Fandom

Protopia Wiki

A Rainha dos Reis Transformistas Entra num Paraíso Sufi

1 764 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Dias de Guerra, Noites de Amor
CrimethInc

Dezembro de 1900

Isabelle Eberhardt, disfarçada de jovem homem árabe, avança através do sul do deserto Algeriano em direção a Touggourt, com uma comitiva de centenas de homens e mulheres vestidos em roupas para o deserto completas e elaboradas. O cheiro de pólvora no ar e o som rouco das flautas e tambores os acompanha enquanto eles viajam lentamente no dorso de cavalos e camelos ao encontro de El Hachemi, o Sheikh de um seita nômade Sufi para a qual Isabelle havia entrado secretamente, e sua comitiva. Quando chegam perto do Sheikh, eles o encontram vestindo, em contraste à multidão colorida, uma túnica austera, sem adornos, de seda verde, turbante verde e véu branco apropriados a um descendente do profeta El Djilani. A multidão o saúda com gritos de "Ya O Djilani!" enquanto ele tenta controlar seu cavalo branco. As dunas estéreis que os cercam ganham vida com as pessoas. Várias comitivas de cavalos, camelos altivos e majestosos nômades do deserto se encontram numa nuvem de fumaça enquanto faixas são desenroladas com gritos e cavalos batem seus cascos com impaciência. Quando todos estão reunidos, vão para uma grande área plana coberta com tumbas, onde os cavaleiros e cavalos (Isabelle entre eles, cheia de coragem e impaciência), estimulados com a sensação de espaço aberto à frente, finalmente deslancharam em galope, correndo, como Isabelle escreveu mais tarde, "como se para chegar no fim do mundo".

A fantasia durou dois dias e Isabelle segue sendo a única mulher européia a ter vivenciado tal evento. Ela tinha 23 anos de idade. Isabelle nasceu em 1877 na Suíça de uma aristocrata russa exilada e um pai anarquista-disfarçado-como-padre Armênio. Seu pai a criou como anarquista em um complexo fora de Genebra; quando ela completou dezeseis anos de idade ela já havia a ensinado a falar Russo, Francês, Alemão e Italiano, e a ler o Alcorão em Árabe. Aos dezenove anos ela se mudou para Genebra, onde trabalhou como secretária para um grupo de terroristas russos exilados. À noite ela começou a se fantasiar de jovem marinheiro e ficava livre para explorar os cantos mais escuros da Genebra Vitoriana, rastejando de taberna em taberna.

Aos vinte anos de idade, ansiando por escapar da sufocante Europa e buscar as míticas paisagens africanas com as quais ela sempre sonhou, ela viajou disfarçada para o sul da Algéria, se passando por um jovem árabe erudito. Lá, sentindo a liberdade de sua primeira real independência, Isabelle tinha amantes de todos os tipos, em desafio escancarado às morais européias da época. Depois de um breve período de prazer e aperfeiçoando seu dialeto árabe, ela se juntou aos outros estudantes em uma breve insurreição contra a polícia colonial francesa na cidade de Bône, no Mediterrâneo. Armada com uma adaga e uma pistola ela feriu e matou pelo menos um policial nas lutas nas ruas que consumiram a cidade. Para evitar uma possível prisão, Isabelle se escondeu, finalmente aparecendo em Paris meses mais tarde como uma jornalista de descendência "turca". Ansiando pelo deserto, o qual ela não alcançou em sua primeira viagem, ela logo retornou em segredo, novamente disfarçada como homem árabe. Rumando sul para as planícies abertas, ela se juntou a uma tribo nômade do deserto, se tornou uma mística, e se casou (com um jovem guerreiro árabe). Ela conseguiu sobreviver a uma tentativa de assassinato com uma espada sagrada por um inimigo de sua seita Sufi - um grupo rival supostamente financiado pelo governo francês na Algéria. Seu assassino de aluguel foi levado a julgamento e Isabelle se tornou conhecida em toda Algéria. Ela usou sua nova fama para conseguir outra pauta jornalística, desta vez para um jornal franco-algeriano. Sua fama também a colocou em muito perigo, já que ela estava sob investigação pelos governos da França, Suíça e Rússia por várias atividades infames. Portanto ela decidiu seguir com o exército francês invadindo a remota fronteira do Marrocos. Mas Isabelle logo começou a negligenciar sua pauta quando entrou em contato com um místico Sufi em uma fortaleza escondida nas montanhas próxima à fronteira. Ela desapareceu por vários meses - perdida em que mundos, não saberíamos dizer. Ela reapareceu em uma cidade-oásis, doente e exausta: o corpo de Isabelle havia sido consumido por sua vida intensa. Logo após, Isabelle morreu em uma enchente repentina, aos 27 anos de idade.

A participação de Isabelle na fantasia no deserto e toda sua história nos lembram que escapar da mentalidade colonialista (e hoje em dia, turística) enquanto vagamos pela Terra é completamente possível, e pode nos levar a mundos que apenas sonhamos imaginar. Se ao menos ousássemos uma fração das buscas apaixonadas e incansáveis de Isabelle nossos mundinhos explodiriam à nossa frente. Seus "impulsos" (que a levaram ao deserto) também invocam os ditos de que, realmente, quando você abandona a segurança de seu ônibus turístico com ar-condicionado (ou o seu Guia de Viagem Quatro Rodas!) não há como voltar atrás... como você já deve ter imaginado.

Também no Fandom

Wiki aleatória