de altura por 90cm de largura de uma franquia local de fotocópias com os quais responderíamos ao assunto iminente do terrorismo e da guerra. Nós tínhamos examinado nossa cidade e identificamos os melhores locais para eles, na parte comercial do centro da cidade e vias de grande tráfego. Nós mapeamos a área e estabelecemos a melhor ordem para visitar estes locais, para que pudéssemos terminar o máximo possível em cada seção da cidade antes que a polícia visse que estávamos lá, e então nos deslocarmos para outra zona.

Nós dividimos cinco papéis entre nós. Um de nós iria de bicicleta, fazendo o reconhecimento em um raio de algumas quadras ao redor de cada local. Os outros quatro iriam de carro. Este veículo largaria um vigia para ficar de guarda em um dos finais da rua, já que a maioria dos nossos alvos ficavam em ruas de mão única, então largaria as duas pessoas que iriam fazer a colagem dobrando uma esquina fora da visão do alvo, antes de dirigir até o próximo cruzamento para vigiar na outra direção. Depois que as duas tivessem tido tempo suficiente para decorar os locais escolhidos naquela área, elas encontrariam o motorista em outra esquina tranqüila, e os três então pegariam o vigia pedestre e se deslocariam até a próxima área, seguidos pelo ciclista. Todos nós estávamos conectados com walkie-talkies com fones de ouvido, exceto um dois dois coladores, desta forma relatos sobre o movimento da polícia ou outros poderia ser compartilhada imediatamente entre nós. A grande imprensa tinha feito um auê sobre as extensas precauções de segurança que tinham sido tomadas para este aniversário; da mesma forma, nós estávamos tomando nossas próprias precauções.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória