Fandom

Protopia Wiki

Construção/Earthship

< Construção

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Earthship
P1020816.jpg
Pneus e garrafas de vidro ou plástico, latas de refrigerante, embalagens recicláveis - muitos diriam "montanhas de lixo imprestável sujando a paisagem", mas nem todos sofrem da "limitação da imaginação sem limites". Na Califórnia da década de 1970 indo contra todas as convenções um arquiteto chamado Michael Reynolds viu possibilidades onde outros viam restos.

A base de sua bioctetura é a idéia de construções energetica e climaticamente sustentável construídas com o refugo de uma sociedade que o produz mais do que qualquer outra coisa. Reutilizando materiais considerados lixo, busca-se desenvolver tecnologias de longa duração que visem acima de tudo a autonomia e conforto de seus habitantes com baixo impacto sobre o meio. Daí a idéia de uma casa que seja uma "naveterra".

Casas de pneus conservam uma temperatura agradável em meio ao deserto e à neve, capazes de resistir a terremotos e furacões, verdadeiros bunkers, extremamente baratas e duráveis. Uma parede de pneu se rebocada de forma apropriada, coberta por um telhado, pode durar nada menos que 30.000 anos. Sem falar que para construir uma casa naveterra são utilizados de 500 a 5000 pneus usados, que se não fosse esta proposta acabariam em lixões e arroios nas zonas rurais ou nas periferias das cidades.

Todo o sistema de construção está interligado inteligentemente como um ser vivo. Além dos humanos os Earthships construídos no deserto do Novo México abrigam plantas tropicais como bananeiras e tomateiros irrigados com a água utilizada das pias das cozinhas. Sua energia produzida pelas potencialidades infinitas do sol e do vento dispensa a necessidade de postes e monstruosidades como grandes hidroelétricas. Seu Esgoto é tratado em um espaço adjacente a casa através de um sistema alimenta plantas e permite a criação de adubo orgânico.

A naveterra pode ser uma solução viável para as construções em uma zona autônoma. Criar a casas e espaços coletivos, bibliotecas e oficinas quase inteiramente com garrafas, latas e pneus cheios de terra diminui em muito os gastos que são reduzidos a questões superficiais quanto ao acabamento, podendo ser ainda mais minimizados com a aplicação conjunta de outras técnicas.

Um mundo de possibilidades se revela quando unimos conhecimento e criatividade. Depois de Earthship torna-se impossível ver um pneu usado do mesmo jeito...



Guerreiro do LixoEditar

Guerreiro do Lixo (Garbage Warrior) é o nome de um documentário que mostra a luta legislativa de Michael Reynolds para divulgar esta técnica de construção nos Estados Unidos. E algumas das experiências de construção de Earthships em países do terceiro mundo, na Índia depois de um Tsunami e no México após a passagem de um furacão, situações de emergência onde milhares de desabrigados que perderam tudo.


Baixe daqui o documentário 'Guerreiro do Lixo'

Páginas na InternetEditar

Textos em PDFEditar

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória