FANDOM

Dias de Guerra, Noites de Amor
CrimethInc

maio de 1968

Uma revolução em grande escala irrompeu na França (que, na verdade, foi uma das poucas nações ocidentais nas quais o rock ainda não era popular entre os jovens), começando como uma indignação pública sobre o tratamento violento dado a alguns estudantes que tiraram vantagem da apatia estudantil para se elegerem ao conselho de classe para "desapropriar" fundos da escola com o propósito de imprimir literatura subversiva. Milhares de estudantes e trabalhadores tomaram conta das ruas em protesto, e terminaram combatendo a polícia pelas ruas, e acabaram as tomando e mantendo por pelo menos um mês. Toda classe operária entrou em greve e ocupou seus locais de trabalho em solidariedade; as universidades foram tomadas e pessoas de todos os níveis sociais se juntaram lá por horas para discutir e debater como deveria ser o novo mundo. No último momento, depois que os conselhos da ocupação revolucionária já tinham mandando telegramas a todos governos do mundo (para o Papa também) anunciando que o dias de seus reinados bárbaros estavam chegando ao fim, os sindicatos de trabalhadores e partidos de esquerda sabotaram tudo mandando aqueles que ainda confiavam neles de volta ao trabalho em troca de um pequeno aumento de salário. A "ordem" estava reestabelecida, e a ilusão de dócil satisfação veio junto; e até hoje, as forças que levaram a França ao limite de transformação social completa seguem ocultas, dormindo.

A Internacional Situacionista, um corpo de teóricos ultra-radicais e ex-artistas, é citada com freqüência por ter feito o relato mais lúcido do que tratava a revolução de Maio de 1968. As idéias e ações da I.S. são certamente uma parte importante dos antepassados do Coletivo Crimidéia, mas não vamos escrever sobre eles aqui. Eles foram discutidos e analisados suficientemente por comentadores de carreira da indústria da cultura que, conscientemente ou não, se esforçaram para minar os seus esforços para mudar o mundo os apresentando como mera história (e portanto, no caso dos carreiristas, apenas outro assunto de pesquisa ― por lucro). A verdadeira forma de os homenagear é fazer o que eles faziam, roubando suas idéias para usá-las onde apropriado, ao invés de contemplá-las como parte do que eles teriam chamado de Espetáculo da História (ou seja, a história do Espetáculo).

Também no FANDOM

Wiki aleatória