Fandom

Protopia Wiki

A única revolução possível é dentro de nós/41 - 60

< A única revolução possível é dentro de nós

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

A única revolução possível é dentro de nós
Mahatma Gandhi

41Editar

Odeio o privilégio e o monopólio. Para mim, tudo o que não pode ser dividido com as multidões é “tabu”.

42Editar

A desobediência civil é um direito intrínseco do cidadão. Não ouse renunciar, se não quer deixar de ser homem. A desobediência civil nunca é seguida pela anarquia. Só a desobediência criminal com a força. Reprimir a desobediência civil é tentar encarcerar a consciência.

43Editar

Todo aquele que possui coisas de que não precisa é um ladrão.

44Editar

Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã.

45Editar

As divergências de opinião não devem significar hostilidade. Se fosse assim, minha mulher e eu deveríamos ser inimigos figadais. Não conheço duas pessoas no mundo que não tenham tido divergências de opinião. Como seguidor da Gita (Bhagavad Gita), sempre procurei nutrir pelos que discordam de mim o mesmo afeto que nutro pelos que me são mais queridos e vizinhos.

46Editar

Continuarei confessando os erros cometidos. O único tirano que aceito neste mundo é a “silenciosa e pequena voz” dentro de mim. Embora tenha que enfrentar a perspectiva de formar minoria de um só, creio humildemente que tenho coragem de encontrar-me numa minoria tão desesperadora.

47Editar

Nas questões de consciência a lei da maioria não conta.

48Editar

Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza.

49Editar

Acredito na essencial unidade do homem, e, portanto na unidade de tudo o que vive. Por conseguinte, se um homem progredir espiritualmente, o mundo inteiro progride com ele, e se um homem cai, o mundo inteiro cai em igual medida.

50Editar

Minha missão não se esgota na fraternidade entre os indianos. A minha missão não está simplesmente na libertação da Índia, embora ela absorva, em prática, toda a minha vida e todo o meu tempo. Por meio da libertação da Índia espero atuar e desenvolver a missão da fraternidade dos homens. O meu patriotismo não é exclusivo. Engloba tudo. Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou na exploração de outras nações. O patriotismo que eu concebo não vale nada se não se conciliar sempre, sem exceções, com o maior bem e a paz de toda a humanidade.

51Editar

A mulher deve deixar de se considerar o objeto da concupiscência do homem. O remédio está em suas mãos mais que nas mãos do homem.

52Editar

Uma vida sem religião é como um barco sem leme.

53Editar

A fé — um sexto sentido — transcende o intelecto sem contradizê-lo.

54Editar

A minha fé, nas densas trevas, resplandece mais viva.

55Editar

Somente podemos sentir deus destacando-nos dos sentidos.

56Editar

O que eu quero alcançar, o ideal que sempre almejei com sofreguidão (...) é conseguir o meu pleno desenvolvimento, ver Deus face-a-face, conseguir a libertação do Eu.

57Editar

Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma.

58Editar

A oração salvou-me a vida. Sem a oração teria ficado muito tempo sem fé. Ela salvou-me do desespero. Com o tempo a minha fé aumentou e a necessidade de orar tornou-se mais irresistível... A minha paz muitas vezes causa inveja. Ela vem-me da oração. Eu sou um homem de oração. Como o corpo se não for lavado fica sujo, assim a alma sem oração se torna impura.

59Editar

O Jejum é a oração mais dolorosa e também a mais sincera e compensadora.

60Editar

O Jejum é uma arma potente. Nem todos podem usá-la. Simples resistência física não significa aptidão para jejum. O Jejum não tem absolutamente sentido sem fé em Deus.

[[21 - 40]] 41 - 60 [[61 - 79]]

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória