Fandom

Protopia Wiki

Cultivo/Alimentos/Hortas urbanas ou de telhado

< Cultivo | Alimentos

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão2 Share

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

ortas urbanas ou de telhados


É possivel fazer hortas em pequenos espaços, desde que a água (incluindo água já usada) esteja disponível. Cultive vegetais que adicionem sabor e nutrientes à dieta. Ervas, cebolas, tomates, pimentões e vegetais de folhas verdes escuras como espinafre são ideais.

Existem três factores principais para se fazerem hortas de telhado:

  • As hortas devem ser leves.
  • As hortas devem custar pouco ou nada.
  • Os métodos devem ser fiáveis – para que as pessoas desenvolvam a sua confiança no método.

De acordo com a nossa experiência, praticamente qualquer coisa pode crescer em uma sementeira rasa. A profundidade da sementeira determina com que frequência se deverá regar.

Os fertilizantes são um grande problema em áreas urbanas – é pouco provável que haja estrume disponível. Os fertilizantes inorgânicos podem ser conseguidos mais facilmente. Os adubos compostos também são mais difíceis de serem feitos em telhados devido ao cheiro, pragas de insectos e ratos.


Hortas em pneus

Pneu1.gif

Hortas em pneus são fáceis de serem feitas e transportadas. Pneus velhos geralmente podem ser encontrados na maioria dos lugares. Coloque um pneu de carro deitado no chão. Corte a parte lateral superior com uma faca afiada ou um machado. Se disponível, coloque um pedaço de tela de arame na base (ignore isto se a tela não estiver disponível). Cubra com um pedaço de plástico suficientemente grande para cobrir toda a base e parte dos lados internos do pneu. A seguir vire a parte lateral superior (a qual for cortada) de cabeça para baixo. Ela se encaixará bem justa sobre a lateral inferior, mantendo o plástico firmemente no lugar.


Pneu2.gif

Técnica do triplo pneu

Uma grande preocupação que as pessoas possuem é o efeito de possíveis vazamentos na estrutura de seus telhados. A ECHO experimentou as várias alternativas para evitar vazamentos e contacto direto com o telhado. Os pneus podem ser usados e levantados do chão com madeiras ou pedras.

Com esta técnica do triplo pneu, são colocados três pneus um sobre o outro e apoiados por estacas de madeira. Os pneus são colocados com 50 cm de distância uns dos outros e as estacas são passadas por dentro dos pneus como é mostrado na fotografia. A tela de arame e plástico são colocados na base, onde são feitos alguns orifícios pequenos para drenagem e para que a água goteje. A palha de coqueiros pode ser adicionada ao adubo composto para que retenha a água. As folhas de banana são espalhadas em torno do caule das plantas.

Meio de plantio

Qualquer tipo de solo ou adubo pode ser usado para hortas de telhado. É pouco provável que solo esteja disponível. O uso de adubo composto é ideal mas dificilmente estará disponível em quantidades suficientes e, sendo assim, outras alternativas são necessárias. Tente usar folhas de bananeira cortadas, cobertas com uma camada de restos de vegetais, capim e uma camada fina de adubo composto. Cubra com folhas de bananeira e isto irá decompor-se dentro de poucas semanas, se estiver fazendo calor. Você poderá plantar vegetais antes que o material orgânico tenha se decomposto.

Reduzindo o peso

Latas de refrigerantes vazias podem ser usadas para duplicar o volume do solo sem aumentar o peso. Uma vez adicionadas ao solo, elas lá permanecem e podem ser reutilizadas muitas vezes. As latas retêm água e ar e as raízes geralmente crescem para dentro das latas. Faça cortes nos lados das latas.

Em vez de latas pode-se também usar a palha de coqueiros, que é porosa e leve.

Box3.gif

Canteiros rasos

Estes canteiros são montados sobre plásticos com um pedaço de madeira de 5-6 cm de profundidade aos lados. Cobrir as hortas de telhado com capim ou folhas secas é muito importante para reduzir a frequência de regagem. A regagem deve ser feita muito regularmente em canteiros rasos


Canteiros em forma de porta

Muitas casas em áreas urbanas não têm espaço para hortas. O solo pode ser duro e infértil. Mas aqui está uma idéia prática que praticamente qualquer família pode implementar. Ela funciona melhor se algumas famílias trabalharem juntas e construírem uma horta em cada dia ou semana.

1. Encontre um espaço do tamanho de uma porta. Demarque um lote que seja aproximadamente do mesmo formato de porta (cerca de 1 metro de largura e 2 metros de comprimento). Faça um buraco no solo até aproximadamente à altura do joelho. Se várias pessoas trabalharem juntas, isto pode ser feito rapidamente, mesmo se o solo for muito duro e seco. Tenha o cuidado em manter separado o solo superior (de cor escura), do solo inferior (de cor mais clara e com mais pedras), fazendo dois montes.

2. Todas as famílias trazem os seus restos de material orgânico doméstico daquele dia e deitam-nos no buraco – cascas e restos de legumes, restos de papel, ossos de animais, cascas de ovos. Use também grama (relva) ou mato cortado.

3. Quando o buraco estiver cheio pela metade, deite água até cobrir os restos. Adicione então o subsolo, seguido do solo superior.

4. Plante fileiras de sementes de legumes e cubra com capim ou folhas de bananeira como material orgânico. Mantenha bem regado.

5. Decida agora que casa terá o próximo canteiro! Se tiver espaço, você poderá construir vários canteiros sucessivamente..

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória