Fandom

Protopia Wiki

Estado Burocrático – homo sacer

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

CAPÍTULO VI
Manual de Contra-História na Antimodernidade
Eduardo Antonio Bonzatto

(a dominação de muitos – Estados totalitários e Estados de bem estar social – o recrudecimento dos homens matáveis)

HOMO SACER

CONFLITO: Guerra Civil
VÍTIMAS: franceses colaboracionistas X franceses partisans / alemães arianos X alemães judeus / espanhóis fascistas X espanhóis socialistas / italianos fascistas X italianos socialistas / americanos protestantes X americanos pobres, imigrantes, negros, etc.
FILMES: Regras da Guerra; Arquitetura da Destruição; 1900 Homo Sapiens; O poder vai dançar.
«Edward Shils dirá que a sociedade de massa traz a população de “fora” para “dentro” da sociedade. “O centro da sociedade – as instituições centrais e os valores centrais que guiam e legitimam essas instituições – estende suas fronteiras. A maior parte da população (a massa) agora se relaciona de maneira mais estreita com o centro do que no caso das sociedades anteriores ou na fase inicial da sociedade moderna. Nas sociedades anteriores uma parte substancial da população, frequentemente a maioria, nascia e permanecia para sempre como outsiders” .

As idéias dos economistas e filósofos políticos, seja quando estão certos ou quando estão errados, são mais poderosas do que comumente se julga. De fato, poucas outras coisas governam o mundo. Homens práticos, que se supõem inteiramente isentos de quaisquer influências intelectuais, são em geral escravos de algum economista já morto. Os tresloucados no poder, que ouvem vozes no ar, estão haurindo seu desvario de algum escrevinhador acadêmico de anos antes.

»
(John Maynard Keynes)

A revolução russa e os fundamentos da dominação eurocêntrica Estado Burocrático – homo sacer A invenção do Iraque, um paradigma

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória