Fandom

Protopia Wiki

A Matrix

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Share

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Como sair da Matrix


(Versão em Inglês)


MORPHEUS: Deixe-me lhe dizer porque você está aqui. Você está aqui porque você sabe de algo. O que você sabe, você não pode explicar, mas você sente. Você sentiu a sua vida inteira. Há algo errado com o mundo. Você não sabe qual é, mas está lá, como um estilhaço na sua mente, te deixando louco. É esta sensação que o trouxe. Você sabe sobre que estou falando?

NEO: A Matrix?

MORPHEUS: Você quer saber o que é isso?

Neo confirma acenando com a cabeça.

MORPHEUS: A Matrix está em todo lugar. É tudo a nossa volta, agora mesmo, nesta mesma sala. Você pode vê-la quando você olha para fora a sua janela, ou quando você liga a sua televisão. Você pode senti-la quando você vai trabalhar, quando você vai à igreja, quando você paga os seus impostos. É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para cegá-lo da verdade.

NEO: Que verdade?

MORPHEUS: Que você é um escravo, Neo. Como qualquer outro, você nasceu em um cativeiro, nasceu em uma prisão que você não pode cheirar, provar ou tocar. Uma prisão para a sua mente.

O que é a Matrix Editar

Na minha opinião, o filme "Matrix" fornece a melhor metáfora que nossa sociedade tem para entender porque se permite que o mal organizado e a opressão existam, e portanto usarei com este propósito. Enquanto a minha interpretação não é a única possível, acredito que ela é válida, abrangente, e o mais importante, a ilustrativa sobre a mensagem que estou tentando transmitir.


Então vamos começar discutindo o que a Matrix não é. A Matrix não é o mundo físico. Pelo que eu esteja preocupado, o mundo físico é de fato verdadeiro e é de fato governado incessantemente pelas leis da física. De modo inverso, a Matrix também não é a Internet, apesar do que muitos parecem acreditar. A Matrix alcança e transcende ambos estes mundos. Ela tem existido desde a alvorada da civilização, e ele continuará existindo até o seu colapso.


Logo então, o que ela é? Bem, isso é complicado. Muito como no filme, é quase impossível transmitir o tamanho e o alcance da Matrix a alguém que já não a vê para o que é. Contudo, diferentemente do filme, acredito que é um imperativo ético tentar transmiti-lo em um sentido literal, até àqueles que são tão dependentes da Matrix que lutariam para protegê-la. Na pior das hipóteses, eles não entenderão ou acreditarão e vão continuar suas atividades. De certo modo, acredito que a Cifra foi certa para ressentir-se de Morpheus pelo que ele fez, porque Morpheus se empenhou no apartamento sem trapaças e fraudes para libertar pessoas.


Mas eu digressiono. A Matrix é a estrutura social que subordina a Humanidade à sua vontade. É o maquinismo da sociedade que existe sozinho para perpetuar a si mesmo, a sua influência, e o seu poder independente de qualquer necessidade humana. Ele isola-nos um de outro e a nós mesmos através da desilusão, e essencialmente transforma-nos em motores servis da produção econômica e política (poder). As máquinas que vivem deste poder são instituições:grandes corporações, governos, escolas, instituições religiosas, e até organizações não-lucrativas. Toda instituição conseguirá um ponto na sua existência onde a sua função primária se torna o instinto de autopreservação e perpetuação, em vez de servir às necessidades humanas. Neste ponto torna-se uma máquina da Matrix. Por exemplo, quando eles se tornam máquinas, os governos deixam de servir a pessoas e em vez disso procurar estender o seu poder sobre eles; as corporações priorizam o crescimento do lucro para os acionistas ao invés da produção de produtos de qualidade ou, de outra maneira, o serviço ao bem público; as escolas examinam os estudantes como um meio e não um fim; as religiões comparam a adesão com a salvação (e ativamente se opõem a outros ensinos e até práticas independentes); as organizações não-lucrativas e instituições beneficentes passam mais tempo orçamentando o fundo levantado pelas atividades do que no seu foco original. Inevitavelmente todas as grandes instituições tornam-se em consequência, máquinas. Elas ficam demasiado grandes para a Humanidade.


Além das máquinas infinitas e independentes que descrevem a maior parte dos nossos patrões, a Matrix tem várias grandes cooperativas e grupos dos mais ativamente sinistros de máquinas que subsistem o seu poder e diretamente contribuem para a estrutura da própria Matrix. Estes grupos são o Complexo Industrial Militar, o Complexo Industrial Político[1][2], o Complexo Industrial Prisional, o Complexo Industrial Vigilante, o Complexo Industrial Midiático, o Complexo Industrial Acadêmico, o Complexo Industrial Agrícola, o Complexo Industrial Médico e as principais religiões organizadas. Todas as máquinas nestes grupos oprimem ativamente a humanidade, ou permitem que a opressão persista. É pelos seus esforços combinados que a Matrix empreende algumas das suas qualidades mais desagradáveis.

Resistindo à Matrix Editar

A resistência é um estado mental. A Matrix é projetada para se tornar fácil aceitar o que ela lhe diz, e tornar difícil filtrar a verdade das mentiras. A resistência da Matrix necessita da compreensão dos seus princípios operacionais e suposições, rejeitando-os, e ajudando outros a fazer o mesmo.

A Matrix é fascista, a Matrix é enganosa, e a Matrix é burocrata. A Matrix é essencialmente a regra da instituição por cima do indivíduo, e dentro disso, os direitos do indivíduo são subordinados aos direitos da instituição. Os indivíduos têm de acreditar (ou pelo menos não se opor ativamente a idéia) que as grandes corporações têm o direito de protegem os seus lucros antes de mais nada, e assim ditam a política e a lei. Eles têm de acreditar que esta lei é somente moral, e aparentemente baseada na razão. Ou, eles têm de sentir-se desafetados pela lei a um nível individual. Eles têm de aceitar o programa, e ser satisfazer com as recompensas dadas por fazê-lo. Eles têm de fazer os seus trabalhos, pagar seus impostos, e ser contentes com o seu salário (pelo menos ao ponto em que seu salário e a estabilidade que ele fornece estão apelando o suficiente para dissuadir o risco de deixar a Matrix). A rejeição destas crenças é o primeiro passo na resistência da Matrix.

Além disso, as pessoas devem ser isoladas do processo criativo. Elas têm de esquecer que eles são capazes de produzir os ofício como indivíduos independentes de grandes instituições, e elas devem sentir-se inteiramente dependentes do sistema para fornecer a elas o que precisam. É muitas vezes pela violação deste princípio que muitos que trabalham com computadores vêm para se libertarem, ou pelo menos vêm para ver a Matrix pelo que ela é. Apesar de serem produtos da Matrix (em sua maioria), os computadores e a Internet permitem que seres humanos criem trabalhos individuais em uma escala global: meios de comunicação independentes, auto-publicação, Softwares gratuitos, música de computador, arte e gráfica computadorizadas, e assim por diante. Os computadores também permitem que pessoas independentes comuniquem-se e construam estruturas sociais que servem ao ser humano do lado de fora da Matrix.

Contudo, observe que os computadores não são os únicos meios de realizar isto, e este período do tempo não é o primeiro do Êxodo. Nos anos 60, por exemplo, as pessoas partiram da Matrix em massa e, de maneira independente, criaram arte, cultura, e a música, amplamente catalisada por drogas psicodélicas. Infelizmente, a maior parte desta estrutura caiu devido a um número de razões, a principal é a maneira ligeira, inconsiderada e não sustentável da sua construção e revolta institucional e repercussão legal. Milagrosamente, no entanto, muitas das idéias principais persistiram, e a sua proliferação é basicamente a razão porque estou consciente e capaz de escrever este documento hoje. Pareceria que o catalisador presente é uma combinação da Internet e novamente de drogas psicodélicas. Ambos destes fenômenos fornecem um modo de desconectar-se da realidade programada e suposições da Matrix, e ter sua percepção nas suas próprias mãos.

Para persistir, a Matrix necessita de controle, e em sociedades democráticas ela mantém este controle filtrando a visão das pessoas da realidade pelos meios de comunicação de massa e televisão, corporativamente possuídos. Na essência, a Matrix necessita de uma forma do controle de pensamento, mas não no sentido de ficção de ciência. Em vez disso, ele realiza uma maneira bastante eficaz no controle de pensamento, fabricando o consentimento. A grande maioria do público tem de "comprar" isso. Eles têm de acreditar que os meios de comunicação de notícias lhes dão um quadro exato do mundo. E em geral, eles realmente acreditam isto. Tudo que o grande público sabe sobre o mundo, eles sabem pela Matrix. Os símbolos e as imagens que a Matrix lhes apresenta se tornaram mais verdadeiros do que a própria realidade. Por isso a popularidade da terrível abominação que é o Reality Show.

Note que enquanto alguns meios de comunicação realmente promovem ativamente uma agenda política de dominação e controle, no conjunto não é por alguma grande conspiração que este processo (ou qualquer processo da Matrix) funcionam. É simplesmente o modo que os meios de comunicação de massa se organizam. A mídia de massa é uma máquina que existe como uma entidade de maximização de lucro, e as notícias mais lucrativas (e mais baratas de se produzir) são recicladas (soundbytes) e notícias pré-empacotadas são liberadas por corporações e governos. Além disso, no interesse de preservar o seu fluxo de receita, os mídias de notícias não podem permitir ao público manter qualquer opinião que pode ameaçar a autoridade e a política do governo ou a lucratividade de seus patrocinadores, que são também máquinas da Matrix e quase sempre diretamente envolvidos na atividade de dominação e controle. Assim os meios de comunicação devem perpetuar o status quo. Nenhuma notícia é boa notícia.

Entender este viés nos meios de comunicação é a chave para anular o filtro que ele aplica. Considere quem os anunciantes e os patrocinadores são. Tenha cuidado com lançamentos de prensa disfarçados como reportagem investigativa. Quando possível, confirme o mainstream, coletivos produzem história com a cobertura de lugares como IndyMedia(Ir em "local"), Wikinotícias, GNN, Politech, Free Speeche TV, Democracy Now, Free Speech Radio News, e FAIR. Em grande parte do tempo essas fontes também cobrem muitos assuntos, que por alguma razão não recebem menção na mídia corporativa.

Por último, e mais seguramente não menos importante, a Matrix procura identificar e conhecer os seus membros a todo tempo, em uma tentativa mal orientada de manter o controle. Isso demanda a rendição total da sua privacidade para funcionar. É quebrando esta última propriedade da Matrix que nós chegamos a nos libertar verdadeiramente dela; criar economias, comunicação, e cultura independente do seu controle.

Naturalmente, a última forma de resistência deve desconectar totalmente de toda e qualquer dependência e lealdade ao governo e à instituição; retirar-se da estrutura de poder da Matrix, e contribuir com sua produção econômica para economias de resistência. É esta forma da resistência que exibe a oposição mais violenta da Matrix, desde o fornecimento deste, o poder econômico é a função primária da Humanidade, como ela o vê.

Infelizmente para muitos esta forma de resistência é simplesmente inalcançável devido a "família FIXME" e laços sociais, especialmente começando de sua primeira realização do tamanho e extensão da Matrix. Contudo, diferentemente do filme, é possível libertar-se gradualmente em vez de imediatamente, e em alguns casos isto pode se provar ser mais fácil do que tentar "tudo de uma vez". Ele começa com a desconecção. Cortar a TV da sua vida inteiramente, especialmente notícias de televisão e Reality TV shows. Você deve ser capaz de adquirir toda a sua informação e entretenimento da web, ou da verdadeira realidade (ou do filme ocasional). Evite cadeias de lojas sempre que possível, especialmente de comida. Apoiar os menores (e especialmente os sustentáveis) negócios mantém o espírito de negócios empresariais e independentes vivo. Vir e permanecer sem dívidas (especialmente dívidas sem eqüidade, ou rapidamente depreciando-se eqüidade, tal como empréstimos dos carros) são cruciais, como a dívida é um mecanismo primário, a Matrix usa para assegurar a sua obediência. E também, se você é um empregado assalariado, trabalhando umas 40 horas (ou possivelmente até 35) por semana pode ser uma grande partida declarar sua liberdade da máquina e a elevada pressão corporativa americana para ser um escravo diligente. Ela também liberta enormes montantes da energia mental que estão logo disponíveis para a resistência.

Daqui, uma forma limitada de resistência pelo qual você deixa a Matrix por curtos períodos de tempo(tempo o suficiente para conduzir compras, transações de negócios, e comunicações com o underground) fica bem dentro do alcance de todos os computadores de indivíduos instruídos, e funcionando como um consumidor é apoiar suficientemente a Economia Anônima para se tornar sustentável. Além disso, a probabilidade da descoberta deste tipo da atividade pode ser reduzida tanto como você escolher. A realização disto de maneira efetiva é o assunto deste HOWTO.

Enquanto você progride, vai notar que se desenvolve uma ou várias identidades separadas, ou pseudônimos. É o melhor para construir um isolamento entre estes nyms quanto for possível. Eles não devem parecer conhecer um ao outro, realmente não devem falar sobre o mesmo material ou comprar as mesmas coisas, e antes de mais nada devem ser diligentemente separados da sua identidade física original. Mantenha carteiras diferentes, bolsas, contas de usuário e possivelmente até computadores. Em resumo, desenvolva um ou vários Tyler Durdens, sem toda a insanidade, autodestruição, e comportamento sociopático. Ou com, se ajudar.

O bom entendedor e o empresarial acharão um passo fácil daqui até à liberdade total. A seguinte etapa é para entrar no negócio você mesmo. Não tem de ser um negócio anônimo, mas aqueles que se arranjam tal realização realmente gostam da satisfação que eles têm, subvertendo diretamente a Matrix e ajudando a enfraquecer suas garras de todo o mundo.

Subvertendo a Matrix Editar

Apesar de que resistir à Matrix é um ato de rebelião mental, subverter a Matrix é um ato de revolução social. Ele requer a compreensão dos tipos de comunidades humanas que existem fora do controle da Matrix. Também exige compreender o que os sustenta, e se e como eles direta ou indiretamente enfraquecem a estrutura e o controle da Matrix. Depois de entender isso, é possível alinhar-se inteligentemente com as comunidades que ativamente enfraquecem o controle da Matrix.

Cultura da dádiva Editar

Cultura da dádiva (também conhecida como Cultura Livre, ou a Economia do dom) é uma estrutura social onde a sua posição é determinada pelo quanto você é capaz de doar. Não é mutuamente exclusivo a nenhum outro sistema econômico, e os exemplos de economias do dom existem na parte superior das economias capitalistas, comunistas e socialistas.

A Cultura da dádiva trouxe adiante algumas das mais espantosas realizações recentes da corrida humana, incluindo a comunidade de pesquisa científica, a maior parte da Web, o inteiro movimento Open Source, vulnerabilidade e pesquisa de segurança, e a Wikipedia, somente para citar alguns exemplos. As economias de doação tendem a funcionar melhor no mundo digital, onde algo pode ser dado sem reduzir o inventário do doador.

Contudo, o projeto Burningman é um experimento maciço criado para colocar a Cultura da dádiva devolta ao mundo físico, e tem sido muito bem-sucedido nisto. Bem mais de 35.000 pessoas povoam a cidade de Black Rock no meio do deserto, todos os anos doando tanto quanto puderem um a outro. O evento serve em parte como um modelo para o tempo em que a energia ficar abundante e os seres humanos serem capazes de fazer viagens espaciais interestelares. Obviamente a ardência do Homem é o clímax do evento.

Isto também não é nenhuma pequena coincidência. A cultura da dádiva realmente subverte os mecanismos primários da Matrix. A Matrix subsiste transformando diligência humana em produção econômica que ela usa para manter o seu controle. A cultura da dádiva, por outro lado, lança a diligência humana para o bem de todos que desejam recebê-la. Quando os itens são dados em vez de vendidos, o poder e controle obtidos pela propriedade é eliminado. Além disso, no caso de softwares Open Source, o fato de que a liberdade total por cima do texto-fonte também é doada significa que o código que a Matrix nunca iria criar de boa vontade está prontamente disponível para os propósitos deste HOWTO.

É interessante observar que até as máquinas da Matrix são motivadas à participar da cultura da dádiva - especialmente no movimento Open Source. Isto beneficia muitas corporações bem como governos para ter uma plataforma de referência comum sobre a qual eles podem construir os seus produtos individuais e infraestruturas. A sua cooperação na criação desta plataforma comum reduz vastamente o preço que eles teriam pagado para desenvolver a sua própria plataforma interior, e são também inevitavelmente mais baratas do que o pagamento de uma entidade única para fazer o mesmo. A experiência combinada e a perícia largamente distribuída, bem como a flexibilidade de modificar a plataforma comum para executar uma larga variedade de tarefas, produzem um melhor sistema para todos, e mais barato. No mundo digital onde as cópias são gratuitas, o capitalismo extorque a Cultura da dádiva.

Infelizmente, algumas companhias, tal como a Amazon, ceifam benefícios tremendos dos Softwares Open Source, e ainda têm uma companhia política de contribuição nula de devolução à comunidade. Outros sintomas deste problema incluem guerra contra a comunidade de pesquisa de segurança feita pela Microsoft, e a tendência de (até mesmo Estados consolidados) professores universitários recusarem fornecer implementações de referência do seu trabalho ao Open Source. Há mecanismos discutidos neste HOWTO que permitem esta tendência ser invertida, o que nos leva agradavelmente ao seguinte segmento cultural.

Informação anarquista Editar

Uma estrutura estreitamente social relacionada à Cultura de Presente são FIXME Infos anarquistas. Um idéia por trás das Infos anarquistas consiste em que toda um informação deve ser tão largamente e livremente disseminada quanto possível. O etos culturais estão lutando arduosamente contrário um Propriedade Intelectual, e recusam reconhecer qualquer lei sobre tal (ou sofrer qualquer código) os que retomam um troca gratuita de informação.

Obviamente, as máquinas da Matrix não tomam uma visão demasiado carinhosa sobre esta ideologia. Diferentemente da cultura da dádiva, que é uma subversão indireta dos mecanismos da Matrix, as Infos Anarquistas desafiam diretamente o direito perceptivo da Matrix de propriedade das idéias humanas. A década passada viu um declínio sem precedentes da liberdade da informação devido a alguns dos mais fanáticos da Matrix. As máquinas da Matrix agora desenham de tremendo poder sobre idéias e conteúdo/informação digital. Os exemplos recentes incluem a DMCA, a extensão da duração dos direitos autorais; a criminalização áspera de infrações de direitos autorais; e os efeitos do lado resultantes que levam à criminalização de certas formas da tecnologia. O clima legal para a liberdade de expressão e inovação nunca pareceu tão escuro.

Contudo, a esperança não está perdida. O futuro parece tão escuro precisamente a razão de que as Infos Anarquistas põem tal grave ameaça a uma fonte de poder principal de tantas máquinas parasíticas. A algum nível, a Matrix sabe que sua influência é tênue. Em cada oportunidade, a Matrix lhe dirá que a proteção da propriedade intelectual estimula a criatividade. Ela até desenvolveu uma divertida matriz de propaganda para promover esta idéia, avançando até começar a lavagem cerebral em uma idade precoce. (Sim, o Executivo de Contra-informação Nacional é de fato um verdadeiro escritório do governo dos Estados Unidos, ao que parece um dos seus principais braços de propaganda. O seu material é hilário. Recomendo que imprima alguns da sua copiadora local antes que se torne um clássico.)

Todo este absurdo é notadamente falso. As sociedades sempre foram as mais prósperas quando a comunicação e as idéias estiveram abertas para todos. É importante lembrar que o mundo nem sempre fez funcionar este caminho, foi só quando a elite dirigente da Matrix realizou-se que as idéias e a expressão criativa foram facilmente convertidas em poder econômico que eles reivindicaram para eles. Os sistemas econômicos podem e adaptar-se a uma forma que é mais lucrativa para humanos criadores em vez dos proprietários de máquinas.

Cinco capítulos deste HOWTO são dedicados à proteção da sua identidade digital e facilmente aplicáveis contribuindo para atingir meta da Info Anarquista e até fornecendo mais estímulos econômicos para avançar alternando modelos de rendimento e/ou Cultura da dívida. Em cada oportunidade possível, não apoie o sistema da Propriedade Intelectual que a Matrix criou. Naturalmente como suas quedas de poder, ela ficará mais débil e menos relevante, enquanto os criadores dispostos buscam a sua contribuição por outros meios. O câncer sente fome, e morre.

A Economia Anônima da Internet Editar

(So as of late), uma fonte principal de corrosão de liberdades civis se origina do fato de que as transações econômicas casuais estão ficando cada vez mais difíceis de se conduzir sem uma contínua informação identificável que se associa à eles. Com o advento e aumento no volume do comércio na Internet, as compras casuais dos itens pessoais, livros, softwares, e até medicação são irrevogavelmente atados agora à sua própria identidade pessoal. As livrarias, tais como a Amazon, agora constroem dossiês completos dos tipos de leitura habitual de seus clientes, e a maior parte desta informação está disponível ao público (applefritter .com/bannedbooks).

Por conseguinte, a reação natural a estas circunstâncias é encontrar métodos que fazem o comércio na Internet comportar-se mais como o comércio físico, onde você tem a opção de anonimato usando dinheiro ou (cash-backed identity) métodos de pagamento gratuitos. Uma Economia Anônima da Internet.

A Matrix está fornecendo enorme estímulo econômico para criar esta economia também. Foi revelado recentemente que a agência do Departamento de Justiça Americana(ou simplesmente FBI) escreve "mais de 30.000" cartas de segurança nacional "nos Estados Unidos, a cada ano". Considere o quão fácil seria pra eles exigir registros de todos na Amazon que venham a querer comprar determinado livro, ou quem encomenda materiais "indecentes" de sites? A Amazon já faz a classificação de interesses do consumidor para propósitos de propaganda. O seu motor pode executar esta classificação imediatamente. O que eles teriam de dizer sobre que livros você gosta de ler? E sobre o Google, e os tipos de sites adword onde você é comunmente apresentado ao site de pesquisas web/via gmail? O Google e muitos outros sites de pesquisa mantêm logs indefinidos de quem procura e que palavras-chave, além de muitos outros dados. Estas são metas primordiais das Cartas de Segurança Nacional ou apenas uma intimidação geral do governo.

Eu forneço os fundamentos básicos para conduzir transações anônimas baratas nesta seção. Você pode usar estas técnicas para começar confortavelmente a se interar com a Matrix no anonimato. Daí, os empresários no público podem desejar começar um negócio para fazer um pouco de dinheiro nesta nova economia, e assim começar a escapar totalmente do controle da Matrix.

Os mercados de interesse poderiam incluir itens de jogos online, hospedagem anônima de web, certos tipos de medicamentos, ou até eletrônica ilegal. Por exemplo, muitas pessoas são demasiado preguiçosas para construir um MythTV reservado, mas pessoalmente tenho toda certeza que compraria mais um mutilado e infestaria de anúncios do serviço de assinatura da TiVo, qualquer dia. Se olhei a televisão, é isso.

Como você pode ver, a maior parte destas coisas continuam por terra hoje, mas por quanto tempo? E porque existe um alto risco para consumidores em aceitar viver em ambientes menos legais? E sobre aqueles que pagariam mais por mais proteção? Por exemplo, alguns clientes podem ser simplesmente atraídos à capacidade de libertar-se do marketing e do perfil do governo. Aqueles que compram certos tipos de livros podem desejar que a Amazon ou qualquer outro não possua esta informação(applefritter. com/bannedbooks) atada à sua identidade física.

Contudo outro possível mercado branco/cinza para explorar serviço pode ser um serviço de remailer anônimo e físico para pessoas que gostariam de ocultar seu endereço de alguém enviando-lhes algo, a fim de evitar tornar-se listado em um banco de dados para spamers e/ou para evitar perfis gerais e vigilância, ou para poder encomendar um produto que normalmente não irá enviar para a sua localização geográfica. Basicamente o modo como o sistema poderia trabalhar seria através de um site onde você cria uma conta temporária ou um único pseudônimo. O pacote é então enviado a um ponto de transmissão, onde o número da conta/pseudônimo é lido, e um novo rótulo impresso na embalagem. É então enviado para seu novo destino, e quaisquer registros eletrônicos ou em papel são destruídos.

It also has the advantage that extremely paranoid users can potentially chain multiple locations together for extra security, so that competition does not necessarily compete for market share, but instead cooperates for it. You might consider marketing this as a "Virtual Office Solution" to avoid liability, if done above ground. A useful technique for verifying that packages have not been opened/examined en-route is to create a unique multicolored wax seal swirl using two or more candles, photograph the seal, and transmit the photograph electronically via encrypted email. Delivery/payment can be ensured using normal UPS/Fedex/USPS tracking numbers, which can be encrypted to the senders public key and then destroyed.

The demand for such a system might not be immediately visible now, but once the next Patriot Act or similar legislation removes all anonymity from the mail, the demand should skyrocket. This business has the advantage that it is extremely low setup overhead and is very easy to start small with low capital, just to test market demand. Once the business is proved worthwhile, FedEx and possibly other major carriers offer bulk shipping rate accounts to merchants that could be taken advantage of, bringing the overhead work and cost to your customers potentially very low.

Taking this idea a step further yields a "ghost walker" contract market, much like the ones described in FIXMEToward A Private Digital Economy. Most of the P2P token-based nonsense there can be ignored, but his key idea could be transfered to a ebay-like auction site. Basically the idea is that people would contract the services of someone who is skilled at staying off the radar to conduct transactions that for various reasons they do not want linked to their identity (again, buying books, vitamins, medicine, regionally available items, web hosting, illegal electronics, and so on). Sort of like the inverse of a Private Investigator, these people would do anything from purchasing items, mailing and delivering packages, donating to charities, acting as couriers, business agents/representatives, mail forwarders, and so on. This can already be carried out in a guerrilla fashion on community/local city classified ad servers such as the nearly universal Craigslist (where it is possible to contract people from different state and country jurisdictions quite easily). In the ideal situation, a dedicated website would be created. Each "ghost walker" would have a nym (possibly paying a fee to do so, both to support the site and to discourage morphing), complete with ratings and reviews, prices per task/risk factor, and so on. Contracts would be posted by clients containing a generic description of the task, and interested ghost walkers would contact the buyer with prices. The buyer would then select a particular ghost walker to reveal the complete details of the contract to, and terms of payment. Given the tendency to increased total surveillance, lots of regular people may be interested in using this service.

So there are numerous markets that can be potentially very lucrative while at the same time helping to build a social structure independent of domination and control. In general, any mechanism of state control creates markets for equipment or components that can be used to circumvent this control. Keep your eyes open for opportunities. If you have any suggestions or ideas, please feel free to contact me so that I can update the HOWTO for all to benefit as we work together to free ourselves.

Perseguidores da Liberdade Não são Terroristas Editar

Essencialmente este HOWTO representa a comunidade pirata que realmente reclama independência da lei nacional e institucional. Enquanto muitas idéias e técnicas presentes neste documento podem ser encontradas em outro lugar, acredito que esta é a primeira vez que uma coleção tão coerente, consistente, e enfocada nestas idéias foi reunida com um objetivo único. Há 10 anos, fizemos a nossa Declaração da Independência. Este corpo de lei representa um estilo da Constituição do Ciberespaço. Um jogo básico de direitos reclamamos por nós pelo uso da tecnologia.


Como a acusação será inevitavelmente feita, eu queria apenas acentuar a distinção entre perseguidores da liberdade e terroristas. O tipo de resistência e revolução discutida aqui é não-violento, e particularmente enfocado permitir a um indivíduo ter a verdadeira liberdade por privacidade e anonimato. Enquanto os indivíduos reacionários poderiam sustentar que o conhecimento apresentado neste HOWTO pode ajudar terroristas reais, a realidade é que eles já tiveram treinamento muito melhor que resultou ser bastante eficaz em sua prática. Além disso, estamos falando sobre pessoas que são dispostas a dar as suas vidas na sua busca: as pessoas cujas famílias, os amigos, e as suas próprias vidas já foram destruídas pelo Império. Estas pessoas não pararão em nada. Eles não precisam deste HOWTO para criar novas identidades com objetivos privados quando perfeitamente válidos podem ser roubados prontamente. Nem eles preocupam-se muito com a vigilância, desde que a vigilância não possa deter uma missão de suicídio. O que é pior, é que em algum nivelam o estado de polícia deve saber isto. Mesmo sendo generoso com a dúvida razoável, todas as evidências parecem indicar que no máximo eles simplesmente usaram os eventos trágicos do dia 11 de Setembro como uma desculpa por aguardar muito tempo pela garra de poder maciço, com a legislação resultante, faz-se muito mais para mirar o cidadão médio do que qualquer rede terrorista.


Eu recentemente tive uma discussão sobre a Usenet onde se afirmou que tomar medidas para proteger-se e retirar-se da Matrix poderia gerar até mais desculpas de introduzir uma legislação opressiva e política. Acredito que este não será o caso, e que além disso este pensamento é de fato derrotista e até perigoso por algumas razões.


Em primeiro lugar, a Matrix não vai e não pode lutar publicamente com este comportamento, como qualquer atenção pública dada a ela só o proverá de mais energia e ímpeto. O filtro de meios de comunicação da Matrix até não permitirá que partes individuais de informação que levam à conclusões desta introdução seja discutida por esta razão. Não há nenhum modo dela voluntariamente dar publicidade a esta ideologia em sua totalidade, mesmo para tentar atacá-la. Além disso, não há nenhuma necessidade. A Matrix já tem material mais do que suficiente para conduzir uma legislação tão opressivamente e restritiva quanto quiser, em nome da luta contra pornografia infantil, a guerra contra as Drogas, a guerra contra o Terror, e em nome da proteção de lucros corporativos. Como dito antes, ela já está tomando grande vantagem desses fatos, a fins Orwellianos. O fenômeno interessante é que quanto mais ridículo as regulações se tornam, mais comum será para o público que deseja contorná-las, o que só serve para fortalecer economias de resistência.


Em segundo lugar, se você olhar para toda a história, a liberdade nunca foi dada à população. Partindo de seus próprios dispositivos, o Estado só se torna mais potente. Ele nunca entrega o poder aos cidadãos livremente. Tome qualquer exemplo na história onde as pessoas estabeleceram direitos para eles, e você verá que o resultado foi de uma batalha longa, tirando o Estado da batalha simplesmente porque necessitou dos recursos para continuar lutando de maneira efetiva. A proibição não foi abolida porque as pessoas agiram boas, honestas e sóbrias, foi porque eles começaram a cair bêbados e o consumo de álcool subiu a novas alturas enquanto o estado puritano foi fraco para continuar oprimindo a classe média recentemente criminalizada[1]. Do mesmo modo, os Direitos civis não foram ganhos porque os Africanos obedientemente ficaram nos seus rolos indicados, pacificamente aceitando o lema "separados mas iguais" e educadamente tolerando discriminações. Foram conquistados porque eles praticaram a desobediência civil e a resistência ativa contra a injustiça.


Eu acredito na desobediência civil, e o que é mais importante, a distinção clara entre moralidade e lei. Acredito que é um pensamento defensivo e derrotista dizer que "se nós somente sermos bons, eles nos recompensarão e revogarão leis." As leis - o DMCA, a lei de Patriota, a VERDADEIRO ação ID, decisões do supremo tribunal recentes e agora o tribunal dominado inteiramente por conservadores - são já essencialmente fascistas e só continuarão tornando-se "mais resistente", em "crime" e "terror", tirando os direitos de cidadãos em nome da "segurança" com o poucoganho real, exceto a elevação desses olhos flutuantes sobre a nota de um dólar, cada vez mais elevados acima da base. O estado de vigilância total foi uma meta da trama atual para o tempo fora da razão.


Em terçeiro e finalmente, mais uma vez não estou defendendo a violência aqui, ou nenhum tipo de crime que tenha vítimas. Estou defendendo criar uma estrutura social e econômica baseada no anonimato (não necessariamente ilegalidade) que drena o Estado corporativo do poder e assim enfraquece a sua capacidade de fazer cumprir a lei fascista e praticá-la.


Na minha visão, a única coisa que fará que ao estado rescinda é a realização tão muito como nos anos 1920 com a proibição, ele criminalizou uma vasta parte de sua população que é agora incapaz de controlar, e além disso que a sua lei fascista não fez nada para salvaguardar contra os monstros verdadeiros que a sua política externa criou.


A continuação no seu curso atual dessa ação levará a Matrix a experimentar exemplos crescentes de roubo de identidade, repetido infiltrações de armazéns de dados, maciços anéis de vigilância underground, e assim por diante. Estas ações não são defendidas neste HOWTO, mas eles ficarão inevitavelmente mais comuns já que a Matrix continua facilitando roubar uma identidade existente do que criar uma nova um ou de outra maneira escapar da vigilância incessante.


Neste momento, a Matrix fica em frente a duas opções. Ela pode decidir permitir-nos ser livres, e criar meios sancionados oficiais de pessoas que desejam libertar-se de vigilância infinita e controle total para operar anonimamente dentro do sistema, ou ela pode decidir lutar a guerra depois da cara guerra contra liberdades civis e direitos humanos básicos até que pessoas suficientes estejam cheias do seu comportamento e que comecem a deixar em massa. Novamente.


Mas já sabemos a escolha que a Matrix fará. Já posso ver a reação da cadeia de propagandas, os precursores dos meios de comunicação que provocam o ataque de uma emoção, que pretendem especificamente esmagar a lógica e a razão. Uma emoção que a Matrix usará para cegar as massas da verdade simples e óbvia: estamos em caminhando para a liberdade, e não há nada que ele pode fazer para parar-nos..

Propagando Editar

Inicialmente eu tinha planejado uma pequena distribuição deste documento para só uns poucos escolhidos, para tentar "ficar fora do radar". Mas como indico em cima, agora realizo o que é uma aproximação com imperfeições. Assim como em uma rede mixada, mais pessoas trabalham para proteger eles e a sua identidade, o melhor é o resultado final. Mais fortes as economias de apoio crescem, mais capaz a resistência deve funcionar autonomamente.


Um amigo IRC meu tem criado alguns cartões slick FIXME que podem ser distribuídos em operações, protestos ou o que quer que seja. As lojas de impressão online imprimirão tipicamente 200-500 destes por aproximadamente US$20. Se você está louco para me dar algum tipo de doação, por algum motivo, você pode direcionar seus recursos para esse lugar. Ele até trabalha em uma escala instável. Por exemplo, você pode comprar um pouco de papel adesivo por US$5 na sua loja de provisão de escritório local e imprimir alguns adesivos para pôr em coffe shops, clubes, bares, lan-houses, livrarias ou em qualquer lugar que pessoas inteligentes poderiam ser capazes de anotar ou rapidamente visitar a URL. Se alguém quiser criar outro desenho, envie-no e o porei no correio aqui também.

Público Alvo Editar

Este documento é escrito a um nível técnico apropriado para "usuários fortes" - pessoas que gostam de remendar as suas configurações de computador para tirar o maior proveito de sua experiência. Os usuários de computador principiantes que se sentem inconfortáveis em fazer ajustes, editando arquivos de configuração, e ocasionalmente em usar a linha de comando, provavelmente lutarão com a maior parte do material apesar do OS, infelizmente (embora pelo menos uma pessoa tenha oferecido ajudar a elaborar as seções mais tecnicamente envolvidas para contribuir para os iniciantes - veremos como isto se desenrola).


Tento ser o mais agnóstico sobre sistemas operacionais quanto possível, prestando informação sobre Windows, Mac OS, e Linux, devido à aberta e prontamente personalizável natureza do sistema, o material Linux provavelmente será o mais bem desenvolvido.


No que diz respeito a demografia, eu espero que este documento seja útil para uma larga variedade de pessoas de vários caminhos da vida. Em particular, algumas das categorias principais são:

  1. Libertários civis
    Aqueles que estão preocupados com a corrosão gradual das suas liberdades pessoais acharão provavelmente quase todo o conjunto deste documento útil e interessante, desde que destinado para fornecer técnicas e medidas defensivas para restaurar quase cada direito que foi perdido devido às guerras contra Drogas, Pornografia, e Terror. É possível agora para qualquer um (o governo dos Estados Unidos, civis frívolos e litigantes, P.I. 's, e assim por diante) enumerar quase tudo na sua casa, a autorização de FIXMEwithout, simplesmente pela intimação ou por uma Carta de Segurança Nacional dirigida para o seu provedor de cartão de crédito. De qualquer maneira duvido que esta situação consiste exatamente no que os Moldureiros da Constituição tiveram em mente... Este documento pode ajudá-lo a guardar os seus pertences pessoais e hábitos de leitura de fato privados e fora de numerosos bancos de dados comerciais (que são rapidamente acessíveis para execução legal).
  2. Denunciantes
    Denunciantes quem são interessados na exposição do mal, corrupção, encobrimento, ou conspiração nos seus locais de trabalho, achará este documento útil para proteger a sua identidade enquanto faz contanto com a imprensa, ou de outra maneira disseminando evidências pela Internet. Quando você está arriscando seu emprego (e possivelmente a sua vida) para expor o mal, você deve supor que NENHUMA instituição seja capaz de proteger a sua identidade de alguém que é determinado a silenciar-no. A sua única opção é assegurar-se que ninguém sabe quem você é em primeiro lugar até que a sua segurança da retaliação possa ser garantida. Se seguido cuidadosamente e diligentemente, este documento lhe mostrará como realizar isto.
  3. Bloggers e Jornalistas Independentes
    Similar aos denunciantes, os bloggers e postadores de fóruns muitas vezes encontram objetivo de aborrecimento, especialmente nos relatórios relativos à material controverso, ou mesmo quando as pessoas que comentam as suas páginas decidem fazer assim. Enquanto tem-se recentemente sido declarado que bloggers tem sido ofertados sobre os mesmos direitos e proteções que jornalistas, em casos onde o blogger está expondo a corrupção ou a negligência no seu local de trabalho, as medidas adicionais da proteção podem ser desejadas. Em alguns casos, pode ser desejável publicar com pseudônimos simplesmente para evitar estresse (e gasto!) da necessidade de lidar com processos fúteis, tais como estes.
  4. "Dissidentes Políticos" e Mentes Curiosas
    Esqueça-se da China, até nos EUA não é nenhum segredo que o FBI tem atormentado constantemente aqueles que se atreveram a falar mais alto contra o status quo. Grupos alvos incluem vegetarianos rígidos, católicos, Quacres, ativistas de paz, voluntários ambientais, 3os candidatos partidários e funcionários de campanha, jornalistas independentes e bloggers, e até membros da imprensa dominante. O que deve ser mais perturbador para o cidadão médio é como é fácil se enganar por um destes "fabricantes de incômodos" simplesmente por comprar (ou ser recomendado) o livro incorreto na Amazon, postando no blog incorreto, comprando certos tipos da comida em um cartão de crédito, doando à certas instituições beneficentes, etc. Com o advento da agressiva mineração e agregação de dados, é fácil demais ser agrupado com "a multidão incorreta". Se seguido propriamente, este documento o ajudará a conservar a sua liberdade de investigar visões e informações alternativas sem deixar um rasto eletrônico desta atividade deixando-o suscetível à perseguição. Ele também deve ajudá-lo a minimizar o dano que um determinado agente do FBI (ou ex-cônjuge vingativo ou outro inimigo que alugou uma PI) é capaz de lhe fazer.
  5. Pessoas com Inimigos
    Como insinuado há cima, não são somente dissidentes que têm de estar preocupados. A vigilância e a lei draconiana podem ser usadas como armas perigosas. Tudo que precisa é um inimigo motivado para alugar uma PI com o acesso aos armazéns de dados principais para estudar sua vida, encontrar algo que eles podem usar, e logo telefonar para informá-lo, ou simplesmente chantageá-lo. Alguém com um ex-cônjuge vingativo, adversário político, ou até um vizinho que briga pode ser o objetivo deste abuso.
  6. Programadores e Pesquisadores de Segurança
    Devido ao DMCA e a insana e quebrada lei de patentes, os programadores acharam a sua liberdade de expressão terrivelmente restringida nos EUA. Muitos pesquisadores de segurança estiveram com medo discutir as implicações de isolamento da tecnologia de proteção de direitos autorais que são essencialmente espiadas. Os outros estão com medo publicar a avaliação de vulnerabilidade de sistemas criptográficos que podem estar de modo tangencial relacionados à infração de direitos autorais, ou até mesmo simplesmente do software em geral. Este documento pode ensinar a tais programadores e pesquisadores como esconder a sua identidade e assim assistir pares que estão agindo em climas legais que ainda respeitam as liberdades de discurso e inovação.
    o DMCA também costumou atormentar piratas de video game e trapaceiros. Algumas companhias de jogos o excluirão dos seus serviços online se eles descobrirem o seu envolvimento ou assinatura em "fóruns de trapaças". A maioria não hesitará em emitir falsos avisos da DMCA sobre quedas de sites web cheat/mod que funcionam nos EUA. O software que modifica jogos online para fornecer características adicionais, fraudes, ou automação é também o objetivo da perseguição da DMCA. Além disso, os programadores que publicam engenharia reversa e o re-instrumento Open Source de fontes de jogos se encontram no alvo de processos. Este documento deve ajudar estas pessoas a continuar jogando e modificar jogos como eles vêem o próprio sem medo de perseguição.
  7. Biscateiros, Duplos-Shifters, e Consultores
    em uma veia semelhante, aqueles que estão trabalhando em múltiplos empregos podem desejar esconder este fato dos seus empregadores devido ao medo da retaliação. Espero que o caso de uso mais típico deste documento será de programadores que trabalham como consultores, ou quem desejam contribuir para projetos Open Source no seu tempo livre.
  8. Vítimas Potenciais de Roubo de Identidade (Todo o mundo)
    Este documento também pode ajudar aqueles que estão interessados na proteção da sua identidade e/ou informação financeira de serem roubadas devido ao seu comércio online e em outros lugares. Como mencionado acima, os armazéns de dados, tais como o Choicepoint, estão essencialmente fazendo da identidade uma mercadoria. É inevitável que estes dados sejam escoados e roubados muitas vezes. Com a identidade que se torna um aspecto cada vez mais integrante do funcionamento na sociedade, os mercados negros que vendem estes dados continuarão sendo extremamente lucrativos. Como a guerra contra Drogas, a guerra contra o Terror lutou pela política da dominação e o controle levará a níveis cada vez maiores de resíduos, destruição, e caos. O melhor modo de proteger-se é minimizar a sua pegada digital: Use formas anônimas do pagamento online, esconda o seu nome e endereço por correspondência.
  9. Empresários
    A última categoria principal de pessoas que provavelmente acharão este documento útil são aqueles que estão interessados no fornecimento de privacidade, serviços anônimos e software para outros. A privacidade e o anonimato são problemas difíceis. Há muitos buracos a serem preenchidos, questões de usabilidade a serem dirigidas, e mercados a serem construídos. A este grupo de pessoas, cada problema de privacidade e a restrição legal devem representar um mercado potencial a estar envolvido. Contudo, NÃO VENDA ÓLEO DE COBRA. Se você não puder enfrentar a pressão legal ou qualquer outra, você tem de informar os seus usuários deste fato claramente, assim eles estarão seguros de tomar precauções apropriadas usando o seu serviço (especialmente se você for localizado dentro dos EUA). Muito poucos, se algum houver, serviços de privacidade são capazes de operar como autônomas soluções de apenas um tiro. O que é necessário é uma série de instrumentos e componentes que podem ser combinados arbitrariamente. Concentre-se em um componente, e faça-o bem.


Referências

  1. Em 16 de janeiro de 1919, a Lei Seca(proibição da comercialização de álcool) foi ratificada pela 18ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos, entrando em vigor um ano depois, em 16 de janeiro de 1920. Seu cumprimento foi amplamente burlado pelo contrabando e fabricação clandestina. A Lei Seca foi abolida em 5 de dezembro de 1933, pela 21ª Emenda à Constituição. Permaneceu ativa por 13 anos, 11 meses e 24 dias, e foi promulgada durante o segundo mandato de Woodrow Wilson (28º Presidente dos EUA).


Como sair da Matrix
A Matrix Atributos de Rede do seu computador

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória