Wikia

Protopia Wiki

Como Construir um Fogão-Foguete

Discussão0
1 759 pages em
Este wiki
Receitas Para o Desastre
CrimethInc


Esta é uma maneira incrivelmente eficiente de se extrair o máximo de energia de fontes limitadas de combustível para fogão. Em nosso teste final antes de escrevermos isto, fizemos uma grande panela de aveia integral ferver por duas horas apenas com um pedaço de um metro de uma tábua que arrancamos do estrado de uma cama.


IngredientesEditar

0015
  • Cinco latas de aço de alimentos:
    • Duas latas de 400ml ― o tamanho mais comum de latas de alimentos
    • Uma lata de 750ml ― tipo menos comum de lata é proporcionalmente mais alta que as latas comuns
    • Duas latas de 3,78l (1 galão) ― você pode conseguir estas em restaurantes, especialmente em pizzarias
  • Arame recozido ― encontra-se em ferragens e lojas de materiais de construção; é feito para amarrar vergalhões em armaduras de concreto armado
  • Insulação ― você pode usar cob, uma mistura de argila, areia e palha, mas cinzas funcionam melhor. Se você não tiver o suficiente, você pode adicionar perlita ou vermiculita, ambos são encontrados em lojas de jardinagem como aditivos para o solo.
  • Abridor de latas
  • Tesoura de Cortar Lata
  • Alicate
  • Furadeira com serra-copo (opcional)
  • Marcador permanente

InstruçõesEditar

Usando o abridor de latas, corte as partes de cima e de baixo das suas latas de 400ml, transformando-as em tubos; corte a parte de cima da lata de 750ml; corte a parte de cima de uma das latas de um galão e a parte de baixo da outra lata de um galão. Guarde a parte retirada de uma das latas maiores.


Remova os rótulos, cola e restos de comida de todas as latas.


Segure o fundo da lata de 700ml contra o lado de uma das latas de um galão, mais ou menos a dois centímetros e meio do fundo. Trace a circunferência de lata menor no lado da lata maior para que você saiba o tamanho do buraco que terá que cortar. Use a sua tesoura de cortar lata para cortar o buraco na lata de um galão. É melhor cortar o buraco levemente menor na primeira vez, e então, aos poucos ir abrindo mais se necessário; é preciso que a conexão entre as duas latas seja bem justa.

0016

Segure a lata de 400ml no lado da lata de 700ml ― bem perto do fundo desta vez ― e trace o contorno. Use a tesoura de cortar lata para abrir o buraco na lata de 700ml. Certifique-se que a lata menor encaixe firmemente na lata maior.


Faça um corte de 5cm ao comprimento de uma das latas de 400ml. Isto permitirá que você enfie a lata com firmeza no fundo da outra. Agora você tem um tubo com o comprimento de mais ou menos duas latas. Está é a sua chaminé.


Cubra o fundo da lata de um galão com a insulação. A insulação deve ir até o nível da parte de baixo do buraco que você cortou.


Coloque a lata de 700ml através do buraco dentro da lata de um galão de forma que o buraco que você cortou nela esteja no centro apontando para cima. Esta será sua fornalha.


Enfie as latas da chaminé dentro do buraco na lata de 700ml. Ajuste a posição das latas para que a chaminé fique no centro da lata de um galão. Certifique-se de que você não enfiou muito dentro da lata de 700ml de forma que bloqueie muito o fluxo de ar. Você também pode cortar um pouco de lata na parte de baixo da chaminé para acomodar melhor o fluxo de ar quando houver fogo.


Encha o espaço remanescente entre as latas de dentro e a lata de um galão com insulação. Se você tiver usado cob como insulação, pode levar um tempo até secar e começar a isolar. Você pode apressar este processo fazendo furos na lata de um galão, deixando no sol ou acendendo o fogão. Se você acender o fogão com a insulação molhada, não fluirá tanto calor para a panela e haverá menos "fuga" ― as chamas não serão tão rapidamente sugadas através da chaminé, onde você as quer. Isso irá melhorar muito quando o cob secar.


Use a tampa que você guardou da outra lata de um galão para fazer uma prateleira para a fornalha. A prateleira deve ficar um pouco mais baixa que o meio da fornalha. Também deverá ser mais curta que a fornalha, para que o espaço diretamente abaixo da chaminé não seja dividido. O combustível irá por cima desta prateleira; as cinzas cairão e ficarão retidas embaixo.

0017

O seu fogão-foguete agora está completo, só falta um suporte para as panelas. É para isto que serve a outra lata de um galão. Corte vários buracos grandes no topo desta lata para que o ar possa fluir, mas deixe espaço suficiente entre os buracos para que a lata permaneça firme. Corte a lata ao comprimento para que ela possa se expandir e encaixar na outra lata, e corte uns 10cm do fundo por toda circunferência. Enfie a lata cortada sobre a outra lata de galão, para que a ela fique cinco ou dez centímetros sobre a outra; este será o suporte no qual ficará a sua panela. A chaminé será o seu queimador.


Passe o arame pela volta da lata cortada, e use o alicate para torcê-lo até ficar apertado para que firme o suporte no seu fogão. Você deve passar pelo menos três pedaços de arame para segurar o suporte. Lembre-se, o peso da sua panela e da comida ficarão sobre este suporte.


Para usar o fogão, coloque-o sobre uma superfície firme e nivelada que seja longe o suficiente do chão para que você tenha acesso fácil à fornalha. Use uma machadinha para cortar pequenos pedaços de madeira. A madeira deve ter o diâmetro de um dedo. Use papel e pequenos pedaços de madeira para começar o fogo. Você pode armar e acender o fogo perto a abertura da fornalha, e só depois empurrá-lo para o fundo, sob a chaminé, quando já estiver aceso. Seja cuidadoso para não engasgar o fogão ― deixe pelo menos metade do volume da fornalha abertos para a circulação de ar.


Quando seu fogo estiver firme, você pode começar a cozinhar. Provavelmente será preciso duas pessoas: uma para cozinhar, outra para atiçar o fogo. O fogão queima os pequenos pedaços de madeira rapidamente e exige atenção constante. Se a sua insulação for boa e o fogo estiver bem quente, o fogão produzirá muito pouca cinza. Você não precisará esvaziá-lo até o fim de uma sessão de cozimento.

DicasEditar

Para aumentar ainda mais a eficiência, coloque uma tampa na sua panela e empilhe tijolos sobre ela ― quanto mais melhor. Isso cria uma panela de pressão de baixa tecnologia, diminuindo o tempo de cozimento.


Você pode usar longos pedaços de madeira deixando a madeira sair para fora da fornalha, empurrando os pedaços para o fogo à medida que vão sendo consumidos.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória