Fandom

Protopia Wiki

Hedonismo Aplicado

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Zona Autônoma Temporária
Hakim Bey

O BANDO BONNOT[1]era vegetariano e bebia apenas água. Terminaram mal (embora de forma pitoresca). Vegetais e água, coisas excelentes em si mesmas - pura realidade zen - não devem ser consumidas como martírio, mas como uma epifania. A auto-negação como práxis radical, o impulso leveller, tem um quê de tristeza milenar, e esta facção da esquerda compartilha o mesmo manancial histórico do fundamentalismo neo-puritano e da reação moralista da nossa década. A Nova Ascese, não importa se praticada por anoréxicos de saúde desequilibrada, sofisticados sociólogos policiais, niilistas caretas do centro da cidade, fascistas batistas do sul, militares socialistas, republicanos drug-free... a força motivadora é a mesma: ressentimento.

Nas fuças do falso moralismo analgésico do mundo contemporâneo, erigiremos uma galeria com os bustos de nossos antepassados, heróis que mantiveram viva a luta contra a má consciência, mas que também souberam se divertir: um genial banco de genes, uma categoria rara e difícil de se definir, grandes mentes não apenas para a Verdade, mas para a verdade do prazer, sérios mas não sóbrios, cuja disposição ensolarada não os tornou indolentes, mas aguçados. Brilhantes, mas não atormentados. Imagine um Nietzsche com uma boa digestão. Não os epicuristas tépidos nem os sibaritas envaidecidos. Um tipo de hedonismo espiritual, um verdadeiro Percurso do Prazer, a visão de uma vida que é boa e ao mesmo tempo nobre e possível, enraizada na sensação da magnificente superabundância da realidade.

Sheik Abu Sa'id
Charles Fouríer
BrílIat-Savarin
Rabelais
Abu Nuwas
Aga Khan III
R.Vaneigem
Oscar Wilde
Ornar Khayyam
Sir Richard Burton
Emma Goldman

adicione seus favoritos

Referências

  1. Grupo de “bandidos anarquistas” liderados por Jules Bonnot, que aterrorizou as autoridades francesas entre 1911 e 1912.

Zona Autônoma Temporária
Lingüística do Caos Hedonismo Aplicado Citações Extras

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória