Fandom

Protopia Wiki

Como fazer uma Massa Crítica

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Share

IntroduçãoEditar

O que é isso que está acontecendo? Perguntam os pedestres entretidos e confusos na Market Street quando centenas de ciclistas barulhentos e animados passam pedalando, gritando e soando suas buzinas. Existem diversas respostas: Se trata de banir carros. É sobre diversão nas ruas. É por um modo de vida mais social. É sobre defender nosso direito de usar as ruas. É sobre solidariedade. A Massa Crítica é muitas coisas para muitas pessoas, e apesar de muitas das concepções expressadas poderem evocar memórias de protestos políticos do passado, a Massa Crítica é sobretudo uma celebração, não um protesto.

A Massa Crítica começou em Setembro de 1992 em São Francisco como um modo de unir esses vários povos em uma retomada festiva do espaço público. A idéia foi inicialmente concebida por uma pessoa, que espalhou a idéia para outros ciclistas (veja Inside Out). A proeminente comunidade dos ciclistas mensageiros (bike boys) de São Francisco foi recrutada a princípio através do boca-a-boca, enquanto os trabalhadores na rua eram abordados por alguém distribuindo panfletos no meio do distrito financeiro da cidade.

O primeiro evento atraiu 60 ciclistas, e esses números dobraram por vários meses conseguintes. A Massa Crítica continuou a crescer em São Francisco, reunindo mais de 400 ciclistas a cada mês, com um recorde de mais de 1000 em outubro de 1993, e também se espalhando para outras cidades. Com bicicletadas independentes surgindo por todo lugar, a Massa Crítica começou a tomar a forma de um movimento expontâneo, decentralizado de grande escala!

No fim das contas a Massa Crítica é somente um bando de ciclistas andando por aí juntos, indo de um lugar ao outro. (Alguém cunhou a expressão "coincidência organizada") Mas muitas questões importantes e interessantes surgem ao executar essa simples tarefa. Por que há tão pouco espaço nas nossas cidades onde as pessoas possam relaxar e interagir, longe da incessante compra e venda da vida comum? Porque as pessoas são forçadas a organizar suas vidas em função de ter um carro? Como seria um futuro alternativo?

Ao escrever esse panfleto não pretendemos responder a essas perguntas. Estamos simplesmente usando nossa familiaridade com duas das muitas bibicletadas da Massa Crítica (a de São Francisco e a de Berkeley) para ajudar a acelerar a difusão da Massa Crítica a outras cidades, e para partilhar idéias, táticas, soluções, etc. Esperamos que um panfleto pequeno, não custoso, e facilmente reproduzível vá contribuir muito com fornecer aos interessados a informação e os materiais necessários para organizar seu próprio evento.

É importante enfatizar, no entanto, que nunca dois eventos da Massa Crítica são iguais e, embora a Massa Crítica possa ser uma abordagem comum para um problema comum, contextos diferentes irão produzir diferentes dinâmicas, pressões, etc. Este panfleto, então, de modo algum pretende ser um guia oficial ou código estrito de regras colocadas por um comitê que sabe tudo. Pelo contrário, este é somente produto de um punhado de entusiastas do Massa Crítica da baía de São Francisco e inevitavelmente irá refletir nossas experiências, preconceitos e crenças.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória