Fandom

Protopia Wiki

A Comuna de Paris Volta do Além

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Dias de Guerra, Noites de Amor
CrimethInc

maio de 1968

Uma revolução em grande escala irrompeu na França (que, na verdade, foi uma das poucas nações ocidentais nas quais o rock ainda não era popular entre os jovens), começando como uma indignação pública sobre o tratamento violento dado a alguns estudantes que tiraram vantagem da apatia estudantil para se elegerem ao conselho de classe para "desapropriar" fundos da escola com o propósito de imprimir literatura subversiva. Milhares de estudantes e trabalhadores tomaram conta das ruas em protesto, e terminaram combatendo a polícia pelas ruas, e acabaram as tomando e mantendo por pelo menos um mês. Toda classe operária entrou em greve e ocupou seus locais de trabalho em solidariedade; as universidades foram tomadas e pessoas de todos os níveis sociais se juntaram lá por horas para discutir e debater como deveria ser o novo mundo. No último momento, depois que os conselhos da ocupação revolucionária já tinham mandando telegramas a todos governos do mundo (para o Papa também) anunciando que o dias de seus reinados bárbaros estavam chegando ao fim, os sindicatos de trabalhadores e partidos de esquerda sabotaram tudo mandando aqueles que ainda confiavam neles de volta ao trabalho em troca de um pequeno aumento de salário. A "ordem" estava reestabelecida, e a ilusão de dócil satisfação veio junto; e até hoje, as forças que levaram a França ao limite de transformação social completa seguem ocultas, dormindo.

A Internacional Situacionista, um corpo de teóricos ultra-radicais e ex-artistas, é citada com freqüência por ter feito o relato mais lúcido do que tratava a revolução de Maio de 1968. As idéias e ações da I.S. são certamente uma parte importante dos antepassados do Coletivo Crimidéia, mas não vamos escrever sobre eles aqui. Eles foram discutidos e analisados suficientemente por comentadores de carreira da indústria da cultura que, conscientemente ou não, se esforçaram para minar os seus esforços para mudar o mundo os apresentando como mera história (e portanto, no caso dos carreiristas, apenas outro assunto de pesquisa ― por lucro). A verdadeira forma de os homenagear é fazer o que eles faziam, roubando suas idéias para usá-las onde apropriado, ao invés de contemplá-las como parte do que eles teriam chamado de Espetáculo da História (ou seja, a história do Espetáculo).

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória