Fandom

Protopia Wiki

Grafite

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Share

Receitas Para o Desastre
CrimethInc

IngredientesEditar

  • Várias camadas de roupa ― caso você precise de mudar de aparência rapidamente;
  • Sapatos confortáveis para correr;
  • Bicicleta, skate ou outro veículo de fuga;
  • Luvas de borracha ― para manter suas mãos livre de tinta;
  • Lata de spray, tinta de parede, rolinhos e bandejas, estêncils e outros equipamentos para decoração.

InstruçõesEditar

O grafite se destaca entre os incontáveis métodos de livre-expressão (veja Estêncil, Cola de Farinha, Melhorando a Publicidade, Mosaicos no Asfalto, Auto-adesivos e Faixas penduradas e içadas) pela sua simplicidade, sua fala direta e pelo seu tradicionalismo histórico. Pode ter certeza que judeus faziam grafites anti-romanos em Gaza dois milênios atrás, assim como palestinos pintam slogans lá atualmente.

Existem muitas ocasiões diferentes nas quais esta tática é apropriada. Você pode simplesmente levar um canetão com você a todos os lugares que for, e escrever pequenas mensagens em superfícies mudas. Eventualmente, em uma multidão já engajada em táticas ilegais (veja Blocos, Negros e de outras cores e Marchas e Manifestações), indivíduos podem usar a oportunidade para redecorar seus arredores de maneira mais completa. Mais freqüentemente, o grafite é feito por pequenos grupos, agindo sob a proteção dos cantos escuros, aplicando a tática de pintar-e-fugir.

0010.jpg

Se você for usar a tática pintar-e-fugir, primeiro precisa arrumar um bom disfarce e história de cobertura. A sua presença não deve atrair nenhuma atenção, muito menos levantar suspeitas, não importa quão deserta ou movimentada seja a área em que você vai estar trabalhando na hora da ação. Em uma vizinhança você pode sair caminhando com um cachorro, ou trotando em um traje de corredor. Em um bar ou zona universitária pode posar como um amoroso e desagradável casal heterossexual.

Quando estiver escolhendo alvos, considere a visibilidade e a aptidão de cada local com o risco de ser pego e com a possibilidade do grafite ser apagado. Os melhores alvos são áreas extremamente movimentadas de dia, mas quase totalmente vazias e sem proteção à noite. Não achando essas áreas procure locais escondidos da imediata visão de autoridades locais, mas ainda visíveis a outros. Ruas de uma mão podem ser mais seguras que ruas de duas mãos pois o tráfego só vem de um lado. É , normalmente, melhor redecorar uma área mais calma onde o seu trabalho não vai ser apagado por meses do que grafitar em um local de grande circulação onde ele não vai durar um dia. O melhor momento para agir em um local grande é logo antes de um grande evento: decorar a rua principal uma noite antes do carnaval ou de um protesto, ou passar o spray no novo shopping center na noite antes da grande abertura. Considere as maneiras com que os odiadores de arte vão tentar remover o seu trabalho artístico, e leve isto em conta na hora de escolher o seu alvo: por exemplo, eles freqüentemente usam um jato de areia para tirar remover a tinta dos tijolos, do concreto ou de pedras, mas eles provavelmente vão hesitar antes de mirar numa placa chique de algum monumento.

Use as coisas que estão ao seu redor, sejam elas placas de pare (veja Auto-adesivos), ou grandes outdoors (veja Melhorando a publicidade) ou logos absurdos de multinacionais. Se você quiser que seus melhoramentos em placas de pare durem mais, pinte elas no mesmo vermelho que a placa em si; sua mensagem vai ser refletida por faróis de carros passando a noite, já que a sua tinta é opaca, mas não atrairá atenção de outra maneira. Alguns alvos são auto sugestivos: franquias de multinacionais, memoriais a conquistadores genocidas, edifícios camuflados que guardam locais de testes em animais, condomínios sendo construídos para gentrificar bairros. Seja ambicioso: você poderia decorar o campo de um estádio de futebol logo antes de um jogo televisionado, ou deixar todos impressionados por colocar mensagens em prol da liberação dos animais dentro das jaulas do zoológico. Ao mesmo tempo, lembre-se de que pequenos grafites ao longo de uma área podem criar um efeito mais forte e duradouro do que uma única grande obra-prima.

Se você quiser fazer grafites realmente impressionantes, e, locais mortais como o alto da lateral de uma ponte, não fique achando que só porque eles são de difícil acesso sua obra com certeza vá durar mais. Por outro lado, talvez dure, pois tirar o grafite vai custar mais que o dobro ― e além disso, oferecer gratuitamente instalações que certificam a existência de verdadeiras histórias de coragem e desafio é um serviço público, se é que algo é. Equipamento de alpinismo ― e muita prática com ele ― serão de grande ajuda em tais tarefas; traga um amigo com tanta experiência quanto você.

Vigie a área do seu alvo com antecedência. Aprenda a disposição das ruas, becos, campos, cercas e esconderijos tais como arbustos e bosques. Planeja seus trajetos de chegada e de fuga (veja Evasão). Tente notar o quão visível você vai estar e o campo de visão que você terá, a presença de câmeras e outras medidas de segurança, a intensidade do tráfego de pedestres, de automóveis, de polícia e de outras possíveis testemunhas, e a proximidade de delegacias de polícia e de outros locais que podem enviar uma resposta se você for visto. Mantenha um olho aberto para esconderijos de emergência: caçambas de lixo, valas, obras, casas de amigos, bares lotados ou estações de metrô.

Você pode trabalhar sozinho, mas geralmente é mais fácil e seguro trabalhar com alguns companheiros confiáveis (veja Grupos de Afinidade). Definam suas tarefas de acordo com suas preferências e habilidades: uma ou duas pessoas podem ficar de guarda, talvez outra possa ser o motorista para a fuga e, se você estiver tentando fazer um grafite particularmente grande, você pode dividir partes da ação entre duas ou mais pessoas. É também uma boa idéia ter alguém em um número de telefone para onde os outros possam ligar caso alguém seja preso ou se perca (veja Apoio Jurídico).

Planeje suas frases ou ilustrações com antecedência, para não ter o risco de não desenhar nada no último minuto. Se familiariza com a pintura com spray em casa, para que você possa utilizá-lo naturalmente em uma situação de alto estresse. Existem diferentes bicos para latas de spray, que fornecem diferentes graus de fluidez da tinta; quando você for adquirindo experiência, você pode explorá-los e escolher os seus efeitos prediletos. Algumas pessoas recomendam a utilização de gatilhos de engate para tornar a aplicação de tinta mais fácil. Considere a utilização de uma máscara para se proteger dos vapores nocivos da lata de aerossol, e também da identificação pelos seus inimigos. Teste as suas latas de spray antes de sair, e não corra o risco de ficar sem tinta no meio de uma reflexão importante.*

* - Isto nos faz lembrar daquele vídeo hilário no qual um ativista sueco sobe num telhado durante uma manifestação e começa a desenhar um grafite anti-fascista. Entretanto a sua tinta acaba antes dele conseguir terminar, e ele fica lá parado, na frente de centenas de seus compatriotas e das câmeras de vários jornalistas, sacudindo a sua lata vazia em desespero, tendo apenas pixado uma suástica na parede.

É importante fazer silêncio quando em campo; está é uma vantagem de utilizar canetas de ponta grossa. Se você for usar tinta em spray, agite as latas com antecedência, e tente mantê-las aquecidas se estiver particularmente frio na rua. Se você precisar agitar a sua lata de tinta no meio da ação, role a esfera suavemente em um círculo no fundo da lata. Combine uma maneira silenciosa e discreta de se comunicar com seus parceiros; se você não puder usar palavras, considere a utilização de gestos em código ou barulhos de animais.

Não leve com você nada desnecessário que possa lhe identificar como um radical ou vândalo; se você for detido e revistado, você deve aparentar ser um cidadão respeitador das leis. Tenha certeza de manter suas mãos limpas de tinta, e as suas digitais longe de qualquer coisa que você possa ter que largar. Se você sentir que está em perigo, livre-se de tudo que possa lhe incriminar; pelo menos livre-se do bico da sua lata de spray ― se você não tiver como aplicar a tinta quando você for preso, é uma prova a menos a ser usada contra você.

Seja rápido. Se você for pintar mais que um alvo, não chame a atenção correndo por aí, mas também não fique zanzando pela área mais tempo do que o necessário. Faça primeiro os grafites menos chamativos ― uma dúzia de pequenas imagens de estênceis na calçada podem não atrair muita atenção policial, mas depois que "POLÍCIA POR TODO LUGAR E JUSTIÇA EM LUGAR NENHUM" estiver pixado em dez metros de muro do lado do tribunal, é melhor estar a caminho de casa.

Para missões particularmente desafiadoras em áreas para as quais é difícil levar grandes quantidades de tinta e de equipamento, você pode esconder o seu material nas redondezas com antecedência. Em muitas situações, você pode pensar em achar um esconderijo para se trocar perto do alvo, para que você não tenha que sair de casa vestido como você se veste para pintar.

Se você está trabalhando com amigos como guardas, pode ser bom ter rotas de fuga diferentes, e locais definidos para reagrupamento. Depois da ação, fique longe da área por um tempo, mantenha a sua autoria em segredo (veja Cultura de Segurança), e tente não parecer óbvio se você eventualmente voltar para admirar a sua obra.

Pintura à Distância e com ProjéteisEditar

Para pintar a uma curta distância ― por exemplo, pintar uma frase em um outdoor alto do chão ― fixe uma lata de spray na ponta de uma longa vara e opere-a com uma alavanca (figura 10.2). Coloque um "espaçador" saindo de perto da lata, para que você consiga manter a lata de tinta a uma distância fixa do local a ser pintado; o espaçador deve escorregar suavemente pela superfície. Você também pode usar rolos de tinta na ponta de varas.

Para decorar de uma distância maior encha pistolas d'água a pressão (figura 10.3) ― como o modelo ["super soaker"][1] ― com tinta; não há muita precisão com este método, para dizer pouco, mas às vezes tudo que você precisa para passar o seu recado é fazer bagunça. Melhor ainda, ache um extintor de incêndio antigo, à pressão ― os cromados com a mangueira flexível, usados para dispersar água (figura 10.4). Certifique-se de que ele está vazio, então use um funil para enchê-lo com uma mistura de uma parte de água para uma parte de tinta acrílica para paredes. Verifique se a mistura não está muito grossa a ponto de entupir o mecanismo de borrifo; se você vai utilizar sobras de tinta ou tinta suja e com pedaços secos, filtre-a em uma meia-calça antes. Pressurize o extintor sorrateiramente em um posto de gasolina, ou com uma bomba de bicicleta. O extintor de incêndio ou terá um medidor para indicar quando está com pressão suficiente, ou uma placa listando a pressão máxima. Usando isto, você pode pintar a até 15 metros de distância; você pode melhorar um outdoor, pintar os visitantes de uma fileira de policiais da tropa de choque, ou decorar um estacionamento inteiro de veículos utilitários. Limpe bem o extintor de incêndio após a ação para conseguir usá-lo novamente. Pratique antes de usá-lo em campo, para que você saiba quanta tinta usar.

Se você precisar fazer sua pintura com projéteis, você pode encher bolas de natal com tinta, ou abrir a base de lâmpadas incandescentes usadas e fazer o mesmo (figura 10.5). Ambos podem ser selados com fita isolante ou cera de vela, e levados em pequenos engradados. Certifique-se de não deixar suas digitais neles ― você deve usar luvas quando for preparar o projétil. Para uma maior dispersão da tinta, mistura tinta em partes iguais com solvente (para tintas a óleo) ou água (para tintas acrílicas). Pense com antecedência que cor de tinta irá melhor complementar o padrão de cores do seu alvo. Para ter certeza que o seu projétil não irá ricochetear no alvo e acertar você, atire em ângulo; isto também vai garantir que os respingos de tinta irão voar para longe de você. Para fazer um projétil de tinta com cera, pegue um balão cheio de ar e mergulhe-o em cera derretida; deixe esfriar, e então repita o processo mais ou menos vinte vezes antes de tirar o balão da casca, enchê-la com tinta e selar o buraco com mais cera. Muito menos de vinte mergulhos e ele pode quebrar cedo demais; muito mais e ele pode não quebrar.

Você também pode fazer bombas de tinta com os próprios balões. Use bexigas, que foram projetadas para serem enchidas com líquidos: outros balões podem ser muito pequenos ou frágeis, e podem explodir quando você menos esperar. Proteja cuidadosamente a área na qual você vai produzi-los, já que é fácil fazer uma grande bagunça; trabalhe com um amigo. Você precisa que cada balão contenha ar suficiente para que ele estoure contra o alvo, e tinta suficiente para que deixe uma mancha sem ser pesado demais para arremessar. Em primeiro lugar, encha o balão com mais ar do que você vai precisar no final, já que algum ar irá escapar no processo de enchimento. A seguir, usando um misturador de combustíveis de dois ciclos (two cycle fuel mixer) ou outra ferramenta que possa funcionar como uma grande seringa, encha o balão com a quantidade apropriada de tinta, apoiando a base do balão enquanto enche e sendo cuidadoso para não deixar muito ar sair (figura 10.6). Quando o balão contiver as proporções corretas de ar e tinta, aperte o bocal, remova a seringa, e dê um nó. Tenha certeza que você não está sujo de tinta do processo de produção quando você for utilizar as bombas de tinta. Transporte-as em sacos plásticos lacrados, e arremesse-as como se arremessa uma bola de futebol americano, para que eles voem dos seus dedo rodando em espirais pelo ar.

Finalmente, se seu o alvo for muito pequeno ou não precisar de muita tinta, você pode jogar projéteis de paint ball com um estilingue.

Decorando VidroEditar

Você pode encontrar solução ou creme para gravar em vidros em algumas lojas de artes e artesanato, mas ela pode estar trancada atrás do balcão. Pode ser usada para marcar o vidro ― mas tenha cuidado, você não quer que esta coisa encoste na sua pele! Se você consegui-la na forma líquida, você pode colocá-la em um aplicador de cera de sapatos ou algo semelhante, e aplicá-la com a esponja da ponta para escrever uma mensagem ou apenas fazer uma mancha nas vitrines corporativas que você quiser arruinar. Com certeza chama menos a atenção que um taco de beisebol! Se você não puder chegar tão perto, coloque-a num borrifador. Para aplicar a uma distância ainda maior, você irá precisar de casca de ovo ou de uma lâmpada ― não use uma bola de natal, pois eles são tão finos que o fluido os corrói. Se você for usar uma casca de ovo, faça um furo em uma das pontas do ovo e drene; encha com o creme ou fluido e feche o furo com fita isolante sem embrulhar todo o ovo com ela. Se você for usar uma lâmpada, desatarraxe a base da lâmpada ou faça um furo nela, encha com a solução corrosiva, e use fita isolante para selar a base antes de arremessar. Certifique-se que você não deixou nenhuma digital. Considere a utilização deste método para embaçar parabrisas de certos veículos e os vidros do displays de certas máquinas, assim como os vidros de fachadas corporativas. isso memoo

Você também pode também enrolar o seu dedo em lixa-ferro para escrever rapidamente no vidro ou em aço inoxidável.

Refinando seu MétodoEditar

Quando você estiver envolvido com o grafite a tempo suficiente para conhecer a sua arte, considere a possibilidade de mudar das latas de spray e marcadores pré-fabricados para começar a fazer o seu próprio equipamento e a misturar os seus próprios corantes. Os métodos mais comuns que você pode usar para isto são baldes de tinta e tintas a álcool e corantes. Os dois tipos não se misturam.

0011.jpg

Os baldes de tinta geralmente possuem uma grande variedade de cores; Rustoleum é uma marca comum (N. do t. ― nos E.U.A., pelo menos). Não é tão permanente quanto muitas tintas, mas normalmente não se gasta muito rápido. Tenha certeza de usar tintas a base de óleo ou solvente. Você não pode colocar tinta em muitos marcadores, então tente colocar em aplicadores de cera de sapatos ou em algo similar. Se você quiser que goteje mais, dilua a tinta com combustíveis minerais. Não use um thinner, como xileno, que destrói plásticos, se você for aplicar com algo de plástico.

A tinta com álcool é reconhecida por manchar mais que as tintas à base de óleo ou água. Nos Estados Unidos, Marsh e Pilot são duas marcas bem conhecidas. Essas tintas geralmente ficam bem em paredes, fluem bem em marcadores, e é difícil de remover. Sozinhos, os corantes para tingir couro não impressionam muito, e não fluem tão bem quanto as outras tintas à álcool, mas você pode misturar essas tintas com o corante para couros para conseguir cores maravilhosas que são extremamente difíceis de remover. Tenha cuidado ao manusear essa mistura ― é tão difícil de remover na sua casa quanto é na rua. Para levar as coisas ainda mais longe, você pode colocar também fluido de freio. Fluido de freio é corrosivo e corrói a tinta, assim como a solução para gravar em vidros faz com vidros, fazendo uma marca ainda mais permanente. Tenha certeza de usar fluido de freios DOT3. Mantenha-o longe de suas mãos, e não coloque muito na sua mistura.

Ao invés de pintar uma superfície, você pode conseguir o mesmo resultado aplicando removedor de tinta a uma superfície que já esteja pintada.

Tente misturar diferentes proporções de tintas a álcool e corantes para couro com variadas quantidades de fluido de freio, comparando as diferentes capacidades de manchar, de fluidez e consistência. Você pode tentar fervê-los juntos e então usar um thinner, já que eles podem engrossar quando aquecidos. Você também pode tentar adicionar fluido de freio a uma tinta em balde, e pó de alumínio para fazê-la brilhar. Se outra pessoa está usando uma receita de tinta que lhe interessa, e ele se recusa a divulgar, consiga uma amostra e deixe-a decantar com o tempo até que separe os seus componentes.

Disfarçando as Suas FerramentasEditar

Se você está exercendo sua liberdade de expressão em uma área muito guardada pelo sistema repressivo, pode ser um grande inconveniente estar de posse de qualquer material que pareça uma ferramenta de grafite. Eis aqui dois exemplos de maneiras de fazer o seu equipamento de pintura se parecer com inofensivos materiais domésticos.

Marcador de Protetor LabialEditar

Ingredientes
  • Cartucho de protetor labial
  • Tinta a álcool
  • Vela e fósforos
  • Apagador de quadro negro com feltro
  • Um conta-gotas ― costumam vir com potes de tintas a álcool

Instruções

1.Retire todo protetor labial do seu cartucho. 2.Derreta um pouco de cera e pingue dentro do cartucho, assim o fundo estará selado e não irá vazar nada de tinta. 3.Use o conta-gotas para encher o cartucho com a tinta da sua escolha. 4.Rasgue uma tira do feltro do apagador. Corte mais ou menos 1/4 de polegada da tira. Enfie ela no cartucho, deixando espaço suficiente para que você consiga encaixar a tampa de volta. 5.Use o conta-gotas de novo e pingue um pouco de tinta na ponta de feltro até que ela fique saturada. Use-a para escrever grafite. Quando a ponta ficar seca, molhe-a novamente com o conta-gotas e tinta.

Marcador de Tinta de Fita de VideocasseteEditar

Ingredientes
  • Fita VHS com aba de plástico
  • Chave-de-fendas
  • Estilete ou alicate
  • Pistola de cola quente ou epóxi
  • Silver tape
  • Tinta a álcool
  • Meia velha ou outro enchimento
  • Dois apagadores de feltro para quadro negro

0012.jpg
Instruções

Primeiro, retire a parte do cartucho de VHS que protege a fita exposta. É aqui que os apagadores de quadro negro irão. Depois, desaparafuse o caixa da fita de videocassete e tire tudo de dentro. Sele o interior com silver tape e epóxi para que não vaze: use a silver tape para fechar os vãos e sele-os com epóxi. Não conte com a fita para selar algo sozinha. Use o estilete ou alicate e corte todas as saliências plásticas de dentro do conteiner. Quando houver espaço suficiente para o enchimento e para a ponta de apagador, espalhe epóxi nas margens do cartuch, e então feche-o novamente, selando-o. Agora você possui um conteiner completamente lacrado para a sua tinta.

Corte o seu enchimento e enfie-o no cartucho. A sua função é sugar a tinta: quanto menos você colocar, mais o seu marcador gotejará. Encher três quartos do cartucho com o enchimento deve funcionar bem. Agora corte o feltro do apagador para que possa encaixar no espaço onde a fita estava, para ser a ponta do seu marcador. Será preciso um apagador inteiro e um pedaço de outro para encher bem esse espaço. Para uma maior duração da ponta, cole todas as partes do apagador com epóxi e então fixe-as em sua posição também com epóxi. Tenha certeza que a epóxi selará todo o espaço em torno da ponta, para que toda a sua tinta não vaze quando você tentar escrever.

Será preciso muita tinta para encher este marcador. Mantenha-o no estojo original da fita cassete.

Outras AplicaçõesEditar

0013.jpg

Você pode transformar um rolo de tinta em uma impressora portátil. Use uma lâmina de barbear para remover os pelos em uma imagem em negativo do que você quer imprimir. Mergulhe-o em tinta e role sobre uma superfície: a sua palavra ou desenho aparecerá repetidas vezes (figura 10.8). Pode ser possível adaptar este método para pneus de bicicleta ou uma cobertura que possa ser fixada neles, para imprimir enquanto passeia.

Você pode usar sal, cal ou outro herbicida para escrever uma grande mensagem em um gramado verde. Para um efeito ainda mais retardado, plante sementes de flores em um desenho.

Para enfatizar os aspectos socialmente responsáveis do grafite, escreva em calçadas sujas e manchadas limpando-as. Leve uma pequena garrafa borrifadora de água sanitária e uma escova de esfregar; desenhe ou escreva com a água sanitária, e agite as linhas com a escova de esfregar. Como você está "limpando" você pode fazer isso em plena luz do dia.

Você pode pintar um mural iluminado na superfície iluminada de uma máquina de refrigerantes, se você lixar a superfície com uma lixa fina antes para remover a camada anti-grafite.

Para uma abordagem mais ecológica no estilo faça-você-mesmo, dilua tinta acrílica com álcool de cereais puro e aplique com um borrifador.

Em certos casos nos quais tudo que você precisa para alcançar seu objetivo é fazer uma grande fuzarca ― se vai haver um comício fascista ou uma reunião capitalista na cidade e você quer fazer isto sair muito caro para eles, por exemplo ― pode ser o suficiente carregar umas latas cheias de tinta para parede para largar por vários lugares ou arremessá-las de um lugar bem alto. Seja cuidadoso para não espalhá-la de uma forma que seja difícil para você ou para outras pessoas com quem você se importa não pisarem na tinta ― você não quer ficar marcado como culpado!

Para fazer um grande carimbo, você pode cortar espuma na forma desejada, montá-la numa tábua, mergulhá-la numa bandeja de tinta, e apertá-la contra a superfície desejada. Este método pode ser usado para carimbar calçadas com o fundo falso de uma caixa.

-Falta o como fazer, Renato- -Têm gente muito impaciente-

  • Tradução de Renato Paulo de Magalhães

Receitas Para o Desastre
Comida Não Bombas Grafite Performances de Guerrilha

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória