Fandom

Protopia Wiki

Estêncil

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Receitas Para o Desastre
CrimethInc



InstruçõesEditar

Estêncil é a impressão, gravura e serigrafia dos pobres. É a maneira mais fácil e barata de imprimir a mesma imagem várias vezes em diferentes superfícies em diferentes lugares.


Em primeiro lugar, você precisa de um desenho. Você não precisa ser e se sentir um artista para fazer um. Uma das melhores coisas sobre o estêncil é que uma vez que cada impressão é igual e consiste somente de positivo e negativo, ele faz com que todos os desenhos pareçam bons e bem-definidos. Se você quer transformar uma imagem que ainda não esteja em preto e branco em um desenho de estêncil, você pode traçar as formas e linhas básicas e preenchê-las, ou então fazer diversas fotocópias dela em alto-contraste; têm também um programa de gráficos para computadores capaz de fazer isso. Lembre-se, você não pode ter nenhum espaço negativo flutuante dentro da área de impressão de um estêncil, a menos que você queira tentar suspender as peças do estêncil com um cordão ou outra coisa.


A seguir, você precisa de um material no qual cortar o estêncil, algo fino o suficiente para cortar e carregar mas forte o suficiente para durar. Casas de xerox e outros lugares que fazem plastificação de documentos freqüentemente têm grandes quantidades de sobras de lâminas plásticas disponíveis que você pode conseguir de graça. Lâminas plásticas são fáceis de cortar estênceis: coloque-a sobre uma imagem e comece a cortar imediatamente. Papelão funciona também, apesar de que pessoas com algum experiência em estêncil têm a tendência de trocá-los por materiais que são menos volumosos e mais duráveis. Cartolinas, pôsteres, pisos vinílicos e lâminas de raios-x são outras opções. Para estênceis maiores, você pode usar papel de parede, colocando papel contact do outro lado para aumentar a durabilidade. Você também pode usar também o plástico no qual algumas gráficas expressas imprimem as suas maiores publicidades de dentro da loja, ou os anúncios publicitários enfiados em molduras dentro dos vagões de metrô em algumas cidades. Se você vai fazer um estêncil realmente grande e deseja um alto grau de precisão, você pode usar um projetor para projetar a imagem no material enquanto corta.


Quando você for cortar o seu estêncil, quanto mais afiada e precisa por a sua lâmina, melhor. Estiletes são o mais comum, embora dê para fazer até com tesouras. Se você estiver usando transparências ou outro plástico similar, você pode cortá-las rapidamente com um ferro de solda; usando o mesmo ferro, você pode derretê-los juntos nas bordas para formar um estêncil maior.

0018.jpg

O método mais comum para realizar o estêncil é com tinta spray. Bicos diferentes proporcionam diversos tipos de fluidez e de velocidade, que lhe permitem realizar diferentes efeitos. Muitos recomendam usar tinta fosca ao invés da com brilho. Você também pode aplicar tinta com um rolo de pintura. Ao fazer isso, tenha o cuidado de passar o rolo no mesmo sentido em que as pequenas peças ou tiras do estêncil se estendem, para que não os dobre pro lado errado. Você pode fazer desenhos multicoloridos, para qual dois ou mais estênceis são aplicados na mesma área; cuidado, cores claras podem sumir se forem pintadas sobre cores mais escuras. Para obter precisão, pode ajudar ter marcas guia na sua imagem, de forma que você saiba onde segurar os estênceis seguintes após aplicar a primeira camada. Se você está trabalhando numa arte com vários estênceis em uma área em que as "autoridades" querem deixar livre de arte, você pode fazer várias impressões de cada camada de uma vez só, recomeçando com a próxima camada quando elas tiverem secado, ou fazer a mesma coisa com um parceiro.


Você pode usar adesivo em spray para fixar o seu estêncil a uma parede ― isso vai diminuir o escorrimento de tinta pelas bordas, e permitirá que você trabalhe com as duas mãos livres ― ou simplesmente use pedaços de fita adesiva para fazer a mesma coisa. Para estênceis detalhados você pode fazer pequenos "ossos" do lado no qual você aplica a tinta, para tornar o estêncil mais rígido e manter todas as partes contra a superfície que você está decorando. Quando for aplicar estêncil em campo, use luvas descartáveis de látex, e livre-se dela antes de ser parado por alguém, para que não haja tinta nas suas mãos lhe acusando do seu crime.


Para transportar e aplicar o seu estêncil, pode ser útil instalá-lo no fundo de uma sacola de compras, mochila ou caixa de pizza: você coloca o item no chão, usa a lata de spray dentro dela para aplicar a tinta, para parecer, para quem está longe, que você está simplesmente remexendo nela. Se o se estêncil têm duas regiões com cores diferentes, você pode fazer uma divisória no fundo da sacola ou da caixa, e levar duas latas de spray nela. Se isso não der certo, um pequeno estêncil pode ser guardado dentro de um caderno, ou numa sacola plástica. Um estêncil maior pode ser levado em uma pasta de artista, se você aparentar ser alguém que estuda artes. Grandes estênceis têm uma tendência a se entortar mais; é importante mantê-los rijos para que funcionem.


Estêncil de GizEditar

Em muitas situações, é legal ou semi-legal escrever nos muros e nas calçadas com giz, mas não com tinta. Se você quer evitar problemas legais imediatos enquanto estiver aplicando uma arte, tente fazer um estêncil de giz.


Esmague giz, adicionando pó de carvão para fazer uma cor mais escura se você quiser. Use adesivo em spray no local, e então coloque o seu estêncil no lugar. Role o rolo no pó de giz e depois no seu estêncil. Isto funciona melhor para desenhos grandes, sem muitos detalhes; cria uma imagem temporária que sai fácil.


Outras AplicaçõesEditar

Depois que você já estiver familiarizado com os pequenos, você pode fazer um estêncil de trinta metros! Pegue um rolo de papel de pintor deste comprimento, e corte as letras e desenhos nele. Pegue uma ou três latas de tinta "mal preparada" em qualquer lojas de tintas (sai mais barato, ou até de graça), e um rolo de pintura largo. Tarde da noite, com três pessoas para ser o mais rápido possível, joguem o estêncil sobre uma superfície de concreto: uma pessoa o desenrola, uma pessoa passando o rolo de tinta sobre ele, e a terceira pessoa rolando o papel atrás. Use vigias se você dispuser de mais algumas pessoas interessadas. Se os bombeiros não forem chamados para lavar a tinta antes dela secar (como aconteceu com as feministas que tentaram isto em Boston alguns anos atrás), haverá uma nova mensagem emocionante para todo o mundo no centro ― com outra mensagem dentro dela: espaço público pode ser reclamado.


Você também pode usar estêncil para imprimir desenhos em papel ou tecido, onde se poderia usar serigrafia: use uma esponja para aplicar a tinta apropriada através do estêncil no seu material. Você pode misturar em partes iguais tinta acrílica com tinta para tecido para usar em roupas.


Você pode fazer um carimbo com uma batata cortando um desenho nela em negativo ― pronto, uma xilogravura descartável.


Você pode utilizar um projetor ou construir um aparelho para projetar mensagens ou imagens nas laterais de grandes prédios, para mostrar seu ponto de vista sem realmente encostar em nada. Um aparelho semelhante, em uma escala menor, pode ser usado para comentar os filmes de Hollywood em seqüências que são descaradamente mentirosas.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória