Fandom

Protopia Wiki

A essência do Bolchevismo

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Share

Teses sobre o Bolchevismo
Helmut Wagner

O bolchevismo tem todas as características da revolução burguesa, intensificadas pelo discernimento (tomado do marxismo) das leis do movimento das classes sociais. A frase de Lênin, «o social-democrata revolucionário é o jacobino ligado às massas», é mais que uma comparação externa. É uma expressão da afinidade interna, quanto aos métodos e os objetivos, entre a social-democracia russa e a pequena-burguesia revolucionária da revolução francesa.

O princípio básico da política bolchevique -a conquista e o exercício do poder pela organização- é jacobino; a grandiosa perspectiva política e sua realização, através da tática da organização bolchevique de lutar pelo poder, é jacobina; a mobilização de todos os meios e forças da sociedade aptos para o derrocamento do oponente absolutista, combinada com a aplicação de todos os métodos que prometiam êxito, as manobras e os compromissos do partido bolchevique com qualquer força social que se possa usar, ainda que só por um instante e no setor menos importante... tudo isso é espírito jacobino. Finalizando, a concepção essencial da organização bolchevique é jacobina, pois consiste na criação duma organização estrita de revolucionários profissionais que é, e continuará sendo, a ferramenta dócil e militarmente disciplinada duma direção onipotente.

Teoricamente, o bolchevismo não chegou a elaborar um pensamento autônomo que pudesse considerar-se um sistema coerente. Ao contrário, apropriou-se o método marxista de análise das classes e adaptou-o à situação revolucionária russa, ou seja, mudou o seu conteúdo básico e manteve os seus conceitos.

O único êxito ideológico do bolchevismo foi vincular sua própria teoria política com o materialismo filosófico. Como protagonista radical da revolução burguesa, volta a cair na ideologia radical da revolução burguesa, convertendo-a no dogma de sua própria visão da sociedade humana. Esta vinculação ao materialismo filosófico se faz acompanhar pelo contínuo recair num idealismo que considera a prática política como emanação, em última instância, da ação dos dirigentes.

A organização do bolchevismo surgiu nos círculos social-democratas de intelectuais revolucionários e se desenvolveu através de lutas, cisões e derrotas, como uma organização de dirigentes, cujos postos essenciais são ocupados por intelectuais pequeno-burgueses. A situação de ilegalidade, na Rússia, favoreceria crescimento. O bolchevismo formou-se, então, como uma organização de caráter militar, baseada em revolucionários profissionais. Sem esse rígido instrumento de poder, a tática bolchevique não teria chegado a bom termo e a tarefa histórica da intelectualidade revolucionária de Rússia não teria sido realizada.

Tendo sido elaborada para conquistar o poder, a tática bolchevique se revelou - especialmente, até outubro de 1917 – de uma grande uniformidade interna. Suas contínuas flutuações exteriores eram só adaptações temporais às situações e relações de forças variáveis entre as classes. De acordo com o princípio de absoluta subordinação dos meios ao fim e sem qualquer consideração dos efeitos ideológicos sobre as classes que dirigia, a tática foi revisada inclusive em pontos aparentemente fundamentais. A tarefa dos funcionários era fazer essas manobras acessíveis para as «massas». Por outro lado, toda agitação ideológica entre as massas, ainda que fundamentalmente em contradição com o programa do partido, foi utilizada. Isso tinha de ser feito, pois o objetivo era a captação incondicional das massas para a sua política. E porque essas massas, operárias e camponesas, tinham interesses e consciência de classe completamente diferentes. Precisamente por essa razão, o método táctico do bolchevismo se aproxima da política revolucionária burguesa. De fato, é o método dessa política o que o bolchevismo efetiva.

Teses sobre o Bolchevismo
As classes na revolução Russa A essência do Bolchevismo As orientações da política Bolchevique

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória