Fandom

Protopia Wiki

Insurreição

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

A Insurreição a Caminho
Comitê Invisível

(Versão em Inglês)

A comuna é a unidade elementar da realidade da resistência. A dinamização insurrecional talvez signifique não mais do que uma multiplicação de comunas, as suas ligações entre si, e sua articulação. No curso dos acontecimentos, ou as comunas irão se fundir em entidades de maior escala, ou eles vão dividir-se em frações. Entre um grupo de irmãos e irmãs amarrados "na vida e na morte", e a reunião de uma multiplicidade de grupos e comitês, para organizar os fornecimentos e a auto-defesa em um bairro, ou mesmo em toda uma região em revolta, existe apenas uma diferença de escala; todos eles são comunas. Tods as comunas só podem tender para a auto-suficiência em alimentos e sentir que o dinheiro dentro de si é algo ridículo, fora de questão ali. O poder do dinheiro é que forma as ligações entre aqueles que não têm ligações, conecta-se estranhos como estranhos e, portanto, fazendo todas as coisas equivalentes em volta dele; leva tudo à circulação. Mas o preço da capacidade do dinheiro para amarrar tudo junto a ele é a superficialidade dos vínculos, onde mentiras são a regra. A desconfiança é a base da relação de crédito. Devido a este reino do dinheiro deve ser sempre o reinado do controle. A supressão prática do dinheiro só será conquistada através da expansão das comunas. Cada comuna na sua expansão, no entanto, deve tomar cuidado para não crescer além de um certo tamanho, após o que seria perder o contato com o próprio e quase inevitavelmente dar origem a uma classe dominante dentro dela. E as comunas vão preferir se dividir, para espalhar-se melhor assim, e, simultaneamente, para evitar um problema tão infeliz.

A revolta da juventude Argelina que fez com que toda a Cabília ficasse em chamas na primavera de 2001 conseguiu retomar quase todo o território, atacando a polícia armada, os tribunais, e todas as representações do Estado, e generalizando o tumulto, até que causou a retirada unilateral das forças de ordem, até eles impedirem fisicamente que as eleições fossem realizadas. A força do movimento estava na complementaridade difusa de múltiplos componentes - que foram apenas parcialmente representadas nas intermináveis e irremediáveis assembléias masculinas dos comitês da vila e de outros comitês populares. O rosto das "comunas" da ainda trêmula insurreição argelina foram aqueles "ardentes" jovens de capacete, jogando garrafas de gasolina no batalhão de choque de um telhado de Tizi Ouzou; era o sorriso zombeteiro de um antigo combatente da resistência envolto em seu albornoz; era a energia das mulheres de uma aldeia de montanha ainda cultivando alimentos e criando animais da maneira tradicional, apesar de e contra tudo, sem que os bloqueios da economia da região, nunca teria sido tão repetitivo ou tão sistemático

Sopre as chamas de todas as crises

Anarchy1.jpg
"Deve ser acrescentado, ainda, que não seríamos capazes de tratar de toda a população francesa. Teríamos, assim, de fazer escolhas." Isso é como um especialista em virologia, escrevendo no jornal Le Monde sobre o 7 de setembro de 2005, resume o que aconteceria no caso de uma epidemia de gripe aviária. "Ameaças terroristas", "catástrofes naturais", "alertas de vírus", "movimentos sociais" e "violência urbana" são para os gestores da sociedade, assim muitos momentos de instabilidade em que reforçam o seu poder, selecionando o que funciona para eles e destruindo o que constrange-os. Então, logicamente, esses momentos são também uma oportunidade para todas as outras forças a recolher ou a reforçar-se, tomando a oposição. A interrupção dos fluxos de mercadoria, a suspensão da normalidade - é suficiente apenas para ver o ressurgimento da vida social que se realiza em um prédio que de repente teve sua energia elétrica cortada para imaginar o que poderia tornar-se da vida em uma cidade privada de tudo - e de controle policial para libertar um potencial de auto-organização, que seria impensável em outras circunstâncias. Este ninguém escapa. O movimento revolucionário dos trabalhadores entendeu bem, como fizeram as crises do capitalismo burguês em pontos altos do seu aumento de poder. Os grupos islâmicos nunca são tão poderosos como quando têm a sabedoria intervendo para compensar a fraqueza do Estado, por exemplo, a instalação de ajuda depois do terremoto Boumerdes na Argélia, ou na sua assistência diária prestadas à população do sul Líbano, destruído pelo exército israelense.

Como mencionado antes, a devastação de Nova Orleans pelo furacão Catrina deu uma margem ao movimento anarquista na América do Norte a oportunidade de assumir uma substância até então desconhecida reunindo todos aqueles que estavam resistindo à mudança forçada lá até então. Criando cafés de rua, pressupõe que os acordos anteriores tenham sido feitos para o abastecimento; a ajuda médica de emergência exige uma aquisição prévia de conhecimentos e materiais necessários, assim como a instalação de estações de rádio pirata. O que é a alegria deles, o que vai além da desenvoltura individual, o que é real e tangível resiste à banalidade cotidiana da ordem e trabalhar sobre eles, garante a fecundidade política de tais experiências.

Em um país como a França, onde as nuvens radioativas param na fronteira e não há nenhum medo de construir um centro de câncer no antigo local da fábrica AZF, uma área de classe de Seveso, vamos ter de bancar a crise social, e não tanto crises "naturais". Os movimentos sociais estão aqui onde interrompem-se o desastre de curso normal. Certamente, nestes últimos anos as greves de várias ocasiões têm sido principalmente para o poder e as administrações das empresas para testar sua capacidade de manter cada vez mais amplamente aplicada o "serviço mínimo", até paradas de trabalho são reduzidas a um aspecto puramente simbólico - dificilmente mais nocivo do que neve ou um suicídio na estrada. Mas, ao virar as práticas estabelecidas com os seus militantes à ocupação sistemática dos estabelecimentos e bloqueios obstinados, as lutas escolares de 2005 e a luta anti-CPE lembra a capacidade de ofensiva difusa e perturbações causadas pelos grandes movimentos. Com todos os grupos que surgiram na sua esteira, eles deram uma idéia do tipo de condições de movimento que pode tornar-se o berço de novas comunas.

Sabotar toda representação.
Generalizar argumentos.
Abolir as assembleias gerais.

O primeiro obstáculo de todos os movimentos sociais, bem antes que a polícia propriamente dita, são as forças sindicais, e todo esse conjunto de micro-burocracia cuja sede é circunscrever as lutas. As comunas, (rank-and-file) e gangues desafiando-os espontaneamente. É por isso que os para-burocratas passaram os últimos 20 anos inventando grupos de frente que parecem mais inocentes por falta de um rótulo, mas ainda assim continuam a ser o terreno ideal para as suas manobras. Se algum coletivo vadio decide chega à autonomia, eles imediatamente e sem parar, drenam todo o conteúdo por resolutamente excluir quaisquer questões ou dúvidas boas. Eles são ferozes; eles se esquentam, não na paixão do debate, mas na sua evocação profissional de debate. E quando a sua defesa obstinada da apatia finalmente ganha, o coletivo acaba, eles vão explicar a sua derrota por uma falta de consciência política. Deve ser dito que, na França, graças à atividade enlouquecida das diferentes panelinhas trotskistas, não há nenhuma falta da arte de manipulação política entre os jovens militantes. Eles nunca poderiam tirar essa lição da tempestade de Novembro de 2005: todos os grupos de frente são supérfluos quando há organização real; organizações começam sempre da mesma forma, sempre que as pessoas começam a se auto-organizar.

Outro reflexo é fazer uma assembléia geral e votar sempre que há o menor movimento. A simples questão da votação, de que a decisão vai ganhar, é suficiente para converter a assembléia em um pesadelo, para fazer um teatro de fora, onde todos os vários pequenos pretendentes para poder enfrentar o outro. E é aí que sofremos o mau exemplo dos parlamentos burgueses. As assembléias não são feitas para a tomada de decisões, mas para discutir, para o discurso livre à ser exercido sem rumo.

A necessidade de se reunir é como uma necessidade constante entre os seres humanos, como a necessidade de tomar decisões é rara. Reunindo e andando de mãos dadas com a alegria de sentir o poder comum. Decisão só é vital em situações de emergência, onde o exercício da democracia é comprometido de qualquer maneira. Para o resto do tempo, "o caráter democrático do processo decisório" é apenas um problema para o procedimento fanático. Não há nenhuma razão para criticar os conjuntos ou abandoná-los, mas para libertar a nossa fala, gestos e jogar neles. É o suficiente apenas para ver que cada pessoa não vem para a assembléia com apenas um ponto de vista ou alguma proposta, mas com desejos, acessórios, capacidades, pontos fortes, tristeza e uma certa disponibilidade. Se a Assembléia Geral da fantasia pode ser livrada e substituída por uma espécie de reunião de presenças, se a tentação sempre renascente de hegemonia pode ser evitada, se tomar decisões já não é fixo como a meta final, então pode haver alguma chance de que uma espécie de solidificação em massa pode ter lugar, um daqueles fenômenos de cristalização coletiva em que uma decisão de repente, leva as pessoas como um todo ou apenas em parte.

É o mesmo para deliberar ações. Começar partindo do princípio de que "a ação em questão deve determinar a trajetória de uma assembléia" é fazer com que tanto o debate que vem a ferver e a ação efetiva seja impossível. Uma assembléia constituída por várias pessoas que são estranhos um ao outro é condenada a dar lugar aos especialistas na ação, isto é, dar a ação ao controle deles. Se por um lado, os delegados são por definição prejudicados em suas ações; de outro não há nada que os impeça de enganar todo mundo.

Não há nenhuma razão para propor uma forma ideal de ação. O essencial é que a ação seja tomada em uma determinada forma, que seja criada e não sejam submetidos a ela. Isto pressupõe que uma determinada posição política e geográfica - como nas seções da Comuna de Paris na Revolução Francesa - ser partilhada por todos, bem como pressupondo-se que um certo conhecimento estará presente ao redor. Assim como para deliberar ações, o princípio poderia ser concebido como segue: deixar que cada pessoa faça o reconhecimento, una a informação, bem como a decisão virá por si, e nos levará, ao invés de nos tomar. A circulação de hierarquia anula conhecimento, que iguala tudo de cima para baixo. A comunicação horizontal, proliferada em todo lugar, é a melhor forma de coordenação de diferentes municípios e de pôr fim à hegemonia.

Obstrua a economia, mas a medida que nosso
poder de bloqueio se aproxima do nosso nível de auto-organização

No final de Junho de 2006, em todo o Estado de Oaxaca, as ocupações de prefeituras multiplicaram, e os rebeldes ocuparam prédios públicos. Em certas comunidades eles expulsaram os prefeitos e requisitados nos veículos oficiais. Um mês depois, as entradas para determinados hotéis e complexos turísticos foram bloqueadas. O ministro do Turismo falou sobre isso como se fosse uma "catástrofe comparável ao furacão Wilma". Alguns anos antes, bloqueiam haviam se tornado uma das principais formas de ação para o movimento de revolta Argentina; os diferentes grupos locais ajudaram-se mutuamente à bloquear estradas principais, uma após a outra, e ameaçando paralisar o país inteiro por lá permanecendo em sua ação conjunta, se suas exigências não fossem atendidas. Tal ameaça foi por muitos anos um poderoso instrumento nas mãos dos trabalhadores ferroviários, elétricos, petroleiros e caminhoneiros. O movimento anti-CPE não hesitou em bloquear estações de trem, cruzamentos, fábricas, estradas, supermercados e até aeroportos. Não mais do que 300 pessoas foram necessárias em Rennes para imobilizar a via circular por horas e causar um engarrafamento de quarenta quilômetros.

Bloqueie tudo - de agora em diante esse será o primeiro reflexo de tudo que está contra a ordem vigente. Em uma economia deslocalizada, onde as empresas funcionam a base de fluxo contínuo, cujo valor deriva de ligações a uma rede, onde as estradas são anéis na cadeia de produção desmaterializada que vai de um subempreiteiro para o outro, e depois para o fábrica de montagem, bloquear a produção também significa bloquear a circulação.

Mas este bloqueio não pode ir tão longe a ponto de impedir os insurgentes de obter os seus fornecimentos e comunicar uns com os outros, não pode ir tão longe a ponto de prejudicar a eficácia da auto-organização das diferentes comunidades. Como poderíamos nos alimentar quando tudo está paralisado? A pilhagem das lojas, como foi feito na Argentina, tem o seu limite; tão imenso quanto os templos de consumo são, não há comida infinita nas lojas. Adquirir, entretanto, uma aptidão para a aquisição de subsistência elementar implica, assim, apropriar-se dos seus meios de produção. E sobre este assunto, esperar mais parece um pouco inútil. Deixar dois por cento da população continuar tendo o cuidado de produzir alimentos para todos os demais é uma idiotice histórica tanto quanto estratégica.

Libere o território de ocupação policial.
Evite o confronto direto, tanto quanto possível.

"Todo esse negócio traz para a luz que nós não estamos lidando com poucos jovens exigindo um pouco de mudança social demais, mas com os indivíduos que declararam guerra à República", observou um policial lúcido sobre o assunto dos ataques surpresa recentes. A ofensiva destinada a libertar o território da sua ocupação policial já começou, e isso possui reservas inesgotáveis de ressentimento, unindo aquelas forças que marcham para isso. Os "movimentos sociais" se conquistaram por tumultos, nada menos que a festa Rennes, que volta em 2005 utilizada para combater os policiais a cada noite de quinta-feira, ou a festa de Barcelona que iluminou recentemente a principal artéria comercial da cidade durante um dos seus (botellones). O movimento anti-CPE viu o retorno do uso regular de coquetéis molotov. Mas certos bairros são os campeões molotov. Mais notavelmente quando se trata de uma técnica que é já muito antiga: a emboscada. À semelhança do que aconteceu em Epinay, 13 de outubro de 2006: algumas equipes BAC desenrolaram em torno de 11 da noite, respondendo a uma chamada sobre um trailer que tinha sido arrombado, e na chegada de uma das equipes, foi "bloqueada pelos dois veículos que puxaram para outro lado da estrada e por cerca de trinta indivíduos portando barras de ferro e armas de mão, que atiraram pedras em carros da polícia e usaram gás lacrimogêneo contra ela." Em uma menor escala, pode-se considerar que os postos policiais que foram atacados após a hora de encerramento tiveram janelas quebradas e carros incendiados.

Um dos resultados dos últimos movimentos é que uma demonstração real ocorre a partir de agora de um "gato selvagem", um sem qualquer autorização da polícia. Tendo a escolha do terreno, nós precisamos fazer como fez o Black Bloc em Gênova em 2001: passando das zonas vermelhas, evitar confrontos diretos, e, decidindo uma trajetória, atingir os policiais ao redor ao invés de ser atingido por sindicais e policiais pacifistas. Mil e poucas pessoas não conseguiram empurrar para trás os caminhões cheios de carabineiros e, eventualmente, pôr seus veículos em chamas. O importante não é tanto ser o mais bem armado como ter a iniciativa. Coragem não é nada sozinho, mas a confiança em nossa própria coragem é tudo. E, tendo a iniciativa contribui para isso.

Os confrontos diretos podem ser concebidos, no entanto, como uma fixação de ponto, para deter o inimigo e atacar outro lugar, mesmo muito perto. Só porque confrontos diretos não podem ser impedidos de acontecer, não significa que não podem ser usados como um desvio. Para além de apenas ações tomadas, a sua coordenação deve ser assumida. Assediando a polícia, ela pode ser persuadida mesmo que possa estar em toda parte, ela se torna eficazes a lugar algum.

Todo ato de assédio recorda uma verdade que foi dita em 1842: "A vida de um agente da polícia é cansativa, sua posição na sociedade é tão humilhante e desprezada quanto crime em si... vergonha e infâmia fechar em cima dele por todos os lados, a sociedade persegue-o em seu meio, isola-o como um pária, cospe desprezo nele como o seu pagamento, sem remorso, sem arrependimento, e sem piedade ... o cartão de identificação do policial, carregado em sua carteira, é a prova de sua desgraça e vergonha." Em 21 de novembro de 2006, os impressionantes bombeiros de Paris atacaram o motim de policiais com golpes de martelo, ferindo quinze deles. Este foi um lembrete de que querer exercer "a profissão de servir e proteger" nunca será uma desculpa válida para ingressar na força policial.

Esteja armado. Mas faça o possível para tornar o uso de armas supérfluo. Contra o exército, a vitória é política.

Não há nada como uma insurreição pacífica. Armas são necessárias: é uma questão de fazer tudo o possível para tornar a sua utilização supérflua. Uma insurreição é mais do que apenas pegar em armas e manter uma "presença armada", do que a inserção em uma luta armada. As armas são uma constante em situações revolucionárias, embora seu uso é pouco frequente ou indeciso, em momentos de grandes inversões: 10 de Agosto de 1792, 18 de março de 1871, outubro de 1917. Quando o poder está na sarjeta, é suficiente apenas para atropelá-los sob os pés.

A partir da distância que nos separa deles, armas são tomadas em uma espécie de duplo caráter de fascínio e repugnância, que só a formação no seu uso pode superar. O pacifismo autêntico não pode significar a recusa de armas, mas apenas a recusa em usá-las. Pacifismo sem a capacidade de atirar balas é apenas teorizando sobre a impotência. Tal priori pacifista é uma espécie de desarmamento preventivo, uma pura operação policial. Na verdade, a causa pacifista é apenas séria para aqueles que têm a capacidade de disparar balas. E neste caso, o pacifismo seria contrário a indicação do poder verdadeiro, pois só a partir de uma posição extremamente forte há uma libertação da necessidade de usar a armas.

De um ponto de vista estratégico, indireto, a ação assimétrica parece ser mais eficaz, a mais adaptada à era: um exército de ocupação não pode ser atacado frontalmente. Por tudo isso, a perspectiva de ir para guerrilha urbana ao estilo iraquiano, que iria ficar atolada sem a possibilidade de passar à ofensiva, seria mais para ser temida do que desejada. A militarização da guerra civil é a derrota da insurreição. Embora os Vermelhos tiveram seu triunfo em 1921, a Revolução Russa já estava perdida.

Dois tipos de reações ao Estado devem ser vislumbradas. Uma é a honesta hostilidade, a outra mais dissimulada, democrática. O primeiro é uma destruição sem palavras, o segundo a hostilidade sutil, mas implacável: na esperança de nos mobilizar. Podemos ser derrotados tanto pela ditadura em si quanto por aqueles que se opõem apenas à ditadura. A derrota consiste tanto em perder a guerra como em perder a escolha de que a guerra promoverá. Ambos são possíveis, embora, como foi comprovado em Espanha em 1936: os revolucionários haviam sido derrotados duplamente, pelo fascismo e pela República.

Quando as coisas ficam sérias, o Exército vai assumir o terreno. A forma como ele irá começar a tomar medidas é menos evidente. Seria necessário que o Estado esteja firmemente empenhado em causar um banho de sangue, algo que atualmente não é mais do que uma ameaça, quase como a ameaça do uso da bomba nuclear era há meio século atrás. Embora tenha sido ferida por um longo tempo, a besta do Estado ainda é perigosa. Resta ainda que para ir contra o exército de uma enorme multidão é necessário invadir suas fileiras e confraternizar com os soldados. Outro 18 de Março de 1871 é necessário. Quando o exército chega às ruas, é uma situação insurrecional. Quando o exército entra em ação, ele está empurrando o problema. Todo mundo vai se encontrar ou se forçado a tomar um lado, e escolher entre a anarquia e o medo da anarquia. Uma insurreição só triunfa como uma força política. Politicamente, não é impossível derrotar um exército.

Destitua as autoridades locais

Boa noite senhor policial, o senhor aceita um delicioso coquetel?
Por uma insurreição, a questão é como ir além do ponto em que não há retorno. A irreversibilidade é conquistada quando a necessidade das autoridades para a autoridade é eliminada, quando o característico gosto de acumulação é derrotado, quando o desejo de toda a hegemonia para a hegemonia é derrotado. É por isso que o processo insurrecional contém em si cada forma de sua vitória, ou de sua derrota. A destruição nunca foi suficiente para trazer as coisas para além do ponto sem retorno. Está tudo na maneira como é feita. Existem várias maneiras de destruir as coisas que inevitavelmente provocam o retorno do que foi aniquilado. Quem chuta o cadáver da ordem social é garante o despertar de vingadores profissionais. Além disso, onde a economia está bloqueada, onde a polícia é neutralizada, é importante ter o mínimo possível de ridicularização sobre a derrubada das autoridades. Eles devem ser depostos com escrupulosa descontração e escárnio.

Nestes tempos, a resposta para a descentralização do poder é o fim de centralidades revolucionárias. Há ainda muitos Palácios de Inverno esquecidos, mas uns se destinam mais para serem assaltados por turistas do que pelos insurgentes. Em nossa vida, podemos tomar Paris, Roma ou Buenos Aires, mas isso ainda não é ganhar a batalha decisiva. Tomar o cargo Rungis certamente teria um efeito maior do que assumir o Eliseu. Poder não é mais concentrado em algum determinado lugar do mundo, o poder tornou-se neste mundo em si, seus fluxos e suas avenidas, seus homens e suas convenções, seus códigos e tecnologias. Poder é a organização da metrópole em si. É a impecável totalidade do mundo da mercadoria em qualquer lugar. Então, quem vencê-lo localmente envia uma onda de choque mundial através das redes. A (Clichy-sous-Bois assailants) encanta mais de uma família americana, e os insurgentes de Oaxaca encontram cúmplices no coração de Paris. Quanto à França, a perda da centralização do poder significa o fim de Paris como um centro revolucionário. Cada novo movimento desde as greves de 1995 confirmou isso. Já não é em Paris que as ações mais ousadas e consistentes tem sido realizadas. Em suma, trata-se simplesmente de um alvo para ataques, de um terreno puro da pilhagem e devastação, que Paris ainda se destaca. Incursões breves e brutais sem atacar os fluxos metropolitanos no seu ponto de máxima densidade. Listras de fúria (criss-crossing) o deserto desta abundância artificial, e depois desaparecem. Um dia em que esta terrível solidificação de poder que é o capital será grandiosamente arruinado virá, mas será no final de um processo que é muito mais avançado em qualquer outro lugar além de lá.

TODO PODER ÀS COMUNIDADES!
TODO PODER ÀS COMUNAS!
A Insurreição a Caminho
Insurreição Organize-se

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória