Fandom

Protopia Wiki

Graffiti

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Share

Receitas Para o Desastre
CrimethInc
Ingredientes
varias camadas de roupa- para se você precisar de mudar de aparência rapidamente
sapatos confortáveis para correr
bicicleta, skate ou outro veículo de fuga
luvas de borracha-para manter suas mãos livre de tinta
lata de spray, tinta de parede, rolinhos e bandejas, estêncils e outros equipamentos para decoração
Instruções

O grafite se destaca entre os incontáveis métodos de livre-expressão (veja Stenciling, Wheatpasting, Billboard Improvement, Asphalt Mosaics, Stickering, and Banner Drops and Banner Hoists) pela sua simplicidade, sua fala direta e pelo seu tradicionalismo histórico. Pode ter certeza que judeus faziam grafites anti-romanos em gaza dois milênios atrás, assim como palestinos pintam slogans la atualmente.

Existem muitas ocasiões diferentes nas quais esta tática é apropriada. Você pode simplesmente levar um canetão com você a todos os lugares que for, e escrever pequenas mensagens em superfícies mudas. Eventualmente, em uma multidão já engajada em táticas ilegais (veja Blocs, Black and Otherwise, pg 127. and Marches and Parades, pg 336), indivíduos podem usar a oportunidade para redecorar seus arredores de maneira mais completa. Mais frequentemente, o grafite é feito por pequenos grupos, agindo sob a proteção dos cantos escuros, aplicando táticas relâmpago.

Se você vai usar a tática relâmpago, primeiro precisa arrumar um bom disfarce e história de cobertura. A sua presença não deve transparecer nenhuma intenção, não deixe que ninguém suspeite, não importa quão deserta ou movimentada seja a área em que você vai estar trabalhando na hora da ação. Em uma vizinhança você pode sair caminhando com um cachorro, ou trotando em um traje de corredor. Em um bar ou zona universitária pode posar como um amoroso e desagradável casal heterossexual.

Quando estiver escolhendo alvos, pese a visibilidade e a aptidão de cada local com o risco de ser pego e com a possibilidade do grafite ser apagado. Os melhores alvos são áreas extremamente movimentadas de dia, mas quase totalmente vazias e sem proteção a noite. Não achando essas áreas procure locais escondidos da imediata visão de autoridades locais, mas ainda visíveis a outros. Ruas de uma mão podem ser mais seguras que ruas de duas mãos pois o tráfego só vem de um lado. É , normalmente, melhor redecorar uma área mais calma onde o seu trabalho não vai ser apagado por meses do que grafitar em um local de grande circulação onde ele não vai durar um dia. O melhor momento para agir em um local grande é logo antes de um grande evento: decorar a rua principal uma noite antes da festa junina, ou passar o spray no novo Shopping na noite antes da grande abertura. Considere as maneiras que odiadores de arte vão tentar remover o seu trabalho artístico, e pense nisso na hora de escolher o seu alvo: por exemplo, eles usarão um sandblaster(ferramenta que atira areia em alta pressão) para tirar desgastar a tinta fora dos tijolos, concreto ou pedras, mas eles provavelmente vão hesitar antes de mirar numa placa chique de algum monumento.

Use as coisas que estão ao seu redor, sejam elas placas de pare (veja Stickers, pg 520), placas grandes de propaganda(veja Melhoramento de propagandas, pg 114) ou logos absurdos de multinacionais. Se você quiser que seus melhoramentos em placas de pare durem mais, pinte elas no mesmo vermelho que a placa em si; sua mensagem vai ser refletida por faróis de carros passando a noite, a tinta não reflete enquanto você pinta, mas não atrairá atenção de outra maneira. Alguns alvos são auto sugestivos: franquias de multinacionais, memoriais a conquistas genocidas, edifícios camuflados que guardam locais de testes em animais, condomínios sendo construídos para pessoas ricas. Seja ambicioso: você poderia decorar um estádio de futebol logo antes de um jogo televisionado, ou deixar todos impressionados por colocar mensagens em prol da liberação dos animais dentro das jaulas do zoológico. Ao mesmo tempo, lembre-se de que pequenos grafites ao longo de uma área podem criar um efeito mais forte e duradouro do que uma única obra-prima.

Na questão de fazer grafites realmente impressionante, locais mortais como o alto da lateral de uma ponte. Não assuma que só porque eles são de difícil acesso sua obra vá durar mais. Por outro lado, talvez dure, pois tirar o grafite vai custar mais que o dobro- e de qualquer maneira, oferecer gratuitamente instalações que certificam a existência de verdadeiras histórias de coragem e desafio é um serviço público, se é que algo é.

  • Tradução de Renato Paulo de Magalhães

Receitas Para o Desastre
Comida Não Bombas Graffiti Performances de Guerrilha

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória