Fandom

Protopia Wiki

Água/Captação e Armazenagem/Canos para água feitos de bambu

< Água | Captação e Armazenagem

1 764 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão1 Compartilhar

Canos para água de bambu

O bambu possui muitas utilidades em nossos lares, tais como varas, calhas, móveis e capachos. Contudo, poucos agricultores cultivam-no, e ele, geralmente, cresce de maneira silvestre. O bambu pode ser utilizado para fazer excelentes canos para água, de baixo custo.

Utilize varas de bambu retas e recentemente cortadas para fazer os canos, pois assim eles têm menos probabilidade de racharem-se e os nós são mais fáceis de serem retirados. Eles devem ter no mínimo 7cm de diâmetro na extremidade pequena.

Retirando os nós

FS4516Bamboo1P.gif

Você precisará de fazer uma ferramenta especial para retirar as pequenas paredes em cada nó dentro do bambu. Utilize vários canos de ferro retos de, no mínimo, 3m de comprimento, de diferentes diâmetros (espressura). O cano mais fino deve ter aproximadamente 1,5cm de diâmetro. Afie a ponta de cada cano de ferro com um serrote para metais ou um amolador. Empurre o cano menor por cada nó do bambu – talvez você precise de usar um martelo. Use, então, o próximo tamanho de cano e continue assim até retirar todos os nós.

Com um cano de ferro de 3m, você poderá fazer canos de bambu de 6m de comprimento, empurrando o cano por ambas as extremidades.

Depois de retirar os nós e antes de utilizar os bambus como canos, é importante retirar a seiva e a goma. Isto pode ser feito deixando-se os canos de molho em água corrente por quatro semanas. Amarre as varas em feixes e afunde-as com pedras.

Bamboo2.gif

Conservando o bambu

Os canos de bambu podem durar até cinco anos, desde que não entrem em contato com térmitas (cupins) ou fungos. Você pode conservá-los por mais tempo, deixando as varas de molho numa solução feita com uma parte de ácido bórico, uma parte de bórax e 40 partes de água por uma hora. Passar água com pequenos níveis de cloro ocasionalmente pelos canos também ajuda a conservar sua vida útil.

Evite, sempre, contato direto com o solo, usando suportes. Pinte os suportes com óleo para motores velho ou alcatrão, para conservá-los bem. Se os canos não forem transportar água potável, pinte-os também.

Estas idéias permitem que se transporte água de um poço, bomba ou fonte de água até sua casa ou jardim por uma distância considerável.

Adaptado dos pacotes 22 e 43 de Red de Radio Rural de los Países en Desarrollo, 40 Dundas Street West, Box 12, Toronto, M5G 2C2, Canadá.

Canos com suportes

Bamboo3.gif

Conectando os canos

Há várias maneiras de se conectarem os bambus:

  • Simplesmente, empurre uma vara para dentro da extremidade de outra vara um pouquinho mais grossa.
  • Raspe e apare uma extremidade cuidadosamente, até que entre numa outra vara.
  • Use um pedaço curto de bambu mais grosso como embocadura e empurre os dois canos para dentro dela.
  • Use um pedaço de bambu fino e empurre os dois canos sobre ele (este método, porém, restringe o fluxo de água).
  • Enrole um pedaço de câmara de ar de pneu bem apertado ao redor da conexão e amarre-a com uma corda ou fio.
  • Faça uma atadura com faixas de aniagem velha e use piche ou alcatrão para torná-la à prova de água.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória