Fandom

Protopia Wiki

Construção/Utilitários/Compressor de Ar com Motor de Geladeira

< Construção | Utilitários

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Para montar um compressor simples, usando um motor de geladeira, você vai precisar:

1. 1 compressor de geladeira recondicionado ou usado em bom estado. O modelo de 1/4 HP é o bastante. 2. 1 relé para dar partida. 3. 1 plug macho para tomada e 02 metros de fio elétrico de boa qualidade. 4. 2 filtros de combustível para automóvel. O mais simples já resolve. 5. 2 duas braçadeiras para 1/4 ( nas lojas de ferragens tem) 6. 3 metros de mangueira de ar comprimido de 1/4. (Você deverá encontrar mais facilmente em lojas que vendam artigos para compressores.)

Montagem: • Peça a um técnico em refrigeração para instalar o relé e ligá-lo na fiação para tomada. Diga a ele que você precisa que o motor seja fonte de ar comprimido para o aerógrafo. Nesse caso ele deverá fechar as quatro saídas que ficam na parte mais baixa do motor. Você mesmo pode fechar com fita isolante sem problema. (O meu está fechado assim)

<imagem>

• Na parte superior deverão ficar apenas duas saídas, em lados opostos, pois uma será a saída para o aerógrafo e a outra será por onde o motor irá puxar o ar. Quando o motor for ligado após a montagem, veja com a mão qual a abertura que puxa o ar com mais força. Essa será a entrada do ar. • Coloque um pedaço de mangueira (uns 20 cm) para ar comprimido na entrada, encaixe o primeiro filtro de combustível e prenda a junção da magueira no compressor com uma braçadeira. Essa medida vai ajudar que não entre poeira no compressor.

<imagem>

• Na parte da saída, coloque outro pedaço de mangueira (30 cm), prenda ao compressor novamente com uma braçadeira e encaixe o segundo filtro. Isso vai ajudar a reter a umidade e o óleo. Atenção: O fluxo do ar deverá ser o indicado pela seta do filtro do combustível, tanto na entrada quanto na saída. Coloque agora o restante da mangueira na outra ponta do filtro de saída e seu compressor está pronto para usar.

<imagem>

Importante:

Para um melhor controle da pressão que vai para o aerógrafo, logo depois da saída você pode construir um regulador de pressão primitivo, usando os seguintes materiais: • um válvula em forma de "T" com rosca e três saídas para 1/4. • uma válvula para gás de lampião com registro • um rolo de fita veda-rosca • dois espigões com rosca medindo 1/4" (na casa de ferragens eles sabem o que é).

<imagem>

MONTAGEM: • Passe a fita veda rosca nas roscas dos espigões e atarrache-os em duas pontas do T • Repita a veda rosca na vávula de gás. • Corte um trecho da mangueira após o filtro da saída, encaixe os espigões e abra um pouco o registro do gás.

Ligue o compressor e veja se sai ar pelo registro. Caso isso ocorra, faça o teste com o aerógrafo e veja quanta pressão é ideal para seu uso. A vantagem desse sistema é que tendo uma saída, você não sobrecarrega de ar o seu aerógrafo, com o perigo de danificá-lo.

<imagem>

FONTE: http://www.nauticurso.com.br/download/compressor.pdf

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória